O que eu posso falar é

O que eu posso falar é que as terras estão em um processo de demarcação.

Já foi construído quatro grupos do GT do Brasília com antropólogo e também ambientalista, como dessa última vez, e o que nós espera é que seja concluída essa demarcação.

Enquanto existir guerreiro XUCURU KARIRI é de nós vermos essas terras ser demarcada. Eu acredito que nós vamos chegar lá e do governo cumprir com as responsabilidades dele.

• O que o senhor acha dessa cerca que passa encostado do nosso ritual (ouricuri)?

Nós não podemos tirar ela porque é do branco e também já está em processo de demarcação. E quem pode tirar é a FUNAI que é responsabilidade dela. Agora a FUNAI tem que comprar a terra do fazendeiro e dar pra gente, e em lugar nenhum existe um ouricuri viver cercado pela área do branco, porque se fosse por nós, nós já tínhamos tirado, mas é obrigação da FUNAI. A nossa área religiosa o branco não pode estar penetrando, e com essa cerca aí não dá certo. Nós da liderança estamos lutando para que essa terra seja nossa para que nós tenhamos mais espaço, que estamos cercados. Dos quatro lados ao redor nossa aldeia esta cercada por fazenda de branco. Enquanto a FUNAI não resolve isso nós ficamos desconfiado e muito descoberto.

Cacique (Francilino)
Pajé (Damião)
Liderança (José Carlos)
Entrevistador: Pixo

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here