Essa família foi tida como uma das mais carentes, entre todas as que vivem nesta situação lastimável porque sobrevive com uma renda de 95 reais ao mês, em entrevista a Srª. Luiza diz: “Minha família vive à custa do bolsa família”.

Um fator que contribui para esta situação é o fato de dona Luiza conviver com seus 11(onze) filhos e o marido, ela diz: “Se o meu marido tivesse um emprego não viveríamos nesta situação de miséria, porém esse monte de filhos para criar nos Impede de arrumar um emprego e darmos uma vida digna para eles; o jeito vivermos do pouco que a roça, mas nós não deixamos de ter fé no nosso pai eterno e nem nos nossos protetores encantados, se falta o almoço temos o jantar e assim seguimos nessa luta para criar e educar os nossos filhos, pois queremos o melhor para eles”.

Quanto à educação Dona Luiza diz: “Vivo de ajuda, para colocar meus filhos na escola, todo ano na época das aulas os meninos ganham cadernos e outros materiais dos parentes, e quando não, dou um jeitinho para comprar só não posso deixá-los sem escola pelo menos isso eles têm direito”.
“Eu como pessoa humilde que sou não queria ir muito longe queria apenas um trabalho qualquer que fosse para me tirar desse sufoco, apesar de tudo sou feliz, pois sonhar não faz mal a ninguém”
Essa é a realidade que vive todos os povos indígenas do Brasil hoje em dia.

Ronaldo José dos Santos (aram)
E-mail: ronaldpank@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. E importante falar da realidade de pankararu,para que todos saibam em que comdições
    nosso povo esta.

  2. É MUITO TRISTE SABER QUE OS NOSSO PARENTES ESTA NESSAS CONDIÇÃO .MAIS NÃO É SÓ EM PAKARARU QUE ESTA PASSANDO ESTA DIFICODADE VAMOS COM FÉ EM TUPÃ QUE NOS CHAGAR LA

  3. amigo a sua materia esta muito boa por que é muito ruim saber que essa familia de 11 filho estejam nesssa situação sem um emprego passando sufoco ainda bem que ainda tem a bolsa familia já pensou se não fosse essa ajuda do governo como não era sem ninguém pra ajuda.

  4. Esse é um dos problemas de Pankararu, a falta do planejamento família faz com que pessoas que não tem condições financeiras tenham um número de filhos que chega a ser um abisurdo,levando essas pessoas a fome e miséria.Porém a dona Luiza tem garra e ama seus filhos ela poi o futuro deles em primeiro lugar,pois ela não deixa de matricular seus filhos na escola e o mas emportante ela acredita que é na escola que eles teram um futuro melhor que o dela!
    Boa Ronaldo é muito bom saber que vc se preoucupa com as pessoas de sua tribo, coloque sempre as coisas que enfraquece uma comunidade,acredito que vc tem na mente algumas soluções de que poderia ser feito para amenizar essa situação,coloqueas para que os outros participe e deixe suas opniões!
    UM abraço! Lian!!!

  5. É MUITO RUIM SABER QUE EXISTE ESTA SITUAÇÃO EM PANKARARU PRINCIPALMENTE A SITUAÇÃO DE LUIZA QUE TEM 11 FILHOS E NÃO TEM EMPREGO NEN ELA NEN O MARIDO MAIS ELA TEM QUE TER FÉ EM DEUS E CONTINUAR GANHADO A BOLSA FAMILIA E TER FÉ QUE A SITUAÇÃO VAI MELHORAR.NÃO SÓ A DELA COMO DE TODOS QUE PRECISÃO.

  6. muito ruim essa situaçao, emprego n existe, o bom d td isso ele ama os filhos, que nosso bom deus continue abençoando essa fm, pois vemos tantos filhos de papai que t td,e n dao~vlr. fica por aì roubando, matando etc, etc, etc, pois jesus irà abençoar os fhls de d luiza, que eles sejam bençaos na vd desse casal , mesmo c tanta dificuldades aaaaabraços.dina

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here