Brasília – O Ministério das Comunicações realiza, de 10 a 14 de maio, a primeira oficina de conhecimentos livres do Programa Gesac (Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão), na Aldeia Kariri-Xocó, em Alagoas. As oficinas capacitam membros de comunidades indígenas para a troca de experiências e produção de conteúdo na internet, valorizando a sua cultura.

O Gesac realiza a oficina em parceira com Projeto “Índios On-Line” (Ministério da Cultura) e a Ong “Thydewa”. Vinte participantes irão aprender a utilizar ferramentas que permitem a criação de páginas na rede e a edição de conteúdo em áudio e vídeo.

A aldeia “Kariri-Xocó” está localizada no município de Porto Real do Colégio. As outras aldeias de Alagoas (“Mata da Cafurna” e “Fazenda Canto”) e outra de Pernambuco (Pankararu) também participarão da oficina.

O Gesac é um programa do Ministério das Comunicações que promove inclusão social por meio da inclusão digital. Atualmente, são 3,3 mil pontos em 2,1 mil municípios conectados à internet banda larga. Em Alagoas há 51 pontos do programa em funcionamento.

1
2