Gostaria que todas as comunidades pensassem o melhor para o seu povo e procurassem mostrar que nós unidos jamais seremos vencidos pos só nós indígenas sabemos o que queremos de melhor para o nosso povo.
Pois nós temos que pensar que um diretor de uma escola indígena representa uma função muito importante.
Significa ser alguém que cuida da escola tanto interna como externamente. Alguém que corresponde em nome da escola, que assina os documentos, que busca recursos junto a secretaria municipal ou estadual. Ser diretor de uma escola indígena é uma experiência nova de grande importância para nossa nação pois os não índios acham que nós não temos capacidade de administrar as nossas escolas mas sabemos que na nossa aldeia temos indígenas formados que poderão administrar as nossas escolas, defendendo o nosso direito, bem como: dos nossos alunos, e educadores, semelhante aos não-indio quando lutam pelos seus direitos.Que nós indígenas temos que pensar em nossa autonomia não deixando alguém tomar o seu espaço por que nos também somos capazes de administrar a nossa casa pois nós sabemos o que queremos, e por que a nossa escola esta sendo administrada por não-indios? Que não respeita o direito do próprio índio que está causando muitos problemas em nossa comunidade, excluindo alguns professores indígenas, por isto a nossa escola esta deixando a deseja para a nossa comunidade.Será que nós vamos sempre ser considerado como incapazes? Que não sabemos o que queremos de melhor para a nossa comunidade?
Desejo que os cursos de formação de professores indígenas tenham continuidade.
Para que possamos possibilitar a problematizacao de temas relacionados à pratica pedagógica dos professores à gestão escolar aos problemas locais e atuais, e as perspectivas de futuros.Só assim estaremos oportunizando a construção do currículo especifico e pavimentando o caminho da formação continuada condição indispensável para o aprimoramento e consolidação efetiva da educação escolar indígena diferenciada
de qualidade ensejada pelas comunidades indígena.

Maya Pataxo= Maria Jose Muniz de Andrade

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O verdadeiro sentido da Educação é a formação do ser humano para a vida e para o exercício da cidadania. Conceito antigo, mais do que debatido e avaliado entre educadores. O que é ser um cidadão…o q é respeitar a vida??? Os exemplos que temos entre os povos não índios, em sua maioria, são baseados em discursos vazios, ou seja, a escola já é estruturada em um alicerce de exclusão. Ela exclui antes mesmo de iniciar o q entendemos como processo educativo. Ao contrário disso, os povos indígenas trazem em sua história o valor às raízes e o respeito a sua cultura. Não exclui!!! Respeita as diferenças e faz delas ensinamentos para a vida!!!
    A Educação Indígena, diferenciada, pode e deve ser , dirigida, supervisionada, coordenada e ORQUESTRADA, por índios, sem esquecer de que não estamos a sós nesse Planeta e que precisamos interagir com outras culturas! Sem domínio cultural e com a certeza de construir um mundo melhor, temos nos povos indígenas um exemplo humano de luta, resistência, perceverança e fé!!!!
    Maria Maya, suas palavras me dão mais certeza de que a luta vale a pena!
    Um grande abraço!

  2. Parabens MAYA pela sua colaboracao.
    EDUCACAO é tudo. Ela é a chave para um mundo melhor, ela é o caminho, o meio… A EDUCACAO INDIGENA PRECISA SER ASSUMIDA E EXECUTADA com COSNCIENCIA.
    É muito importante ver que hoje quase todos os espaços da educacao dentro das comunidades sao ocupados por indios… Saber que existem indios capazes para desempenhar todas as tarefas… Ainda existem mecanismos, sistemas, desvios, problemas que tem que ser enfrentados, superados, transformados para que cada vez os indios assumam mais sua EDUCACAO.
    Alem disso, conquistar lugar na EDUCACAO de todos os BRASILEIROS e de todos os humanos do planeta…porque os INDIOS “VERDADEIROS” tem a capacidade de EDUCAR os HUMANOS a reconhecerse como parte viva e co-responsavel de tudo o que é neste PLANETA.
    Siga em frente!

    Sebastian

  3. esta muito bom porque falar do escola e da educar todos nosso indio devemos espaço para cada um e orgulho para cada um pois luti pelo seu obijetivo.

    de mara tupinambá beijo para vc.

  4. Para quem não conheçe essa mulher ela é uma grande guerreira sempre luto e vai continuar a lutar pelo o seu povo ela foi a unica professora da aldeia indigena caramuru catarina paraguasu,ela junto com o seu irmão nailton lutou para que construisse uma escola na aldeia foi com muita luta mais eles conseguirão .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here