A Rádio Comunitária Caramuru FM deu seu primeiro passo a + ou – 7 anos atrás, quando
o índio Agnaldo pataxó ainda era candidato a vereador, seu então comitê era na casa
da índia Adélia, uma velha casinha de tábua. No início começou com alguns jovens da comunidade brincando de serem radialistas, uns narravam jogo, outros brincavam
de ser repórter, tudo isso dentro do comitê. Dai veio a idéia de uma rádio, então conseguimos um transmissor velho de mais ou menos 10 wats, a brincadeira
começou a surtir efeitos, mais a pequena rádio batizada com o nome de (Pica-pau) só
transmitia para apenas quatro casas da nossa Aldeia , a freqüência era muito pouca,
e ficava uma certa reclamação do restante da comunidade, decidimos ir em busca de uma antena, com a instalação da antena a pequena a Rádio conseguia abranger toda a comunidades e todo mundo ficou feliz. O tempo foi passando a nossa área foi crescendo com os movimentos de retomadas, com isso a pequena Pica-pau não abrangia toda comunidade, com a parceira das Igrejas e também da Comunidade, outros aparelhos foram conseguidos, melhorando a qualidade porque tinha umas picapes muito boas para tocar os CD’s, microfones melhores e a nova rádio foi batizada como 106,5 FM. Tava tudo bem, mais a comunidade continuou crescendo, nos perguntamos, e agora ? Colocamos o pé na estrada e continuamos buscando a ampliação da nossa Rádio,o tempo foi passando, e surgiu o projeto índios on-line, levamos a idéia dos benefícios que a rádio proporcionaria para a comunidade até os organizadores do projeto e eles ficaram dispostos em ajudar, levamos também a idéia para o CIMI, eles também se prontificaram em colaborar, fomos conversar com as Igrejas, elas também se comprometeram a nos ajudar, e assim se foi, o projeto foi feito e levado até essas organizações que citei acima, foi comprado um transmissor e uma antena de qualidade, um computador completo, microfones etc, e assim nossa rádio foi montada e hoje abrange toda Comunidade Indígenas, também a cidade de Pau Brasil que no inicio duvidava da nossa capacidade. Hoje temos a Rádio Comunitária Caramuru FM, 97,5 funcionando legalmente com a aprovação do Ministério das Comunicações que em documento permite o funcionamento dela no período de 10 anos podendo renovar
esse documento.
Hoje eu me sinto muito feliz e orgulhoso em fazer parte dessa historia, a luta foi e continua sendo grande pra manter essa rádio em funcionamento, fica só o apelo aos órgãos e instituições que nos ajudem, pois manter a Rádio esta sendo muito difícil, os concertos e manutenção dos aparelhos são muito caros, e trabalhamos sem fins lucrativos, no mais agradeço a todos.

David José Alves ou Puhuy pataxó hãhãhãe
E-mail: puhuy_pataxo@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Conheço o esforço de vcs!!!
    E tenho certeza q logo logo vcs irão conseguir o q faltam!!!
    Sucesso….
    Vcs tem tudo pra serem bem sucedidos….Capacidade e disponibilização em progredir!

  2. Parabéns pelo esforço, vcs merecem todo sucesso!!!!!!!!!!!!!
    Com luta e fé tudo vai chegar…

    abraços, Luana Pankararu.

  3. Puhuy!!!
    Parabens pela Materia!
    Hoje mesmo me encontrei com Marlene Hurst, que trabalhava na UNESCO quando fizemos uma qualificacao de varias OFICINAS para a Radio… Atraves dos esforços de voces, da demanda de voces que a THYDEWAS dialogando com a UNESCO consigiu um projeto de recliclagem para os participantes da Radio…. e que chegou o primeiro computador na radio…que trocamos de transmissor… Ela e outras pessoas da UNESCO sempre perguntar por voces…. Me perguntam se voces estao usando a radio mesmo para beneficio da comunidade…Se estao mesmo trabalhando no fortalecimento cultural de voces… NA promocao da paz… Se voces tiverem como gravar sua programacao, me mande, que a UNESCO vai ficar feliz de ver o resultado depois de tanto investimento.
    A UNESCO sempre me chama a atencão, e lembro de termos dialogado ao respeito…que EXISTEM DOIS PROBLEMAS NO MUNDO COM AS RADIOS COMUNITARIAS:

    1) UMA RELIGIAO EXTERNA A COMUNIDADE QUERENDO APOIAR PARA PODER FAZER DA RADIO UMA FORÇA CONGREGANTE PARA ESSA PROPRIA RELIGIAO
    2) UM POLITICO QUERENDO AJUDAR EM TROCA DE PUBLICIDADE.

    Espero que voces consigam nao cair em nenhum dos dois grandes problemas que atacam todas as radios comunitarias!
    Preparem um relatorio, um diagnostico, um programa…gravem os programas…. que pela liberdade de expressao, pela voz dos indigenas, agente chega junto para lutar!
    Abraços a voce e a toda equipe da radio!
    Sebastian.thydewas@gmail.com

  4. Acredito q com a determinação q vcs tem e que eu tivew oportunidade de ver de perto vcs estarão no ar durante muito tempo e vão conseguir grandes vitórias através da voz do povo pataxó hã-hã-hãe!
    Nós potiguara nos espelhamos em vcs!!!
    Que o nosso pai Tupã ilumine e fortaleça a todos
    Grande Abraço

  5. olá puhuy
    parabéns por sua matéria !
    eu tenho certeza que vcs , irão consequir os sue objetivos todos vcs tem capacidade, muito esforço para luta em busca de sucesso .
    Que tupã te ilumine, te fortaleça a cada dia mais de sua vida!
    tenha muita fé um grande abraça .

  6. olá puhuy
    parabéns por sua matéria !
    eu tenho certeza que vcs , irão consequir os sue objetivos todos vcs tem capacidade, muito esforço para luta em busca de sucesso .
    Que tupã te ilumine, te fortaleça a cada dia mais de sua vida!
    tenha muita fé um grande abraça .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here