aldeia kariri-xocó vem passando pelo um problema que cada vez mais esta nos afetando, que e o desmatamento de sua flora.O desmatamento vem aumentando clandestinamente de areas que devem ser preservadas e o que entristese mais e saber que indios da própria tribo contribuí, indios que através da sua falta de conhecimento e naturidade misturada com a necessidade sabem o mal que está cometendo para si proprio mais alegam que é o seu unico meio de sobrevivencia, pois temos um orgão que ajuda com este desmamento que se chama FUNAI que abandonou a nossa tribo.
O chefe do posto da FUNAI Paulo Fernandes é um inadeplente, iguinorante e inresponsável, pois é omisso com o seu cargo, pois uma de suas administraçao foi a divisão das lideraças e a mudança da sede da FUNAI para Cidade de Porto Real do Colegio que trouxe indignação e revolta dos indios Kairi-Xocó.
Com está divisão eles esquecem dos problemas de nossa comunidade e tambem que a união faz a força, pois necessitamos de força material e principalmente espiritual.
Todos os dias vemos passar carroçadas de madeiras como catinga branca, burra leitera e juazeiro ate arvores frutiferas como cajueiro, mangueira, cajaseira etc.
As lenhas são fornecidades para as panificadoras central e a JL, e para as duas ceramicas de blocos que mesmo sabendo que a lenha é clandestina se aproveita da necessidade dos indios Kariri-Xocó.
O desmatamento é percebido ao entrar na reserva indigena com os metros de lenhas na casa desses supostos lenhadore e a tristeza toma conta dos nossos corações e por isso que peçou por favor alguém nos ajude por mim, pelos meus irmãos índios, pela a minha mãe natureza, pois todos nos precisamos dela.

escrita por:
Wesley de Souza Matos e
Inucêncio Pires Filho