Por: Kaluanã Tupinambá

Aldeia Taba Taboa fica entre a comunidade Santana e Buerarema, no meio das serras onde se tinha muitas matas, muitas terras fortes, caças e peixes para toda aldeia.

                                                  Mas no tempo de hoje tudo isso está se acabando, as matas estão sumindo, as terras não são mais fortes, as caças e os peixes estão cada vez mais em extinção.

 

Por isso estamos retomando nossas terras, para agente salvar o pouco que nos resta, por que índio não desmata e nem degrada o meio ambiente. Temos a certeza que ela é nossa Mãe Terra e vamos cuidar dela como agente sempre cuidou.

Nos índios sabemos do risco para nossa Mãe Terra com a permanência dos grandes agricultores, as transnacionais, as usinas e os megas empreendimentos hoteleiros que vem ameaçando nosso território sagrado e ancestral.

                        

Esse é uma filhote de paca, um animal extinto que estava no cativeiro totalmente fora do seu habitat natural, a onde se encontrava madeiras de lei que o fazendeiro comercializava para as serrarias clandestinas, como massa raduba, viatico, piqui, jacaranda, aderno e etc.

 

Mas graças a Tupã encontramos o filhote a tempo e demos a liberdade dele de novo. Os índios ficam muito bravos quando alguém maltrata a mãe natureza. È por isso que exigimos a demarcação do território Tupinambá já.

 

 

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já me aconteceu também de chegar em “fazendas” e ver que os “fazendeiros” tem bichos em cautiverio…. peles de bichos que mataram… Já vi pessoas chamarem de esporte ao assassinato de bichos… Quanta perversidade esses fazendeiros!

    TODOS PELA VIDA!
    TODOS PELA NOSSA MÃE NATUREZA!
    TERRA PARA QUEM CUIDE DELA!
    Demarcação já, em favor dos Tupinambá que é favor de todos!
    Terras para os indigenas é garantia de vida!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here