A nossa comunidade Pataxó Hãhãhãe estamos bastante triste, porque a justiça alegou o nosso direito.mas estamos resistindo a não sair das terras.

Pois recebemos um comunicado do nosso Administrador( Agnaldo Francico dos Santos).Uma citação da Policia Federal de Ilhéus, que o Juiz da Vara Federal de Vitória da Conquista acompanhados oficias da justiça no cumprimento de três eliminares de reintegração de posse nos processos 2006.33.07.003429-3,2006.33.07.0011068-1 e 2006.33.07.001066-4.

Tais processo se referem às fazendas(1)Ibirapitanga e Brasilândia, (2) Califórnia,e (3) Bonança, respectivamente, ocupada por indígena da comunidade Pataxó Hãhãhãe, situada no município de Itapetinga. Por esta razão, o comprimento da ordem judicial foi deprecado para o juiz Federal de Itapetinga.

Os oficiais de justiça irão até a areá em 07.02.07, acompanhados de policias federais desta delegacia. com objetivo de cumprir a ordem judicial.

“Mas sabemos que este reintegração é errada porque estão sendo representado por outros município, e nós somos judiciais a justiça Federal de Itabuna, pois este juiz não tem esse direito de nos tirar da terra, queremos pedir as autoridades competentes que nos ajude nesta causa,e aqueles que apóio a causa indígena para junto somar força para solucionar a nossa questão da nossa terra.Pois o que a justiça brasileiro estão fazendo com nós um grande desrespeito com índio, não estão respeitando a nossa lei, mas isso não nós fraque se porque tem Tupã ( Deus)pra nos guiar.
Cacique; Nailton Muniz Pataxó Hãhãhãe.”

Yonana Pataxó Hãhãhãe
yonana@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. amiga eu lier a sua materia e veir alguns ponto que fala de tomare a suas tera só quero te dize que um absurdo mas continue lutando por os seu direito, faça valer os seus direitos que não dexista lute por sua terra.

  2. É TRISTE E MUITO TRISTE, VER SENTIR CASOS LAMENTAVEL COMO ESTES. ESTA INDIA GUERREIRA, VALENTE, AMIGA, MÃE. E PARTIU, PARTIU DESTA PARA MELHO, ISTO NÃO TENHO DUVIDAS, ERA UMA PESSOA BOA, EXISTE UM DITADO POPULAR A PESSOA SÓ É BOA QUANDO MORRE, MÁS ESTA QUE ESTAMOS MENSINANDO É DIFERENTE, COMO ELA E OUTRAS LIDERANÇA QUE JÁ FORAM PARA O ALEM,´FORAM PESSOAS BOAS, SER BOM NÃO É DAR AS COISAS, SER BOM EM PRIMEIRO LUGAR AMAR AO PROXIMO, LUTAR PELA MÃE TERRA (QUE É DE TODOS)E FORAM HÉROIS RESISTENTES, QUE FEZ NOSSA HISTÓRIA BRILHAR, BRILHAR PARA SEMPRE. OS NOSSOS GUERREIROS FORAM, SAMADA, DEZIDÉRIO, EUZEBIUO, CAMILO, JOÃO CLAVIN,GALDINO, JACINTO, MARIA DE CAMILO, TAM,MARIA PRETA, CARMOZINA, VELHO JÓ E OUTROS. QUE APROVEITANDO ESTA OMENAGEM A NOSSA GUERREIRA TIVE QUE LEMBRA DOS NOSSOS GUERREIROS VELHOS QUE JÁ SUBIRAM A ESCADA E ESTÁ LÁ AO LADO DE PAI ”TUPÃ’A NOSSA GUERREIRA ‘IRDA’, TENHO CERTEZA QUE ESTÃO TODOS COTENTES DE SE ENCOTRAREM, E A VIDA CONTINUA VAMOS LUTAR JUNTOS P/ QUE ESTES E OUTROS NÃO VENHA MAIS ACONTECER, POR QUE NÓS ESTAMOS SÓ PERDENDO, NÃO ESTAMOS MAIS LEVANDO VANTAGES QUANDO ESTAVA-MOS UNIDOS, (A UNIÃO FAZ A FORÇA, COM A FOÇA NÓS CRECEMOS} VOU FINALIZANDO COM UMA DOR NO CORAÇÃO A NOSSA (IRDA) ERA UMA PESSOA MUITO SIMPATICA, EU BRINCAVA MUITO COM ELA. UM ABRAÇO, JOVANILDO PATAXÓ.

  3. grande e a luta do nosso povo mas vamos venser se os brancos nos ensinor algo de valor foi ter fe em nosso senhor jesus filho do nosso rei tupã vamos venser e teremos de voltaa nossa terra com muita lutavamos retomar as nossa 54.100 hc de terra adeus

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here