Jaguriça (significa peixe com cobertura de tigre):

Jaguriça (significa peixe com cobertura de tigre):

“Eu sou da tribo PANKARARÚ. Hoje a gente não vive como nossos ancestrais viviam, nômades, hoje temos moradias fixas, vivemos em 16 malocas, cada uma tem um conselheiro, que representa sua comunidade, que se reúnem com o cacique para decidir as coisas da tribo. Somos 8.000 índios e moramos em casas de tijolos ou de taipa. Hoje já temos tecnologia, telefone… mas a adaptação e muito difícil.

Hoje nós não usamos armas para caçar, porque na reserva já não tem muitos animais. Só matamos para comer.

Não usamos armas para nos defender dos invasores, nós vamos pela conversa.

Com nossos rituais nos mantemos seguros e resistentes, é através deles que mantemos viva nossa cultura.

Nossa religião é a própria Natureza. Nós temos uma ligação muito forte com a Natureza, temos ligação com os espíritos dos animais e das plantas. Nós acreditamos na circulação de energia, cantando circula energia entre a gente e as plantas e também com os animais. Temos pajés e curandeiros que buscam ervas para curar as doenças, mas hoje nós usamos além das plantas os remédios da farmácia.

Hoje nós estamos trabalhando o resgate de nossa língua, temos professores indígenas que dão aulas de nossa língua para nossas crianças.

Lá na reserva fizeram a barragem de Itaparica que acabou estragando a nossa terra. Nós não somos ambiciosos, nem orgulhosos, nós sempre tentamos perdoar. A terra é nossa maior necessidade, nós os filhos da terra hoje nem terra temos.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here