O desenvolvimento da educação na reservas indígenas teve uma evolução muito ampla nos últimos anos, depois que o governo lula assumiu o posto de presidente as portas se abriram para índios e brancos, nas escolas e universidade públicas, mais mesmo assim o desrespeito e o preconceito ainda continuam para com os índios e negros.
Na comunidade pataxó hãhãhãe temos um dos melhores colégios da região, mais apesar disso sofremos com a ignorância de certos pais que insiste em deixar seus filhos estudarem na cidade junto com os brancos, como disse antes, sofrendo com o preconceito e o desrespeito que eles têm por nós índios. Mas também vemos jovens da comunidade que insistem em estudar junto com os brancos, tem uns que dizem, ( Eu vou estudar em Pau-Brasil porque lá é melhor,tem garotos – as mais bonitos que aqui).
Mais eu digo a todos os parentes daqui e de outras aldeias,não vamos nos iludir pelos prazeres que eles nos oferecem,porque quando viramos as costas eles nos desmoralizam,só querem nos usar,seja homem ou mulher.
Quero dizer aos jovens parentes, não vamos deixar nossa cultura se perder nas ilusões que os brancos nos proporcionam ok.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here