Do dia 16 a 18 de Abril, Jovens Indigenas Tupinambá de Olivença participantes da Oca Digital “www.ocadigital.art.br” e parentes Kariri-Xocó – AL e Pankararu-PE, apresentamos a “Campanha Terra é Paz”. Esta ação ocorreu na Fundação Cultural de Ilhéus-BA.

No momento onde se itensifica a luta pela a conquista dos Territorios Indigenas na Região Sul da Bahia Pataxó Hãhãhãe e Tupinambá de Olivença, nós indigenas através das abordagens nas Ruas da Cidade, buscamos fortalecer a conciência nos direito constitucionais e ancestrais de nosso Povo, e sempre enfatizando a paz como palavra Guia para todas essas abordagens, e durante os 03 dias buscamos informar a sociedade que Circuvizinha as nossas Terras Tradicionais sobre os diretos de Todos que diretamente estão ligados a Demarcação do Territorio Tupinambá de Olivença ou a Desintrusão dos Posseiros que ainda resiste no Territorio Pataxó Hãhãhãe.

Além das abordagens com dialogos na Rua, dentro da Fundação Cultural de Ilhéus buscamos expressar nossos sentimentos através dos Trabalhos feitos na Oca Digital como:

INTERAÇÃO DIGITAL- Exposição fotográfica RETRATOS PINTADOS. Retratos indígenas pintados pelos jovens Tupinambá criando arte em cima da fotografia; – Projeção de Videos Livres. Videos produzidos por jovens Tupinambá. Exibição de videos remixados por outros artistas de materiais produzidos por jovens Tupinambá integrantes do projeto; – Tivemos também laptops para acesso e download de conteúdos da O?A DIGITAL (ocadigital.art.br).

Ainda dentro da Fundação Cultural tivemos a AÇÃO MIRIM com Palestras, Bate-papos e sessão de vídeos para alunos de escolas da Cidade, com representantes dos 03 Povos Tupinambá, Pankararu e Kariri-Xocó.

Nos três dias da ação no Turno da Tarde tivemos também, CURSO LIVRE – O Curso Livre sobre História e Culturas Indígenas (Lei 11.645/2008) que foi ministrado pelo Prof. Dr. Carlos José Ferreira, para professores de escolas públicas e particulares, bem como, Estudantes da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz .

COBERTURA COLABORATIVA – Durante todo o evento os jovens participantes da O?A DIGITAL estiveram realizando ações de filmagem, fotografia e entrevistas trabalhadas com ferramentas livres e disponíveis no site oficial do projeto: ocadigital.art.br, sendo divulgado em tempo real nas redes sociais.

DATA: 19/04/2012,

Em Olivença-Ilhéus-BA, Aldeia Mãe do Povo Tupinambá, foi o local onde fizemos o PORANCI DE ABERTURA do dia 19 de abril e no Pontão de cultura Esperança da Terra fizemos, Celebrações, Debates, Projeções e interações digitais. Exposição RETRATOS PINTADOS, Postesias nas ruas. Palestra sobre INDIGENAS DA AMÉRICA – O VISAO INDIGENA DO MUNDO. Apresentação da OCA DIGITAL. Apresentação dos parceiros. Roda de conversa com os jovens da O?A DIGITAL. Projeção do filme “Tudo Ok! Os Índios Pataxó Hã-hã-hãe e o desenvolvimento rural”, do diretor Fabio Titiá Baenã Hã-hã-hãe , seguida de debate. TORÉS DE CONFRATERNIZAÇÃO.

 

Fotos e Videos ou mais informações sobre a Semana do Indio; “www.ocadigital.art.br”

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here