A nossa comunidade Pataxó Hãhãhãe estamos bastante triste, porque a justiça alegou o nosso direito.mas estamos resistindo a não sair das terras.

Pois recebemos um comunicado do nosso Administrador( Agnaldo Francico dos Santos).Uma citação da Policia Federal de Ilhéus, que o Juiz da Vara Federal de Vitória da Conquista acompanhados oficias da justiça no cumprimento de três eliminares de reintegração de posse nos processos 2006.33.07.003429-3,2006.33.07.0011068-1 e 2006.33.07.001066-4.

Tais processo se referem às fazendas(1)Ibirapitanga e Brasilândia, (2) Califórnia,e (3) Bonança, respectivamente, ocupada por indígena da comunidade Pataxó Hãhãhãe, situada no município de Itapetinga. Por esta razão, o comprimento da ordem judicial foi deprecado para o juiz Federal de Itapetinga.

Os oficiais de justiça irão até a areá em 07.02.07, acompanhados de policias federais desta delegacia. com objetivo de cumprir a ordem judicial.

“Mas sabemos que este reintegração é errada porque estão sendo representado por outros município, e nós somos judiciais a justiça Federal de Itabuna, pois este juiz não tem esse direito de nos tirar da terra, queremos pedir as autoridades competentes que nos ajude nesta causa,e aqueles que apóio a causa indígena para junto somar força para solucionar a nossa questão da nossa terra.Pois o que a justiça brasileiro estão fazendo com nós um grande desrespeito com índio, não estão respeitando a nossa lei, mas isso não nós fraque se porque tem Tupã ( Deus)pra nos guiar.
Cacique; Nailton Muniz Pataxó Hãhãhãe.”

Yonana Pataxó Hãhãhãe
yonana@indiosonline.org.br