Projeto Renascer

O Renascer é um instituto criado por indígenas da Etnia Pankararu (Brejos dos Padres) localizado entre os municípios de Tacaratu, Jatobá e Petrolandia Estado de Pernambuco, foi fundado em 04 de março de 2000 o Instituto quer assegurar o futuro dos jovens Pankararus, já que vivem em comunidade carente sem nenhumas oportunidades ou qual quer visão para o futuro.
Ou seja, buscamos ajudar os jovens a descobrir dentro de se o desejo de vencer na vida, lutando por seus direitos e assegurando o mesmo. Não só os jovens são vistos pelo o Renascer e se toda comunidades fazem parte de nossos objetivos.
O Renascer tentar abrangir toda a comunidade, com o sonho de crescemos juntos, pois o nosso lema é: A organização existe quando há pessoas que se comunicam e estão dispostos a contribuir com o espírito de equipe a fim de alcançarem um mesmo objetivo.

OBJETIVOS

• Auxiliar os jovens no mercado do trabalho;
• Capacitar-los á uma determinada profissão;
• Conscientizá-los em relação às drogas e DSTS;
• Incentivá-los á praticar esportes;
• Integrar jovens e adultos;
• Buscar informações para seu dia-dia;
• Fortalecer cada vez, mas nossas culturas;
• Catequizar crianças e jovens indígenas;
• Cuidar de nosso solo;

Ou seja, o Renascer quer alcançar os objetivos humanos através de atividades como: Esportivas, Intelectuais, Culturais e Econômicas. E para cada necessidade foram criadas os seguintes grupos:

*Socar – (significar somos capazes de Renascer)
Visa orientar e ajudar a descobrir uma profissão capacitando o mesmo no ramo de trabalho, com oficinas de artesanatos, pinturas, Corte e costura Computação, Teatro e etc.

*Renascer Saúde;
Leva o conhecimento aos jovens sobre Dsts, drogas e prevenções organizando palestras e orientações para homens e mulheres jovens ou não.

*Renascer Natureza;
E um grupo que leva o conhecimento de como os agricultores Pankararus deve cuidar da suas terras sem destruir os seus solos e ajudar as comunidades a cuidar de suas fontes naturais para que os filhos dos seus filhos venham conhecê-las futuramente, ou seja, cuidar do meio Ambiente que é presiço para se viver melhor.

• Criança Renascer;
São crianças que desde cedo aprendem brigando a conhecer nossa cultura e direitos, com pequenas oficinas de teatros, passatempos interativos, Escolinhas de futebol e vários outros Esportes.

* CCR (Conhecendo a Cristo Renascer)
São catequistas que tem como objetivo catequizar crianças e jovens, unir povos sem exclusão de religiões.

*ASIR (Amanhã seremos idosos Renascer)
E um trabalho de humanização, é um meio de integrarem jovens e idosos, com áreas de lazer para fortalecer-lo fisicamente e mentalmente, melhorando sua saúde e espírito.

*Bazar Renascer;
E uma forma dos jovens venderem sua arte, ou seja, todo o material cedido pelo o grupo Socar.

*Pank – Fest;
E um grupo que organizam festas e eventos para arrecadar fundos para manter o Instituto Renascer sonhando com tudo isso.
* JR (Jornal Renascer)
E o nosso meio de informação, onde manteremos a comunidade informada sobre tudo é o meio nosso divulgação e esclarecimentos.

O instituto foi fundado em 2000, mas por causa recurso financeiras não pode dar continuidade, mas agora estamos lutando para se quimos enfrente com esse projeto e realizar nossos sonhos.

ORGANIZAÇÃO

Presidentes (Tânia Maria da Silva)
Vice Presidente ( Marcela Maria da Silva)
Coordenador geral do projeto ( Raulive L. dos Santos)
Vice Coordenador ( Alexandre L. dos Santos)

Contatos

www.flogao.com.br/jovensrenascer
lianpankararu@yahoo.com.br
raulive@hotmail.com
negopank@yahoo.com.br

Relator: Raulive L. Dos Santos.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. O q é catequizar?

    Juliane!!!!

