O primeiro índio que existiu

O primeiro índio que existiu foi quando Deus fez o mundo. Fez o mundo em seis dias e foi descansar embaixo de um pé de JUREMA. E São Pedro lhe diz: “Senhor como é que há tanta árvore de sombra, e nos descansando embaixo de um pé da arvore que só tem espinhos”. Deus diz: “Velho, quando nós sairmos daqui uma parte da JUREMA vai ficar sem espinhos, quando nós subirmos para o espaço vai ter um homem que vai precisar desta arvore para compreender e entender as minhas ciências, que eu vou dar pela raiz da JUREMA”.

Depois São Pedro reclamou e Deus falou para voltar lá. Lá tinha um homem pelo nome de LIU KA, ele só vivia nas ervas, nas matas, fazia o aposento dele nas árvores e tinha um cantorio muito bonito, por isso SÃO PEDRO passou três dias e voltou e disse a Deus: Aquele homem LIU KA está com um trabalho tão maravilhoso, fala no nome do Senhor, fala no nome da vossa Mãe.

Foi esse homem sozinho que gerou a Nação dos Índios e ficou sempre visitando as aldeias todas.

Velho Ka era um homem

Que morava no deserto

Ele amava as aldeias todas

O velho Ka, o meu Mestre

Eina eina eina o

Da JUREMA nós fazemos os cachimbos (guia ou quaki), faz o AJUKÁ (bebida sagrada), faz o OURICURI.

O primeiro segmento da aldeia TRUKÁ foi aberto com o segmento de LIU KA

Pedro Alberto Maciel, 1926.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. este texto é maravilhoso porque as pessoas pode saber da cutas dos indis mais de pertomuitas pessoas acha isso uma besterra mais eu acho muito enportante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here