indio Pataxó Hãhãhãe

Chega a inclusão digital na aldeia de Água Vermelha, terra dos Pataxó Hãhãhãe. Depois de quatro anos, o grupo indiosonline Pataxó Hãhãhãe, em parceria com AHIAV e THYDEWAS conseguir instalar através do Ministério da Comunicação/ GESAC, o Telecentro Comunitário. O com principal objetivo de incluir a comunidade indígena  nessa ferramenta tecnológica usando computadores com internet via satélite a beneficio coletivo. 

A muito tempo, que a nossa comunidade precisava de um espaço com ferramentas tecnológica, para motivar e incentivar crianças e jovens a se desenvolver para melhor ajudar o nosso povo. A ferramenta da internet é uma arma para defender a causa indígena, nela podemos desmistificar artigos negativos que as mídias tem falando ao nosso respeito , nela temos a liberdade de registrar a nossa verdade. Em nossa aldeia tem mais 300 crianças, adolescentes que precisam de algo saudável para ocupar a suas mentes, e vimos que a inclusão digital é um das alternativas.

No dia 02 de maio, foi instalado o telecentro com 11 computadores com internet ao dispor da comunidade. Fomos bem tratado pelo o técnico Cezar Silva, que fez a instalação dos computadores. Hoje ( 06.05.2012) inauguramos o telecentro com participação de alguns membros da comunidade, anciões, jovens, mulheres, aonde foram escolhido 02 monitores, e um conselho administrativo para ajudar na organização do ponto. Devido a retomada não foi possível reunir o publico maior, mais conseguimos fazer a inauguração, mais a comunidade em peso, sabe desse presente que recebemos do governo federal.

Aproveitamos para agradecer o patrocínio de um Notbook doado por Wilson Felix Potiguara, sua adoção abriu portas para ser instalado o telecentro.

Agradecemos também ao companheiro Sebastian Gerlic, (THYDEWAS), o Cacique AKANAWÁ, e principalmente a Rede Indiosonline, o Clube Indiosonline Pataxó Hãhãhãe.