A cerimônia de colação de grau do curso de Licenciatura Intercultural, do Núcleo Insikiran de Formação Superior Indígena, foi marcada pela emoção. Familiares, amigos e professores reuniram-se na Comunidade de Canauanim, município do Cantá, para celebrar a conquista do diploma pelos 38 professores que fizeram parte da primeira turma de alunos do curso. Os alunos da licenciatura pertencem aos povos indígenas Macuxi, Wapichana, Taurepang, Wai Wai, Ingaricó e Ye’kuana. E foi nessas línguas maternas que os alunos prestaram o juramento no momento da colação. O reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professor Roberto Ramos, destacou a emoção desse momento histórico para os povos indígenas e ressaltou a vitória da comunidade universitária, dos estudantes, professores, técnicos administrativos e todos aqueles que abraçaram a causa de defender a educação superior indígena.

Fonte: site da UFRR – Universidade Federal de Roraima
http://www.ufrr.br/noticias/coordenadoria-de-imprensa/ufrr-forma-primeira-turma-de-professores-indigenas-no-nucleo-insikiran

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Oi parente tb acho uma grande vitoria do nosso povo! Nós aqui tambem estamos na luta.
    Sei o quanto é importante a formação intercultura dos professores indigena, assegurando as tradiçoes e inovado os conhecimentos dos outros povos. Porem, me pergunto se é tradição pq não receber o diplima com as vestis das grande conquistas do nosso povo indigena! Parabens ! parabens!!! e continue na luta!!!!!!!!!!!!

  2. Concordo!

    Muito bom é estudar…. Muito bom ter feito o juramento na lingua….

    mas poderia mesmo ter sido feito cada um nos trajes de seus costumes!!!!

  3. Pessoal, boa noite!
    Estou feliz por ler essa notícia. Sou da Universidade Federal de Goiás. Aqui tbm tem uma turma de Licenciatura Intercultural, eu, como estudante da UFG, tive o previlégio de ser monitora dessa curso.
    Conheci muita gente legal. Vc sabem quantas turmas indigena ja se formaram no Brasil?
    Tbm nao conhecia esse site.
    Abraços a todos.
    Val

  4. Muito bom pra voces estudarem, assim voces terão mais condiçoes de se defenderem, serem mais respeitados e prepararem o futuro das crianças. Parabéns à todos.
    Cleli

  5. Parabéns! aos parentes e a universidade federal de Roraima.Não parem por aí, não. continuem!
    É importante que mais universidades apoiem os cursos de linceciaturas indígenas no Brasil, dessa forma apoiando a causa indígena.

  6. Primeiramente agradecemos à Deus pelas nossas vidas…
    E quero Parabenizar à todos os formados do Curso de Licenciatura Intercultural, pois é uma Conquista muito importante pra vc´s e pra comunidade índigena em geral.. E Vamos seguir em frente, continuar na luta na Busca da Autonomia e na Auto-Determinação do nosso povo índigena…
    Sucesso pra todos..
    FIK COM DEUSS…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here