aldeia kariri-xocó vem passando pelo um problema que cada vez mais esta nos afetando, que e o desmatamento de sua flora.O desmatamento vem aumentando clandestinamente de areas que devem ser preservadas e o que entristese mais e saber que indios da própria tribo contribuí, indios que através da sua falta de conhecimento e naturidade misturada com a necessidade sabem o mal que está cometendo para si proprio mais alegam que é o seu unico meio de sobrevivencia, pois temos um orgão que ajuda com este desmamento que se chama FUNAI que abandonou a nossa tribo.
O chefe do posto da FUNAI Paulo Fernandes é um inadeplente, iguinorante e inresponsável, pois é omisso com o seu cargo, pois uma de suas administraçao foi a divisão das lideraças e a mudança da sede da FUNAI para Cidade de Porto Real do Colegio que trouxe indignação e revolta dos indios Kairi-Xocó.
Com está divisão eles esquecem dos problemas de nossa comunidade e tambem que a união faz a força, pois necessitamos de força material e principalmente espiritual.
Todos os dias vemos passar carroçadas de madeiras como catinga branca, burra leitera e juazeiro ate arvores frutiferas como cajueiro, mangueira, cajaseira etc.
As lenhas são fornecidades para as panificadoras central e a JL, e para as duas ceramicas de blocos que mesmo sabendo que a lenha é clandestina se aproveita da necessidade dos indios Kariri-Xocó.
O desmatamento é percebido ao entrar na reserva indigena com os metros de lenhas na casa desses supostos lenhadore e a tristeza toma conta dos nossos corações e por isso que peçou por favor alguém nos ajude por mim, pelos meus irmãos índios, pela a minha mãe natureza, pois todos nos precisamos dela.

escrita por:
Wesley de Souza Matos e
Inucêncio Pires Filho

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Wesley e Inucencio:

    Voces estao sendo muito corajosos.
    Seria bom voces nos enviar fotos disso.
    Datas… quando começou…como esta atualmente….Saber se voces fizeram denuncia ao IBAMA, se ja encaminharam carta a FUNAI…. se ja contataram a imprensa….

  2. quero me solidarizar com os parentes,e informar que devem buscar ajuda junto ao ministério publico federal pois é de competencia do procurador local abrir investigação ou determinar abertura de inquerito,tambem o cimi local, a funai é suspeita esta comprometida e amarrada a politicos corruptos,que não querem o bem das comunidades só sabem manobrar e comrromper as lideranças serias e honestas,continuem na luta a vitoria não tarda a vir.
    oraide lakunde
    bacharelanda psicologia
    indigena.

  3. Senhores!
    Até quando, eu vos pergunto, nós Povos Indígenas, vamos precisar pedir socorro a toda humanidade contra as violências, que ao longo de vários séculos sofremos?
    O homem, nessa sua insanidade destrói a si mesmo, aos outros, e o meio em que ele vive. Nenhuma providência é tomada, no sentido de frear essa loucura. Será que o motivo das autoridades governamentais, que se julgam especialistas para resolverem nossas questões, e na verdade praticam o etnocídio, é pelo fato de não respeitarem as nossas culturas e tradições? Ou, apenas, porque não somos vistos como seres humanos, ou estão a serviço do Sistema Capitalista em nome de uma Ordem e Progresso, que satisfaz uma burguesia inescrupulosa?
    Não existe FUNAI para os indígenas, não passa de um tremendo engodo, tem unicamente funcionado como fonte de desviar recursos oriundos de organismos internacionais, impostos arrecadados, cabide de emprego para partidários, que se encontram no PODER, ( “ os verdadeiros puxa sacos” ), que não possuem um mínimo de compromisso com a nossa causa.
    A FUNAI tem sido um inimigo que dorme e acorda conosco, sempre nos vigiando para entregar-nos aos nossos algozes. Implanta discórdia, fomenta divisões internas nas aldeias, corrompe lideranças, com o único objetivo de enfraquecer-nos. Pois, não é de interesse do Sistema, que os Povos Indígenas se unam na busca dos nossos direitos constituídos.
    Peço-lhes, diante de tal situação, que repassem esse e.mail, Dessa forma estarão nos ajudando a denunciar uma prática há muito utilizada. Precisamos salvar nosso Planeta Terra, livrá-la das mãos desses malfeitores colonizadores, se desejamos para as futuras gerações uma vida digna e saudável!

    YAKUY TUPINAMBÁ

    Obs:Repassei para tds os meus contatos!

  4. Com certeza este foi um ato de extrema coragem.Porém,é preciso explicar aos indios que cometem esse tipo de atitude que isso é crime e que eles podem ser presos junto com os brancos.
    Pelo fato de estarem ajudando não sabem que podem ser enquadrados como cumplices de infratores e serem membros de uma quadrilha.
    Garanto que muitos não sabem disso.Se tiver uma pessoa instruida na aldeia que faça esse alerta a eles.Pois se fazem esse tipo de crime por dinheiro,para se sustentar ou sustentar a familia,mal eles sabem que se forem pegos pelas autoridades locais,perderam sua liberdade e o pior de tudo sua dignidade,pois serão presos.
    Mas o grito de socorro de vcs foi ouvido e com certeza o socorro chegará.
    SAUDAÇÕES AOS BRAVOS GUERREIROS

  5. Inocencio e Wesley

    A situação denuciada por voces mostra que essa situação se repete pelos quatro cantos do Brasil e que não é uma realidade exclusiva dos indios. Quando não se vê outra alternativa para sobreviver acontece desequilibrios.
    É inadimissivel um chefe da funai ter essa atitute parcial omissa diante do deflorestamento que está acontecendo na nação Kariri-Xocó, este orgão destroi as nações indigenas desde a sua criação.
    Já que a Funai não exerce seu papel, nós indios ( me considero indio apesar dá minhas raizes culturais cotidinas estejam desarticuladas neste momento, pois meus bisaavós maternos foram pegado aqui na caatinga do sertão baiano) temos que procurar alternativas e meios para que não perecemos diante deste sistema meticuloso e excludente.
    Tenho certeza que a patir deste primeiro contato no arco digital poderemos discutir colocar propostra de uma algricultura sustentável e que alimente todos de comida cultura, educação. A ferramenta internet é mais uma ferramenta na construção, projeção de uma realidade nossa. não aquela imposta por outros. Ela está nos ligando e irá promover muito mais.

    Um abraço a todos que fazem parte deste site

    Força sempre

    Hiata Anderson

  6. Bom colega a sua mteria esta mutio boa porque não podemos deixa que faça isso com natura e principalmente quando falamos do desmatamente de area indigena não podemos deixa que isso continue precisamos agir com garra e defendendo o que de vcs.gostei muito de materia continue luta que fe em deu vc vai conseguir amiga.

  7. vcs deviam falar mis e deixar fotos do q aconteceu de verdade e pq eu to fasendo um trabalho e preciso ok obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here