Por: Kaluanã Tupinambá

Aldeia Taba Taboa fica entre a comunidade Santana e Buerarema, no meio das serras onde se tinha muitas matas, muitas terras fortes, caças e peixes para toda aldeia.

                                                  Mas no tempo de hoje tudo isso está se acabando, as matas estão sumindo, as terras não são mais fortes, as caças e os peixes estão cada vez mais em extinção.

 

Por isso estamos retomando nossas terras, para agente salvar o pouco que nos resta, por que índio não desmata e nem degrada o meio ambiente. Temos a certeza que ela é nossa Mãe Terra e vamos cuidar dela como agente sempre cuidou.

Nos índios sabemos do risco para nossa Mãe Terra com a permanência dos grandes agricultores, as transnacionais, as usinas e os megas empreendimentos hoteleiros que vem ameaçando nosso território sagrado e ancestral.

                        

Esse é uma filhote de paca, um animal extinto que estava no cativeiro totalmente fora do seu habitat natural, a onde se encontrava madeiras de lei que o fazendeiro comercializava para as serrarias clandestinas, como massa raduba, viatico, piqui, jacaranda, aderno e etc.

 

Mas graças a Tupã encontramos o filhote a tempo e demos a liberdade dele de novo. Os índios ficam muito bravos quando alguém maltrata a mãe natureza. È por isso que exigimos a demarcação do território Tupinambá já.