O dia 1º De maio, um dia importante para o trabalhador. Para que esse dia se realizasse os trabalhadores teve que lutar bastante.
No período do século XIX ata o século XX os trabalhadores trabalhavam severamente. Sem equipamento de segurança os trabalhadores sofria vários acidentes e os patrões nem se importava com isso. Na renda financeira os trabalhadores não tinha aposentadoria quando idosos. As mulheres trabalhavam igualmente o homens, mas o salário delas era menor.
Hoje podemos dizer que, “melhorou” bastante, mas alguns atos criminas continua. Algumas empresas ou fábrica não compreende e não observa os trabalhos que uma mulher pode fazer, e acabam rejeitando – à e as vezes à descriminam.
Nos dias atuais temos um meio de trabalho muito bom, principalmente os trabalhos em que utilizamos a tecnologia, que já esta facilitando o trabalho de muitas pessoas.
Nas aldeias indígenas, a tecnologia facilita muito as profissões e trabalho encontradas como : Professor, Locução de rádio, trabalhos escolares, etc.
A tecnologia, que veio do século XVIII, através da Primeira Revolução industrial, que ante chegar aqui ela se modificou bastante, estar aqui para mudar a nossa vida.

Hemerson Pataxó Hãhãhãe
hemersonpataxo@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Hemerson:

    Legal sua materia!
    Lembremos tambem que ainda hoje a MUITO TRABALHO ESCRAVO.

    Ha indios que trabalham para fazendeiros mas escondidos porque se disserem que sao índios sao demitidos.
    Geralmente trabalham de domingo a domingo e das 7 as 17, sem décimo terceiro, sem auxlio materno, sem licença de doença ou maternidade…. E muitas das vezes a bem menos salario que o SALARIO MINIMO estipulado. Tenho visto muito isso logo ai, nos TUPINAMBÁ.

    E quanto trabalho o homem faz destruindo a Natureza. Trabalho é as vezes para enricar mais ainda alhuem que já es rico… Mas cuidar da Natureza, há trabalhos que nao estao nem ai. IBAMA, entre outros, poderia defender a Natureza, mas…nem sempre acontece. Voces sabem bem quanto os trabalhadores de motoserra causam estragos!!!

    Bom, temos que refletir… Trabalho é uma palavra com significado complexo.
    Parece que Trabalho virou sinonimo de coisa boa….Dai a povo disse: “Esses índios nao gostam de trabalhar”…Dai eu lembro o Washington Tupinambá de Olivença… TRABALHO É COISA INVENTADA PELO BRANCO!

    Para os indios buscarem seus sustento antes de chamava VIVER….Hoje se chama trabalhar….Mas se o sustento do índio for coler frutas, pescar e caçar…A sociedade vai disser: “Esses índios nao trabalham” Parace que para os BRANCOS a palavra TRABALHO ja vem impregnada de SOFRER!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here