AHIAV-ASSOC. HAHAHAE INDIGENA DE AGUA VERMELHA PostoIndígenaCaramuruCatarina Paraguaçu- 45890000 Pau Brasil Bahia.
CNPJ:08.147.000/0001-20

Á vida dos Pataxó Hã hã hãe é marcada por violência e assassinato de várias lideranças ao longo desse tempo pela constante luta de demarcação de terras do nosso território que abrange os três municípios de Itajú da colônia, Camacan e Pau Brasil, medindo 54,105 mil hectares. Mas a nossa história não é marcada só de sofrimento, temos também algumas glorias, no período de 24 anos de intensa luta pelos nossos direitos que são garantidos pela constituição de 1988, conseguimos recuperar boa parte de nosso território, assim dando mais vidas as matas e ao solo, pois os fazendeiros estavam acabando com tudo( os rios, matas, florestas, mananciais, aves e caças) que pertence a natureza.
Em 2002 houve um pequeno avanço em relação ao território Pataxó Hã hã hãe, retomamos a região de Água Vermelha, local de terras férteis e cacaueira. Mas a vida nesse lugar não é como muitas pessoas pensam, com a chegada da vassoura de bruxa, o cacau deixou de ser a principal atividade econômica da região. Portanto nós índios temos nos dedicar a outros meios de vida para a nossa sobrevivência, A CEPLAC não se importa com a situação, e nós não podemos fazer muita coisa, pois a praga parece ser imune aos nossos esforços. Mas estamos lutando para mudar esse quadro de vida, em virtude desses sofrimentos é no dia 30 de Setembro de 2006 criamos a ASSOCIAÇÃO HAHAHAE INDIGENA DE AGUA VERMELHA, doravante denominada(AHIAV), é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, sem vinculo políticos partidários e de duração indeterminada ; de caráter cultural e socioeconômico, de gestão comunitária, composta por numero ilimitado de associados, constituída pela união de moradores para fins lucrativos,com sede na região de Água Vermelha/ Posto Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu no municipio de Pau Brasil Ba, com a finalidade de:estudar, pesquisar, divulgar, defender, promover e buscar a sustentabilidade da cultura indígena em seus diversos aspectos; promover a proteção e a defesa do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável ; buscar defender e participar das políticas publicas referentes aos interesses indígenas ;estimular a parceria e a solidariedade junto a outras entidades em vista dos objetivos descritos neste artigo.

Atenciosamente:

Fábio Vieira dos Santos
Presidente

Reginaldo Ramos dos Santos
Secretario

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parabens GUERREIROS… tenho o prazer de conhecer voces e outros da associacao e tenho plena confiança que será um exelente mecanismo para buscar desenvolvimento com dignidade para todos os HAHAHAE! COntem comigo
    Sebas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here