    Catequizar é instruir nos principios de uma religião, atrair para doutrinas cristã,e doutrinar sobre questões sociais, ou seja fazer com que os jovens Pankararus façam a primeira Cumunhão a Crisma……

    Raulive

  2. Parabéns pelo projeto e que este se desenvolva sempre e siga adiante!
    Realmente nosso povo precisa de estratégias de divulgação de idéias e a conscientização, orientação e a busca de um lugar na sociedade para os mais jovens.
    É preocupante um número tão significativo de pessoas, em situação de risco social e carente de informação sobre os inúmeros problemas que podem afetar sua qualidade de vida, atual e futura, como é o caso do álcool e demais drogas em geral, DSTs.
    Torço para que o empenho de voces além de sempre alcançar resultados positivos para o nosso povo, estimule sempre mais pessoas a lutar por um lugar e uma vida mellhor para todos.
    Abraço e sucesso!

  3. parabéns ta muito lrgal esse novo projeto.
    ki vcs tenhan corage para continuar esse projeto pq ta muito bonito.PARABÉNS!
    ABRAÇOS

    EM nome de todos eu te agradeço Eduarda
    obrigado!!!

    Raulive

  4. olá parentes

    parabéns pelo projeto.

    eu adorei muito ter lido essa materia ,
    que deus pai tupã continui encentivando a vcs a colocar esse projeto mais pra frente!

    um abraço de sua parente
    yema kiriri

  5. O Projeto Renascer é um importante instrumento de divulgação da cultura Pankararu, mas mais que isso é o resultado do empenho de jovens que sonham em ter um futuro melhor para si e para todo seu povo. Vocês são um exemplo de que através da união e do trabalho não há caminho que não possa ser trilhado, espaço que não possa ser conquistado. Parabéns por mais essa iniciativa.

  6. Em primeiro lugar gostaria de dar os parabéns, aos idealizadores do projeto e também a todos os jovens Pankararu, pelo projeto !!!
    Espero que essa iniciativa contamine todos os jovens, para que se busque melhorias na qualidade de vida de toda população Pankararu ,visto o alto risco social que se encontram(infelizmente), a maioria dos jovens não só ai mas em todo o país .
    Nada se constrói sem organização,disciplina,informação, que juntas a os alicerces primordiais, saúde e educação, é que toda e qualquer sociedade representada pela figura individual de cada um conseguirá prosperar.Eu como jovem Pankararu visto a camisa do Projeto Renascer. ABRAÇOS A TODOS E BOA SORTE !!!

  7. Olá membros do projeto jovens Renascer Pankararú
    Parabéns por vocêis ter tido essa brilhante ideia,e iniciado esse projeto com os jovens.
    É Lindo quando pensamos na nossa juventude,isso quer dizer que o futuro deles vai ser brilhante.
    Eu tenho certeza que com esse projeto nossos indios,vão ter um futuro melhor.

  8. Mais uma vez mostrando que somos jovens que acreditam na força da cultura e no desejo de preservar nossos verdadeiros valores.

    agradecemos a quem aredita na nossa luta e em quem deixa em nossos corações o desejo de sempre agradecer!

  9. Olá Tânia!!!

    Continuo aguardando que vocês marquem o dia para sistematizarmos nosso Estatuto, e numa semana de atividades, construirmos as propostas de nosso Grande proje Renascer. estou com voc~es na luta, e vamos aproveitar esse ano em que muitos “bem intencionados” políticos de dentro e de fora vão querer nossos votos e vamos pedir-lhes os recursos para os registros de nosso Estatuto, para a elaboração técnica de nossos projetos e o encaminhamento destes para as fontes financiadoras. de mãos dadas somos fortes…

    Que Deus o Pai Tupan nos Ilumine com sua Luz!!!!
    Queria que os comentadores deste site podessem manter contatos conosco da UNITINS-Petrolândia, a fim de pensarmos em como capiturar recursos para mais Pankararus poderem fazer sua faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social e Pedagogia sem ter de deixar sua terra e seu povo!!! cesita.interativo@hotmail.com.

  10. Olá, sou Ta´ps Montezano e desejo-lhes muita paz e harmonia no coração de cada um de vocês…….

    Com muito
    amor e
    carinho, Tatá…………………

    ————————–

  11. Parabéns a todos pela iniciativa do projeto, muito bem idealizado,espero que a cada dia fortaleça esse compromisso
    com a nossa aldeia.
    E espero muito em breve houvir falar no projeto nos quatro canto do mundo.

    abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here