A principal motivação dos jovens e adultos que procuram-se desenvolver aos estudos.Esse projeto serve mais para ensinar os idosos, entretanto muitos já viveram essa experiência referem-se a outras conquistas a ela relacionadas que são igualmente importante:avaliam que ganharam autoconfiança que passaram a entender melhor as coisas, e que não tem vergonha de falar.São exatamente essas outras conquistas que dão sentido a aprendizagem, e é por isso que nós povos indígenas estamos envolvidos entre essa experiência para aprender, e ensinar aos que precisa, e garantir a todos um futuro melhor ao estudo e fortalecer cada vez mais nossa cultura indígena.

LUCAS PATAXÓ

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal Lucas, a alfabetização é importante e o direito de todos, pois uma pessoa que tem saberes se torna dificil de se enganar.

  2. Caro Lucas mi descupa meu amigo, ou vc está fazendo vista grossa, ou não mora em caramurú, eu conheço todos os problemas do colégio, quando a professora Gidinai fazia as falcatroas dela junto com o Gerson pataxó (vereador) este colégio foi usado sempre por Gerson e suas cambadas para gerar enpregos,para as pessoas que são manipolados por eles, Quem está na coordenação é o Sr. Erlon e D. Margarida, que fazem o que Gerson quer, algumas pessoas que entraram sem a permição do Gerson é porque sabiam de mais e eles fizeram a lei do cilencio, tapado a boca com empregos, digo mais vocês indios não tem que serem omissos com as coisas erradas.
    -Como ficou a briga de Margarida(diretora) com a Celia (professora),? isso vocês não diz, tem que colocar a boca no trobone, estas pessoas não estão preparads para trabalhar com vocês pricipalmente, na aréa de educação tem muitosa indios estudando na cidade, por que o colégio está uma zona, é cordenador beijando na boca de diretora e diretora ciumando de professora, ai eu pergunto que exemplo para os alunos… Não existe uma fiscalização digna por parte dos orgam competetes, resumindo vai acabar os pais que não querem ver seus filhos na putaria e trazendo todos para cidade, d. Margarida a senho se cuida não vai tomar decisões pricipitadas para não sofrer as consequecias e outra não fique perseguimdo os fucionários que não faz parte do grupo do Gerson, só para agradar o (vereador). Mostra que vc é competente não fica fezendo este tipo de coisa, não vou nem citar porque faz vergonha, este chat participa criança tambem, olha o exemplodo seu ex:marido quando foi administrador, o que os seus filhospodem dizer mais tarde dos pais… é muita vergonha estoude olho se voc~e não mudar eu vou falar o resto que sei. E vou repetir pare de peseguição, seja digna, nãso vai na onda do gerson , porque a batata dele está assndo com poco fogo, quando a JUIZA de Pau-Brasil resolver revisar os precessos do Gerson vocês vão ver: sai dessa mulher vai trabalhar com dignidade, não decepciona o seu povo… e pare de brigar na frete das crianças é feio ou vc não aprendei isso quando se formou em magistério? esta é minha sujestão quem não gostou porque é da mesma laia….um grande abraço

