Categoria | Geral

TEMPO DAS FRUTAS

TEMPO DAS FRUTAS

Nossa flora tem muitas espécies de vegetais, mais aqui vamos relacionar, as que dão frutas, aquelas que utilizamos para nossa alimentação, no dia a dia. Começamos em janeiro com o caju, fruta amarela e vermelha, muito doce, é ransenta, além da fruta do ouricuri.. Em fevereiro, a maturação da ubáia, são frutas amarelas e azedinhas, temos a gavadinha, um arbusto que bota pequeninos frutos escuro, são doces, nós comemos deles, mais os pássaros muito apreciam. De março a abril temos o cajá, uma árvore frondosa, frutas amarelas, o chão fica forrado, as crianças enchem as vasilhas, produzem muito na época lá na mata do ouricuri. Em abril temos o juá, tem frutos doces e liguentos, a árvore é espinhosa, muito utilizada para limpeza dos dentes. De maio a junho temos o jenipapo e o goití, a primeira dar sucos delicioso, além de servir na pintura corporal. O goití é doce que faz gosto, mas tem um travou, essas plantas aparecem nas margens do rio, algumas pessoas comem, mas muitas não apreciam seu gosto. O mamão tem água no pé, bota em toda época abril, frutas grandes e leitosas quando verdes, ussada como sobremesas pelas famílias, alimento das crianças, assim como as bananas em maio. De setembro a outubro a canafístula, ussada na alimentação, além de combater a gripe em forma de xarope. Em novembro o maracujá do mato, e dezembro a gobiraba. Aqui não citamos a manga, jaca, limão, tamarindo, uva, acerola, carambola, pinha, coco, fruta-pão, laranja, Jamelão, porque são frutas de fora , nós temos delas aqui na área indígena, mas não são espécies nativas desta região. Nhenety Kariri-Xocó.

Esta matéria foi publicada originalmente na Rede Índios on Line - www.indiosonline.net

Este post foi escrito por

- escreveu 234 materias em Índios Online.


Entre em contato com o autor

Deixe uma Resposta

A Rede Índios on Line não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, informações, depoimentos, mensagens, imagens, vídeos, áudio ou qualquer outro tipo de conteúdo que sejam postados pelos usuários ou visitantes, sendo a responsabilidade civil e criminal atribuída única e exclusivamente ao autor do conteúdo postado.
Toda e qualquer tipo de opinião expressada nos conteúdos publicados pelos usuários e/ou visitantes, é de caráter independente do autor e não reflete necessariamente o ponto de vista e a posição da Rede Índios on Line e/ou de seus parceiros.
Licença Creative Commons
Este portal está licenciado com uma Licença Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas)-ND 2.5.