A saúde atualmente se encontra em um ponto critico e irregular, piora cada vez mais com a falta dos medicamentos, veículos e o atendimento inadequado. Na teoria ótima, mas na realidade não esta nada bem.
Membros do conselho local indígena kariri-xocó alegam que esses problemas da-se a ma organização e a ma distribuição de renda da prefeitura municipal de Porto Real do colegio, pois admitem eles não prestarem conta ao conselho. O conselho alega que o prefeito poderia ajudar mais a saúde dentro da comunidade indígena pois quando sai algum funcionário do quadro de saúde (médico,dentista,enfermeiro, etc.) fica difícil encontrar recursos humanos capacitados para trabalhar com índios. O governo federal continua mandando aquela verba e de acordo com o conselho eles deveriam empreender na saúde, pois foi por esta falta de empreendimento que o Pólo base foi fechado, pois fiscais da saúde interditou o prédio por não ter condições sanitárias de atendimento.
O conselho local indígena esta contando que a verba destinada seja repassada pela prefeitura para a Saúde Indígena, e que nos dê nossa autonomia para decidirmos o que deve ser feito com nosso DSEI- Alagoas (Distritos Sanitários Especiais Indígenas). O prefeito deveria ficar sabendo tudo o que estava acontecendo e assim ele ajudaria a nossa comunidade e quem sabe reverteria esta situação critica que estamos padecendo na saúde.

Cícero pires
Inocêncio pires filho
(membros do conselho local de saúde indígena )
Essa matéria foi feita por walison no dia 25/08/2006

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Esta triste situação se repete em todo país!
    É preciso gritar as autoridades, quanto mais denúncias, melhor…
    Parabéns pela matéria!

  2. o que estar acontecendo na saude é falta ação na tribo, que na pratica não funciona porque o sistema não funciona. se cada membro que compõe a saude exercese seu papel segundo a constituição tudo estaria otimo.
    Tarobá

  3. Katu ara meus parentes!!!

    é muito dificil falar da situação q nos encontramos hoje tanto na saude como na educação e etc…Mais é muito bom ver meus
    parentes voltar a escrever depois de algum tempo.Lembremos sempre o nosso site é uma ferramenta muito forte para estarmos reivindicando os nossos direitos em cima dessa justiça q deixa muito a desejar,qnd falamos de politicas publicas diferenciada para nós indigenais,mais com união e força,muita fé em nosso PAI TUPÃ chegaremos lá.

    Auére!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here