  3. Resposta ao visitante que se identificou como pataxó hãhãhãe

    Sou Lucas pataxó hãhãhãe resido na comunidade indígena caramuru Catarina Paraguaçu, onde nasci e nunca sair da minha terra tenho 16 anos; e sempre estudei e estudo no colégio indígena caramuru.
    Por este motivo sinto-me a vontade para falar sobre minha casa e observei que um dos parentes utilizou o espaço do Chat de má fé.Então sentir a obrigação de responder e falar para o mundo e para os demais parentes que essa pessoa esta equivocada com as acusações que afirma, meu cara visitante parente se é que posso chama-lo de parente.Observei que você usou o nosso espaço do Chat indiosonline fazendo acusações absurdas expondo parentes que contribui com a nossa educação e digo, sou índio moro sim dentro da Aldeia e não tenho necessidade alguma de fazer vista grossa como você afirma, conheço e respeito todas essas pessoas que você esta fazendo acusações absurdas volto novamente afirmar você esta equivocado com as suas acusações sinto vergonha de saber que você faz parte da nossa etnia e ainda mais fica se escondendo atrás de um Chat para difamar parentes que eu sei que tem compromisso e responsabilidade e da o sangue por essa comunidade. Dona Margarida que é assim que você se refere quando fala dela. Saiba que ela é uma mulher guerreira, amiga e muita compromissada com a educação indígena; e sem falar que ela jamais seria capaz de se expor dessa forma. E se você parente visitante não sabe foi a comunidade que a escolheu para administrar nosso colegio e eu confio na minha comunidade porque desde quando a comunidade escolhe um membro nosso para representar a todos, é porque a comunidade sabe que essa pessoa tem compromisso e responsabilidade. E o senhor Erlon,é assim que você se refere a ele, é um professor que eu admiro e respeito, sei que você o faz acusações leviana, portanto digo que ele não seria capaz de se comprometer tanto assim.Enquanto o senhor vereador é um grande líder político e guerreiro que da o sangue por nossa comunidade e tenho grande admiração e respeito pela sua pessoa, sei que ele seria incapaz de fazer tamanho absurdos.Mesmo porque é uma pessoa muito respeitada na comunidade.
    Gildinai, é não índia mas também é uma pessoa muito compromissada com a educação indígena, digo, mesmo ela não estando trabalhando aqui nessa comunidade é uma pessoa que muito contribui com a nossa educação e que eu tenho muito respeito e carinho por ela.
    O administrador e ex marido da nossa diretora Margarida é um grande guerreiro e líder político da nossa comunidade, digo isso por que sei que ele contribui muito com as nossas conquistas, e sem contar que é um grande educador e que também admiro muito.
    Sabe visitante, gostaria muito que você tivesse um mínimo de dignidade (que todos esses parentes juntos tem).A pode apostar que eu vou descobrir quem é você e vou ter o prazer de falar para toda a comunidade que você não é digno(a) de morar na nossa comunidade pois pessoa igual a você não merece o povo que tem, e tem mais quem é você para falar que o nosso colegio esta uma zona, pois uma zona deve estar essa sua cabeça contaminada com coisas ruim.
    Sabe tem um ditado que os anciãos da Aldeia fala que cabeça vazia é oficina do diabo, e é assim que esta a sua. Quer um conselho de amigo vai procurar alguma coisa para fazer e deixe a vida dos parentes.ok e se você não gostou identifique-se como eu me identifiquei seja homem ou mulher.

  4. CAro amigo Lucas, sei o quanto vc tem que aprebder e epassar paa a nossa comunidade, sem tambem o valo de vc zelar pelo seu espaço escolar indígena e sei o quanto vc respeta quem te fez o que vc é hoje, to grato em saber a força que vc tem de expor uma materia vedadeia, que é falando da educação do nossa aldeia, parabens, continui assim, estarei te apoiando no que for preciso e estarei sempre disponivel para ajuda-lo.

    E vc parente quem é vc ? será que podemos chama-los de parentes? será que vc não tem a conciência de que todos que trabalham neste colégio só estar fazendo o bem da cominidade, pois eu falo consiente, por que tambem sou Funcionario deste colégio, e não vejo nem uma zona aqui, gostaia de saber o por que destas acusações, pois se vc tem um problema pessoal com alguem, o que vc deveria faze é chegar pra ela ou ele e descarregar suas raivas, que eu nem sei o que é, MAs vejo em vc uma pessoa dismerecedora da sua propria comunidade, pois vc não nem coragem de falar em uma reunião comunitária ou em uma reunião com funcionários, vejo que vc é uma pessoa que estar realmente com a mente vazia, que não tem o que fazer e fica querendo projudicar o nosso colégio, a nossa comunidade, vc não estar tendo coragem nem de se identificar, por que isso ? qual o seu problema ? veja o que vc estar fazendo em, isso que vc fala são acusações gravissimas e saiba que vc tem que provar o que vc fala, acho que vc deveria ter mais cuidados na hora de falar, principalmente quando o mundo inteiro possa saber das suas acusãoes falças. Quero que saiba que não sou subordinado a ninguem aqui, trabalho por amor a minha comunidade, o que vc não tem, vc não consegue da valor o que vc tem, não consegue da valor as pessoas que lutam pelo objetivo da comunidade, por uma sociedade digna. Essas pessoas que vc referem, são pessoas que lutam, por que tem consiência de seus trabalhos, e tenho certeza que elas tambem não são subordinados a ninguem. Vc não tem moral de fala dessas pessoas ta, acho que vc deve ter inveja das mesmas, quero que saiba que tambem estarei fazendo o possivel para descobrir quem é vc, ja que vc não tem coagem de se identificar, comedo de sofrer as consequencias, e saiba tambem que vamos levar isso para a reunião da comunidade e eles sabeão o que faze com vc.
    estarei te esperando um dia na reunião da comunidade, ai esclarecemos as coisas melhor até mais.

