Hoje pela manhã vários homens armados invadiram uma área reocupada pelo os índios Pataxó Hãhãhãe, denominada Região das Alegrias, próximo ao município de Itaju do Colônia – Ba. E expulsaram as famílias indígenas da localidade… segundo relatam os parentes que foram pegam de surpresa na manhã de hoje… que os homens(pistoleiros) estavam fortemente armados.

Os índios Pataxó Hãhãhãe se preocupam, pois a ação estava para ser julgados no STF e mais uma vez é adiado. Os relatos circulando nas cidades que o latifundiário planejam atacar as áreas recém retomada e isso deixam a comunidade indígenas em sinal de alerta, pois já foi vistos homens armados circulando próximos das fazenda recém retomadas e essa situação se torna perigoso para todos da região, pois quem precisa trafegar na estrada de Pau Brasil até Itaju está correndo risco de morte,  as ameaças está constante.

Hoje o Povo Pataxó Hãhãhãe, continuam a rotina de sofrimento, todos os indígenas rezar para que nada aconteça de mal. O que queremos é paz. E que as autoridades competentes resolva essa questão, já que muitas vidas se foram por causa dessa terra. Nós indígenas não vamos abrir mão de nossa terra, basta os índios que já morreram em defesa de nossos direito, ter essa terra e permanecer nela é nossa ideologia.

Gostaríamos de pedir apoio as pessoas de bem, que possa ajudar para que não venha acontecer mais conflitos e morte na região.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

5 COMENTÁRIOS

  1. Nao devemos nos abalar, pois oque e nosso ninguém pode tirar, mais temos que tomar cuidado para que os invasores nao tirem mais uma vida como estão acostumados a fazer.

  2. Até quando a justiça vai permitir que ações como essa aconteça? jagunços a mando dos latifundiarios cria esbulhos na região desafiando a lei e a justiça, mas até quando vamos aceitar e atulerar esse vandalismo em nossa terra?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here