O senhor Lionel de Jesus Ribeiro tem 66, casado há 40 anos com a índia Maria Muniz (Maya) Professora da comunidade Pataxó Hãhãhãe há 23 anos nesta comunidade.

Vivo dentro da comunidade Pataxó Hãhãhãe há 25 anos; antes eu residia em Palmira no município de Itaju do Colônia. Chegando nesta comunidade em 1982 partir desta data o senhor Lionel vem junto a todos e ajudando no que é possível, tem enfrentando varias dificuldades para auxiliar e defender a pátria a amada que é mãe terra.

Com o passar do tempo senhor Lionel veio morar em uma das áreas que foi retomada pelos índios a qual a mesma se chama Milagrosa onde o senhor Lionel tem feito um bonito trabalho juntamente com cacique Nailton Muniz. No qual o mesmo tem feito suas roças para sobreviver e tem plantado: Mandioca, milho, feijão, abobora, bata-doce, cana –de- açúcar, feijão –de- corda, andu, tendo também o plantio de verduras.

O senhor Lionel diz que a roça é muito importante para todos nós porque alem de servir do consumo dele com os familiares, também tem servido para ser vendido alguns alimentos desta roça na cidade de Pau Brasil para mostrar que os indígenas não são preguiçosos como os fazendeiros dizem.

Sabemos que em toda nação existe o mais rápido e o menos lento por isso eu quero dizer que também eu tenho muito alegria de ajudar os parentes nas retomadas como: dando mandiocas para os indígenas fazerem farinhas a meia, também às vezes tem colaborado um pouco no nosso colégio indígena Caramuru com alguma mão de obra que Professora Maria Muniz às vezes precisa.

Eu Lionel estou muito satisfeito de esta junto com esta comunidade indígena e desejo que o governo da Bahia e toda justiça resolva este problema das terras indígenas porque temos perdido muitas lideranças, e mesmo aqueles que não são liderança são mortos a troco de nada, e será que esta nação tem que morrer porque esta reivindicando o seu direito?

Precisamos ter paz para que possamos fazer as nossas roças com mais tranqüilidade porque só assim vamos viver alegres e felizes.

Esta entrevista partiu de Yonana com Senhor Lionel

Yonana.thydewa@terra.com.br