Quem descobriu o Brasil?

5 69


A historia nos conta que em 1.500 Pedro Álvares cabrau descobriu o Brasil, dizem que ele estava em rumo à índia mais no meio do caminho o navil que ele comandava tomou um rumo diferente e então ele veio parar em solo brasileiro. Mais até hoje a verdadeira identidade brasileira não foi colocada nos livros, nos filmes e nem nas histórias em quadrinhos. Porque quando ele chegou aqui em nossas terras, nós que ficamos esquecidos em boa parte dessa história já estávamos aqui,com um ar de grandeza eles nos humilharam,exploraram da inocência de nossas índias, fizeram-nos de escravos e em fim sofremos tudo isso e resistimos a esse massacre e estamos aí em pé até hoje com uma grande esperança de que em um futuro bem próximo, possamos contar essa história de uma outra maneira, como verdadeiramente ela aconteceu não como os filmes, os livros e as histórias em quadrinhos nos contam.
Somos Iguais!
Porque tanta zoada?
Porque tanta discriminação?
Se o índio foi o primeiro a construir essa nação.
Se o índio é massacrado, é falta de formação!
Porque foi ele o primeiro a ocupar este terrão.
Aquela de “descobrimento”,
Foi pra criar confusão, mediante ao sofrimento,
Causando exterminação.
Ser índio
É ter no sangue, o amor à sua raça.
E não esconder a sua própria identidade.
É ter um pedaço de terra, e pertencer a uma massa.
É não padecer na desgraça que os brancos nos impuseram.
É então sobreviver.
É devolver ao seu povo, a paz e a justiça, em meio a tantas ameaças.
Ser índio é:
Preservar a natureza, sem explorar a mãe-terra.
É tentar conservar o restante de beleza que um dia nos fez sonhar.

Texto=David pataxó 18/07/2006

Artigos similares

5 comentários

  1. muito legal o texto acima, não sabia que ja estavamos aqui quando pedro alvares cabral descobriu o brasil.e fez nos de escravos noS humilhando.PARABENS POR ESSA NOTICIA LEGAL E INTERESSANTE QUE VOU LEVRA A ESCOLA PARA MEU TEATRO.BRUNA.

  2. hoje eu tenho outra visao quando nós falamos da descoberta do Brasil se fosse pra ter estes sofrimentos não valia a pena,somos brasileiros fazemos a nossa própria históra talvez nós teriamos descoberto o que agente somos hoje.

Partilhe um comentário