  5. Meu amigo se eu fosse você ficaria queto, por que estou disposto a falar tudo que sei pricipalmente da sua mãe que trabalha no colegio, o caso dela é mais grave,no caso de desvio de merenda escolar para suas residencia, ou vc pensa que samos cego…
    Digo mais você já começou mentindo, você não nasceu em caramurù, lembro quando chegou, ainda pequeno acompanhado por sua vó que já não mora mais em caramurú devido as falcatroas dos representantes que seu povo apoiam. Quem és tu prá defender esta cambada que está aprontando no colégio, você não tem ideias do que o Sr. GERSON PATAXÒI é capaz, [sendo que o mesmo respode por varios processo na justiça] quem é você para defender O AGNALDO PATAXÒ. sendo que levamos um prejuizo de quase Um MIlLHÃO da Funai que o mesmo roubou, fico mim perguntando o que voê está ganhado em troca deste elogios, comedo da mamãe perder o empregosinho, comedo de falter a merendinha de casa… fica triste não meu querido isso não vai aontecer agora, mais pode confiar assim que estes que se diz, caciques e lideranças tomarem vergonhas nas suas caras-de-pidões, tudo isso vai acabar, e seu GERSON PATAXÒ, as desgraças que ele já fez não vai ficar impinem, a justiça de DEUS, é grande, agora fica este vereadozinho de merda enchendo a aldeia de brancos para adiquirir voltos, cadê as autoridades? para dar um basta, cadê os verdadeioros indios? cadê os caciques?
    Vocês deram sorte por que taparam as bocas dos indios, que falavam a verdade…E quero deichar bem esclarecido que tenho medo de mim indetificar, lembro as corvardias e as traições comentida pela a cambada do GERSON, pessoa torturadas, pessoas baleadas e esquema para matar o própio parente omo o cacique NAILTON, já foi vitima das embosadas do GERSON. ai LUCAS isso você não diz né…vocé é inteligente pela sua idade mais está mentido e coibido erro… quem apoia pessoas erradas está se qualificando aos mesmos… Agora se ousa e vem revidar novamente para você ver se tenho a cabeça vazia há há há há há há…….
    Depois eu mim indetifico e moro perto dos movimentos de vocês, jé estou até sabendo do rolo da DOTORA com a filha de ROQUE, deicha eu queto se não eu vou falar demais.um abraço meus amigos.vpcê eu te conheço vá quidar dos seus estudos para ser gente não siga os exemplos desta cambadas que estão esculhambando com a luta dos pataxó hã- hã-hãe

    se falar mais uma vez eu felo mais, quero ver sua coragem agora, por que só não tem desvio de merendas não tem algo mais e você sabe disso, e alertando uma coisa você é de menor se não iria ouvir mais…

  6. mais uma resposta ao visitante que se identifico como pataxó

    Realmente eu não nasci aqui mas por ter chegado (aqui)com seis meses de idade eu sinto mim a vontade de dizer que nasci aqui sim pois essa é a minha terra e esse é o meu povo. E você fica sabendo que em nenhum momento mim intimidei com suas ameaças, e digo mais, eu tenho coragem sim pois a minha mãe é uma mulher guerreira e trabalha muito e não tem nem uma necessidade de esta desviando merenda do colégio não. Eu sou um Pataxó hãhãhãe da etnia kariri sapuia por isso eu defendo esse povo que você esta expondo e difamando com sua covardia, imoralidade você é uma pessoa que não tem um pingo de dignidade eu sinto pena não de você e sim de sua mãe porque uma mulher que se deu o trabalho de carregar uma criatura com você durante 9nove meses e depois em troca recebe uma pessoa fria, cheia de inveja, rancor, magoa, e ódio no coração. Sinto muita pena e vergonha em saber que na minha comunidade tem uma pessoa tem uma mãe que pariu uma criatura assim.sabe visitante pataxó hãhãhãe é assim que você se identifica e preserva seu povo não falaria o que você esta falando e, se você for realmente pataxó hãhãhãe, só espero que , não seja da etnia kariri sapuia. Porque assim eu sentiria mais vergonha e tem mais eu Lucas por ser um menino muito inteligente, como você citou não saia por ai fazendo um pré-jugamento das pessoas sem ter provas. E se um dia eu tiver que colocar a minha boca no “trombone ” eu colocaria com dignidade, não como você que tem medo de tudo e de todos. Há só para lembrar a você eu já estou estudando, e você?Porque amigo(a) aqui para nós você precisa estudar, o que tem de erro de português. Portanto já ficou provado que eu tenho coragem sim, só resta lembrar você que na constituição federal tem um artigo 5º inciso 4º dizendo mais ou menos assim, que a liberdade de expressão é garantida, mas a comissão é severa para o anonimato.
    E fique você sabendo que se tem uma pessoa aqui esculhambando com o nosso povo e a nossa luta é você. Eu já lhe falei vai procurar o que fazer e deixe a vida do povo em paz.
    Eu lhe digo mais, eu e muitos outros, agentes já entramos em contato com a central, e passamos E-mail para o senhor Sebastian, e estamos aguardando respostas, e em breve nos todos saberemos quem é você,ou você acha que não vamos te descobrir háháháháhá…
    Todos nos estaremos te esperando na reunião da comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here