A nossa nação pataxós foi os primeiros índios do Brasil a serem massacrados, pois desde 1500 quando Cabral invadiu o Brasil pelo porto seguro e por o litoral da Bahia onde era terra dos pataxós, com a invasão da terra os índios foram se aglomerando mais para o cento,após vários séculos de resistência, foi criado o SPI(serviço de proteção ao índio) que só serviu para enriquecer os tipos de invasores.
Em 1926 foi criado uma lei que dava direito aos pataxós de 50 léguas quadradas, situadas no sul da Bahia. Anos mais tarde foi reduzidas para 36 hectares, mesmo assim os massacres continuaram e nos índios continuamos resistindo. EM 1945 em diante a situação se complicou, pois o SPI se juntou com o grileiros e começaram a fazer uma expulsão de todos os índios que ainda resistiam, depois disto os índios foram assassinados e muitos foram expulsos. O governo juntou os grileiros e distribuiu títulos falsos, transformando os grileiros em falsos fazendeiros. Dai em diante a luta foi para a justiça e muitos tempo se passou e os índios vivendo exilados em estados, em outras aldeias, em outros estados morrendo de saudade de sua terra natal e morrendo de fome.

Michele pataxo hahahãe
Agente de cultura

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Michele:
    Parabens… E a primeira materia que eu leio de voce e achei muito bem explicada, muito clara e objetiva.

    Em leguas em quadro acho que ram primeiro 50 e depois passaram para 7.
    Em hectares eram 9.000.000 e passaram para 54.100
    Pesquise e se necesario corrija sua materia.
    Siga na luta!
    Sebas

  2. Oi, Michele
    É muito bom conhecer a história a partir dos personagens. Continue escrevendo, sua participação é importante!

    A Luta Continua…

  3. sou estudante de direito e estou tentando levantar a quantidade de crimes praticados contra os indigenas e os que defendiam as causas da soberania da terra. ainda fico chocada com o caso Galdino, e sinto-me muito triste, sei que falta muito, mas tentarei mudar um pouco esta historia.

  4. essas porras tem que ir pra puta que pariu,vcs falam isso pq n foi a terra de vcs que foi invadida,nunca vi índio preto de cabelo duro.

  5. preciso saber a respeito de índios que vivem atualmente no rio de janeiro, que lingua falam, nome do povo, quantos são e local onde vivem para uma pesquisa para 17/08/2007. se puderem ajudar agradeço.
    enviado por aline.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here