Mas queremos mostra a esses que pensam errado de nós que nós não somos o que eles pensam, somos povos com dignidade. Um povo sem vergonha de mostra nossa história e nossa cultura, esse que pensam coisas erradas ao nosso respeito é por que não sabe o que é sofrer, passa por humilhação,desrespeito e varias outras coisas que passamos.
Nada mi faz mais feliz do que mostra ao mundo o que somos na verdade. Somos povos indígenas e sabemos respeita cada ser que se movimenta sobre a terra. Digo para essas pessoas que desconhecem da verdade que pare e pense.
Poliana.yata@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ola Poliana,
    Sou professor nao indio e trabalho junto a comunidades indigenas de Dourados-MS, nações Guarani-Caiuas, Bororos e Terenos.
    É justificavel seu desabafo, e acredite que este preconceito nao se faz som,ente as comunidades indigenas mas tambem juntos aos negros e aos menos favorecidos socialmente. Só existe uma maneira de reverter esse processo: “EDUCAÇÂO”. Ja passou da hora dos povos indigenas deixarem de ser tutelados por uma governo que os têm em uma vitrine internacional e voce asim como seu povo e conquistarem o espaço que lhes é de direito na sociedade. É um processo lento, mas vejo que voce é esclarecida e precisa levar seus conhecimento junto as crianças, mantendo sim a sua tradição e sua cultura, mas sentado nos bancos das faculdades par que assim possam mostrar que merecem e devem ser respeitados.
    Muita copisa esta mudadando e mudará para melhor.

    Um abraço
    Prfessor Cladio

  2. Não tem porque sermos ladrões, até porque o codigo penal considera crime impossivel vc subtrair o que é seu, vc não pode roubar o que já é seu por direito, apenas tentamos reaver o que é nosso,e não o pratimonio alheio. A mídia tenta marginalizar o maximo possivel os movimentos sociais. Minha indignação é justamente o porque dá mídia nunca ter feito uma reportagem com os verdadeiro ladrões e exterminadores, que continuão a solto sem o minimo de punição?

  3. Olá,
    Sou pedagoga, moro no RJ e trabalhei aqui neste site, durante algum tempo.

    Quero dizer que concordo com o professor Claudio de Toledo quando diz que seu desabafo é justificável mas não devemos jamais esquecer que, infelizmente este preconceito absurdo não existe só contra os índios.

    Vou além…o maior preconceito que existe no mundo inteiro é o preconceito contra nós mulheres, pois este existe em TODAS as culturas do mundo!

    Em minha opinião, só ha um meio para diminuir os efeitos de tanto preconceito contra vcs, que é a união e a organização dos povos indígenas do Brasil, da América Latina e, um dia, quem sabe…do mundo inteiro…

    É um sonho…mas se não sonharmos…nada mudará!

    Nossos irmãos negros, conseguiram um pouco mais de respeito, com a união e a organização!

    Penso que ninguém, mais do que vcs merecem respeito e por isso acho que, principalmente os jovens devem iniciar um grande movimento de UNIÃO entre os povos nativos!

    Um grande abraço,
    Juliani [:)]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here