Devidoa as poucas condições financeira e a necessidade implantar um sistema de rrigação dentro de uma propriedade para se trabalhar agricultura agro-ecologico. Veio a idéia de criar um sistema de irrigação , utilizando matérias recicláveis. Que veio a contribuir com o meio ambiente.

Esse sistema de irrigação vem funcionando há dois anos . E se adapta a quase todo tipo de agricultura , principalmente no cultivo de hortaliças. Devido sua molhação ser de leve impacto no solo.

Pelo seu baixo custo de implantação , pela utilização de matérias de sucatas e também de algumas peças que se encontram em casas de comercio, há um valor mínimo.É próprio para se instalar em pequenas hortas comunitárias, escolas e agricultura familiar. Porém com disponibilidade de água.

Se for colocar um sistema convencional de irrigação dentro de uma pequena propriedade o custo é alto.Como o custo elevado, muitas vezes impossibilita o pequeno agricultor de custear ou seja de implantar o método de irrigação convencional!

Então muitos matérias que a gente associa como lixo e que vam para no meio ambiente pode ser transformado ou seja reciclado, criando a partir deles idéias que traga alguns benefícios ao próprio pequeno agricultor e também ao meio ambiente que é o caso do sistema de irrigação agro-ecologico por aspersão!

Entrevistado:
Iranildo Pankararu

Matéria:
Tainá Pankararu
taina@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito Bom!!!

    Eu gostaria de aprender a fazer!! Tenho no meu quintal um pequena plantação de temperos e ervas… ajudaria muito implantar isso aqui na aldeia!!

    Gostei da idéia!

    Potyra Tê Tupinambá

  2. Prezada Tainá:

    Valeu sua materia!

    Tive a sorte de ver a eco-criatividade de Iranildo…. Por favor, Fale para ele que queremos ele participando em esperança da Terra…E que seria bom…. filmar e fotografar mais suas invenções….que escreva as coisas que partilhe as dicas….que ele é um exemplo massa! que alimenta nossa fé! Que use a net para partilhar, contagiar, estudar…Que conte com nós!

    E parabéns de novo para voces dois!!!!

  3. ficamos maravilhados por esse sistema de irrigação muito criativo valeu primo continue sempre assim!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here