Um exemplo de talento é de Sidnei Santos Pereira, um índio Pankararu, que trás em si um talento excepcional para musica.
Pois desde cedo se interessou por músicas e instrumentos. Ganhou de seu pai, Cícero Alexandre Pereira, conhecido como Nego, o seu primeiro violão. Com 11 anos de idade aprendeu sozinho, há desenvolver o instrumento, e com isso ensinava aos primos e amigos.
Com o decorrer dos anos, incrivelmente aprendeu a tocar diversos instrumentos musicais, como: guitarra, contra baixo, cavaquinho, sanfona, bateria, percussão, pandeiro. Ao perceber o rápido desenvolvimento instrumental, com 15 anos, ganhou de seu pai um teclado. O objetivo era montar um grupo musical, e foi o que Sidnei fez, aprendeu sozinho a manusear o teclado, montou um grupo, o Musical Nova Onda, composto por ele e uma cantora, também índia Pankararu e se apresentavam em diversos lugares, em festas de final de ano, aniversários, em seu próprio povo, etc.
. Mas infelizmente até hoje, Sidnei não conseguiu se destacar, porém ele tenta através de músicas e suas composições, buscar um lugar na mídia, e desmistificar essa cultura musical intragável, que escutamos hoje em dia nas rádios e televisão. Mas o povo Pankararu, é um povo abençoado, pois contém vários talentos como: Jean Ramos, que é cantor, compositor e muito divulgado fora da aldeia por suas músicas, e não podemos esquecer de Fernando Pankararu (Atian), que no meu ponto de vista é um dos maiores cantadores de toré ou sejá “tuante” desse país.

Temos tabem muitos artesões que têm feito com que nossos artesanatos se destacase internacionalmente em outros paises como FRAÇA, SUISA, ITALIA E PORTUGAL e nacionalmente. Esses talentos mostram ao mundo que, independente de ser índio, negro ou branco, todos devem ser compreendidos por suas diferenças, características de estilos e de formas de concepção. Essa e muitas outras histórias nos fazem refletir sobre o mundo diferente de cada povo, e sobre as relações que a mesma mantém com as demais áreas da vida cultural.

Marcela Pereira Santos
E-mail: marcela_pereira10@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. olhe adorei a sua meteria porque esta contando o que esta acontecendo na sua aldeia. e eu espero que der tudo certo e que consiga os seu objetivos ta fé em tupã

  2. É maravilhoso ver o talento que os parentes indígenas tem e triste saber da falta de oportunidade que existe.
    mas o q importa é fazer o q se gosta e correr atrás dos seus objetivos porque quem persiste sempre alcança.
    Abraçoooooooooooooooo

  3. Parabéns sua matéria esta muito boa, espero que Sidnei consiga realiza seu sonho, e que tenha todo talento do mundo!!!

  4. parabens pela materia e esperro que sidnei realize seu sonho,como tambem não podemos deicha de divulgamos nosso artezanato que e muito impotante para nosso povo pankararu que praticamente a maioria do nosso povo vive do artezanato,como tambem temos varios outros talentos. espero que cotinui sempre mandando materia cada vez melhores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here