Ao chegar pela tarde foram homenageado pelos caciques (Ilza Pataxó Hãhãhãe, Nailton Pataxó Hãhãhãe) e comunidade que teve uma grande satisfação de falar um pouco da nossa historia referente à questão na luta pela terra e as dificuldade que vem enfrentando para resgatar o nosso território. Depois fizeram varias brincadeiras com as crianças que se sentiram muito feliz com a caravana.

No dia seguinte fizemos uma visita nas áreas da retomada onde presenciaram vários depoimentos dos nossos índios que estão passando dificuldade pela conquista do nosso chão. Observou a destruição que o fazendeiro fizeram com nossa terra devastando toda as nossa casa onde morávamos.

Além disso, um grupo de 15 integrantes da caravana visitou por dois dias a comunidade da Água Vermelha que apresentou varias atividades descritas foram realizadas rituais, cerimônias, projeções de slides referente aos povos indígenas da América do Norte e Central.

A nossa comunidade: jovens, crianças, idosos, mulheres, ficaram maravilhados com a presença da Caravana em nossa terra, igualmente os integrantes da Caravana também se encantaram com a colhida, participação, generosidade e prova de amizade com que foram contemplados.

A Caravana saiu enriquecida de conhecimento de informação de depoimento e imagem de nós na aldeia, esse depoimento no qual a caravana tem uma finalidade de levar e transmitir em diversos cantos do mundo para que a realidade sofrida dos Pataxó Hãhãhãe possa ser conhecida pelo numero de pessoas possível e assim os problemas possa ser superado.

Nós comunidade queremos agradecer a todos aqueles que lutou para a caravana vim até a nossa aldeia foi bastante maravilhoso,porque conhecemos varias cultura diferente de cada povo que veio nós trazer alegria para todos, nós gostamos do seu trabalho apresentado na nossa comunidade.

Muito obrigado os organizadores do nosso projeto da ong THYDEWAS que colaborou para que este evento acontecesse, e a toda Caravana Arco-íris pela la Paz, Projeto Culturais do Ministério da Cultura do Brasil.

Que Tupã abençoa a todos!

Anteciosamente: Yonana Pataxó Hãhãhãe

yonana@indiosonline.org.br

Caravanaculturaviva @gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

32 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom
    A materia esta otima! Muito bem escrita e organizada..com muitas fotos e muito clara! Parabens!
    Fico feliz que o intercambio ROLOU… THYDEWAS…..indios..Caravana…temos algo em comum…. consciencia que somos todos filhos do sol e a terra…que somos um ARCO IRIS colorido….que que nossa diferencia de cores embelece o CEU!
    Viva as cores abraçadas em paz..rodopiantes pela estrada da vida!
    PAZ, cor a amor para todos neste 2007!

  2. Muito boa a matéria! Dá uma saudaaaaaaaaade daí!Que 2007 seja de muita PAZ para todos vcs!Que Tupã os proteja de todo mal.Um enorme abraço da amiga de ontem, hoje e sempre!

  3. aqui tbm foi otima a visita da caravana apesar dos imprevistos como a participação da comunidade mas é q a comunidade no verão trabalha muito aqui e ñ tinha como levar a caravana para outra comunidade mas apesar disso foi muito boa avisita deles aqui eu por exemplo aprendi muita coisa nova e tbm por q o pessoal tem um margia que deixa qualquer um com vontade de trabalhar com eles eu em nome dos indios tupinambá agradesso!!!!!

  4. yonana, ressumo sua materia em uma palavra, MARAVILHOSA !!!
    parabéns! sem duvida nenhuma ocorreu uma troca muito boa entre ambos,escreva mas vc tem jeito com as palavras e se expressa muito bem!!
    lianpankararu!!

  5. Olá meus companheiros! em primeiro lugar eu quero desejar a todos um 2007, cheio de paz e coisas boas que pai Tupã nos oferece.

    Estou vendo esta obra de arte,com estas gente maravilhosa ai fazendo nosso ritual, É muito bonito.P/ quem não conhece é bom fazer uma forcinha e conhecer,
    tenho certeza que vão gostar,vão ser bem recebido, digo isso por que ai é minha casa,o lar da minha mãe, esta pessoa que está ai junto de brusa branca combinando com as cores do seus lidos cabelos.
    Não pude participar, estava recumperando de uma cirugia, feito em salvador mais ficou na saldade quando vi as fotos, pena que não estava presente mas tenho certeza que vai ter mais novidades e vou estar lá presente somando com o meu povo, eu tenho certeza que vocês que já conhece vão está lá e ainda vai levar um amigo ou parente que não tiveram a sorte de conhecer.
    Fica ai minha opinião.
    Estou só justificando o porque não estava presente, fiquei muito feliz de saber que foram esta gente linda e maravilhosa, mostrar um trabalho uma cultura diferente p/o meu povo, todos ficaram felizes e pedem bissssss!!!!!!!

    vou ficando por aqui quero agredecer a todos por este carinho que tiveram com meus patricios e pricipalmente o nosso representante (SEBASTIAN PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE TITIÁ.)tenho certeza que ele gostou do sob-nome,o mesmo é nosso irmão ãndyhy (branco) UM ABRAÇO P/TODOS FIQUE COM TUPÃ.

  6. Olá parentes!
    Meu nome é Edcarlos, sou da etnia Pankararú. Estou morando em São Paulo eu acabei conhecendo o Woshington em uma conferencia da CEB´S em Minas Gerais no ano de 2005, gostaria de saber como faço para entrar em contato com ele, segundo o mesmo ele era vice cacique dos Pataxó.

  7. Ola companheiros, aqui da Caravana Cultura Viva tentando de contactar Yonana, Curupaty o Sebastiaõ. Algum de vcs. está on line? Favor de responder, preciso de ter comunicaçao com Vcs de INDIOS ON LINE…Aquele abraço, e das garotas e garotos da Caravana também…Alberto, cordenador da CCV

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here