Hoje em dia não pode ser mais assim porque não temos mais mata ,o indio teve que adquirir outros costumes para sobreviver.Pois nossas terra estão cheias de posseiros que atrapalham nossa vida .Agoro nós praticamos nossos rituais de 15 em 15 dias ,em terreiros sagrados ,e assim preservamos e passamos os costumes para nossos filhos.
Pois agora em nossa áldeia temos um pajé, temos muitos caciques mais só um manda.
Aqui em nossa aldeia primeiramente precisa lutar pela a união um do outro, pessoas de palavras e que lutam pela nossa aldeia.
Se as últimas autoridades tivessem trabalhado as coisas não andariam,como andam.pois lutamos cada dia ,mais pelo os nossos direitos de cidadão indigena.
Pois somos filho da terra e lutamos por ela cada dia de nossas vidas.
Estamos lutando cada dia mais,pois nós Tupinambá de Olivença estamos buscando a nossa terra, nosso custume,nossa lingua tupi e nossa cultura indigena.
Somos tupinambá e não temos vergonha de falar, estou buscando cada dia mais nossos direitos.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns esses que escreveu esta linda matéria…muito bom que voces continui divulgando a cultura de voce e costumens que o seu povo praticia, tambem fico muito feliz por na aldeia de voce ter um grande pajé pois ajuda muito a melhorar a situação da aldeia…e resolver os problema que o povo emfrenta…
    por favor gostaria muito de saber quem foi o autor da matéria mesmo nao constando parabéns pois esta muito linda e muito bem trabalhada…espero que voces nunca desista da lutar e sempre vai em busca do seus direito por que nós somos indios e não podemos deixar que as pessoas os tirem, vamos lutar junto que conseguiremos.
    Abraço as parentes:

    Yonana

  2. Estou munto chateada com os meu parentes pataxos motivo me apresentei com uma declaração em mãos feita pela minha Casiq Vadelice ,e mesmo assi ñ fomos aceitos pelos nossos parentes pataxós nen em caso de doenças fui até a funaí em porto seguro pois presciso de faser uns exásme médicos pedir pra marcar meus exmes e me respoderão q ñ podia por q eu fasia parte de Ilheús
    é isso mesmo até mesmo entre nossos povos existe preconceitos?faser o q
    temos q rever nossos conceitos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here