As eleições estão ai, amanhã (04/10/2008) temos que fazer a Democracia acontecer para isso temos que analisar bem os candidatos com as propostas melhores que nos atenda para mais tarde cobrarmos.
Você sabia que as eleições são realizadas no país a nível nacional desde o Século XVI?
Pois é, sendo o corpo eleitoral alargado com o passar da evolução histórica. Os homens adultos, acima de 21 anos, independente de renda, somente com a Republica; as mulheres, somente em 1932; os analfabetos, e maiores de 16 anos, somente a partir da Constituição de 1988.
O voto também é secreto desde 1932, com a edição do Código Eleitoral, que vem sendo periodicamente revisado, e regulamenta todo o procedimento, desde o alistamento dos eleitores, até a contagem dos votos, a fiscalização e participação dos partidos, a propaganda e os crimes eleitorais. Da mesma data é a criação da Justiça Eleitoral, cujo órgão máximo é o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que organiza, dirige e coordena as eleições. O atual é a lei nº 4.737/65, além da chamada Lei das Eleições nº 9.504/97.
O Brasil já teve eleições indiretas, no Império; na República, algumas eleições presidenciais e estaduais foram indiretas, com o Congresso servindo de Colégio Eleitoral (1891, 1933, 1964, 1966), ou mesmo um Colégio Eleitoral formado a partir do Congresso, no restante do período militar, até a eleição de Tancredo Neves, em 1985. De 1966 até 1982, as eleições para governador também foram indiretas.
As estâncias hidrominerais, municípios em área de segurança nacional e capitais dos Estados voltaram a ter eleições diretas a partir de 1985, com regularidade até hoje, de 4 em 4 anos, desde 1988.
A partir de 1950 se utiliza uma cédula única, para marcar ou escrever o nome ou número dos candidatos, depositadas em urnas manuais. Desde 1996, vem sendo implantado o voto eletrônico. Este, nas eleições de 2008 é universalmente utilizado em todo o país. Este vem sendo objeto de louvores por parte de muitos, mas vem enfrentando resistências e críticas por parte de alguns.
As eleições federais (presidente, senadores e deputados federais) atualmente coincidem com as eleições estaduais (governadores e deputados estaduais). As eleições municipais são sempre realizadas dois anos após as eleições federais, para a escolha dos prefeitos e vereadores.
Mais como temos que exercer o nosso ato de cidadania temos que ir as Urnas votar em pessoas que diz nos representar, mais quando está lá dentro de seus berços esplendido de ouro, acabam sempre esquecendo de suas promessas e compromissos que tem a cumprir com aqueles que acreditaram em si.

Esperamos que esse Brasão seja honrado, já que nem a Bandeira eles (Não-indígenas) e nem amam esse país, porque se amassem eles não o destruiam como estão destruindo com os dematamentos, poluição e etc, a verdade é que eles não honram esse país, pois nós indígenas sempre amamos esses país chamado Pindorama e estamos até hoje lutando por esse país, pois ele nos pertence. Já derramaram nosso sangue nessas terras e por ela vamos continuar a nossa retomada
Entra ano sai ano e nossa situação não muda, até parece que as dificuldades aumentam cada vez mais, é sempre assim. Nem por isso vamos deixar de votar e de acreditar que um dia a Democracia vai vencer, para isso temos que fazer com que ela aconteça e para isso acontecer temos que votar nas pessoas certas, temos claro que não se tem o político certo até hoje, mais sabemos também que tem aqueles que tem uma intenção maior em nos ajudar, então vamos analisar bem os candidatos, ver quais deles tem a proposta melhor para atender o nosso povo indígena, embora ele tenha que atender a todos independente de cor, raça, sexo, credo ou etnia, mais no momento está em jogo o nosso voto de cada um de nós, então vamos votar com consciência e já mais deixar de cobrar o nosso voto que demos para o tal candidato.

Edcarlos (Carlinhos) – Pankararu
edpankararu@yahoo.com.br