Sabemos que todas as pessoas possuem uma cultura, mas que é diferente e que são valorizadas. Porém algumas pessoas não sabem definir o significado de “cultura’’ pois consideram que cultura é só pratica de ritual e pronto”. No entanto se nós recorremos uma pesquisa vamos descobrir que ela não é só que pensamos dos nossos costumes, pois assim ela abrange outra representação de outra finalidade da sociedade.

Se nós refletirmos dizemos que sua identificação é constituída de acordo com o ambiente que convivem neste intuito que seu significado e sua estrutura que encontramos no dicionário que a cultura é composta de vários contextos: a cultura é: 1.Ação ou modo de cultura, 2. plantação, 3. desenvolvimento intelectual, 4. conjunto de experiência e realização humana ( costumes, crença, instituições, produções artísticas intelectuais) que caracteriza uma sociedade e outros… Além ser uma palavra pequena, mas que tem muita importância na formação da sociedade em geral.

E os indígena como observa a representação da cultura?
Para os índios a cultura é demonstrada de forma na pratica dos rituais e os costumes dos seus antepassados, alem disso o índio carrega consigo o orgulho de demonstrar sua origem e expandir o seu aprendizado tudo que é relacionado à cultura para sua geração para ela se torne, mas resistente e aproximar sua comunidade.

Além de a cultura ser uma passagem muito bonita, mas que existe alguma dificuldade de manter-la e ser cultivada, pois com a evolução de eletrodoméstico existem algumas aldeias que estão dando atenção às musicas imorais e recuando um pouco a pratica da cultura, pois sabemos que é um fato muito preocupante dando atenção à cultura do não-índio por motivo de alguns índios dizem que nós somos semelhante aos não-indio. Não quero dizer que as praticas cultural se excluíram, mas que o seu uso esta sendo muito pouco, tudo que devemos fazer é somar juntos nossos rituais deixados pelos nossos parentes e carregar a conosco a nossa verdadeira identidade é cultura e dela que somos respeitados com povo etnicamente diferente, pois se deixaremos de ser uma etnica passamos a ser uma geração sem cultura e sem valor.

Pois neste mundo de modernização e tecnológico temos que tomar muito cuidado no seu uso das maquinas para que nós não venhamos prejudicar as nossas gerações futuras, pois temos que preservar a cultura para deixar bons furtos para eles colherem.

Yonana

yonana@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéms yonana pelo seu enteresse e desempemho pela cultura. Espero que todos nós índios seguimos o seu conselho pela cultura.Acho que você é uma das pessoas ideais para o centro .

    Edivan Silva Queiroz pataxó hã hã hãe

  2. Parente, parabéns!
    Bastante, providencial sua matéria. Realmente, a cultura não está restrita aos rituais, ou andar pintados, vestidos, e adornados.
    Cultura, é um conjunto de saberes (valores) inerentes a determinado grupo. Vai do seu habitat, sua língua, sua sabedoria, costumes e tradições.
    Todo ser humano é dotado de uma consciência moral, que o faz distinguir entre o certo ou errado, justo ou injusto, bom ou ruim, chamamos isso de ética. São princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, às ações de um grupo em particular (moralidade). Essa sistematização dos valores, é que possibilita-nos viver livres, e a ter direitos.
    Infelizmente, nosso Povo, está se contaminando, adquerindo valores culturais, que vem nos afastando da nossa verdadeira identidade, como Povo. Precisamos estar atentos, às armadilhas lançadas sobre nossas cabeças. Essa transformação, é tudo que precisa o sistema, para nos descaracterizar, desqualificando-nos.
    O indígena, está deixando se levar, pelo câncer do capitalismo, transformando-se em mercadoria vendável (comercializada).
    Tecnologia, não é somente, os equipamentos de nova geração, que estão sendo lançados no mercado, numa velocidade da luz. O que é mecânico, é muito mais fácil de conduzir, você tem a possibilidade de manuseio de acordo suas necessidades, você decide, onde melhor utilizá-lo, e como utilizar. Não implica necessáriamente, na transformação da ética moral. São os novos saberes alheios, que devemos ter cuidado.
    Sabedoria, nós sempre possuímos,e continuamos possuindo!
    Avante, guerreira!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here