Após concluir a quarta vamos estudar num povoado ao lado da aldeia chamado Será da Boa Vista. Lá como em todo canto sofremos discriminação étnica racial da parte dos colegas de classe, chegamos até ser chamado de ladrões de terra, o que na verdade nós só tentamos retomar o que é nosso que na verdade eles tomaram. Mas superamos isso de cabeça erguida pois sabemos que o direito é realmente nosso, e devemos mostrar o contrario do que eles pessam.
Nosso quadro de professores da aldeia são altamente capacitados pois alguns até já terminaram a faculdade e estão preparadíssimos para ensinar, com amor e determinação.
Desejo muito que a nossa escola seja ampliada e haja mais professores capacitados para ensinar até a oitava série pelo menos, e depois da oitava houvesse uma faculdade especializada para índios.
A escola da aldeia tem como professores Tânia Maria, Luciete, Hildérica,Selma,Maria Helena e Suyane. Por enquanto temos poucos professores, mas temos um rendimento muito bom de alunos, quando mudam de escola muitos são até elogiados isso grassas a essas professoras que dão praticamente a vida por esses aluno que no futuro lhes dão orgulho.

Idyarony 15 anos xucuru-kariri
Aldeia mata da Cafurna
Ydyarony@hotmail.com