NOVO veja as sementes PANKARARU

Por mais esforço que faça para mencionar a diversidade das espécies de árvores, não poderia descrever sua totalidade,nem qualidade e funções, no meio ambiente,em nossa cultura.

Para facilitar nosso trabalho no arco, necessitamos colocar algumas sementes e seus valores culturais e ambientais, definidos por seu povo indígena.

A descrição das sementes faremos todos juntos, cada arqueiro colocará em seu texto três sementes de árvore ou arbusto, seu significado, foto das sementes e das árvores que estamos se referindo, editando uma matéria no arco.
Com este trabalho colaborativo, vamos formar o sistema do colar, para futuramente criar um “Banco de Dados de Sementes”, numa WiKipédia (enciclopédia colaborativa), onde todos nós juntos construiremos o sistema.

Seria bom cada arqueiro começar colocando três sementes de sua tribo.

Aqui em Kariri-Xocó vou fazer assim:

SEMENTE DE MULUNGÚ: Esta árvore tem grande poder de regeneração.

Mesmo cortada e caida na terra, renasce com mais força. Que lição tiramos desta árvore?

quem trás essa semente no colar, tem estas qualidades do mulungú.
——————————-

SEMENTE DO ANGICO: Árvore de grande porte,

tem propriedades medicinais de combate a gripe.

Considerada também uma árvore de expansão, símbolo da prosperidade,quando amadurece a vagem, ela joga na floresta a semente aberta pelo Sol.
——————————

SEMENTE DO COITÉ: Este arbusto não cresce tanto,

mas seu fruto é quem faz o maracá, instrumento musical principal do canto e dança do toré.

Tem um cheiro forte, mas trás a força da arte do cantos e danças tradicionais, resistência de um povo.

Colabore com suas sementes!
Nhenety Kariri-Xocó.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

26 COMENTÁRIOS

  1. Me emociona enormemente ver a las semillas y su significado. Tengo dos collares con semillas o simientes de mulungú y de angico que me trajo mi hijo de nombre charrúa Tabarè del FSM en Porto Alegre.
    Cuando me siento triste,preocupada o tengo que afrontar una situaciòn dificil en diversos àmbitos de mi vida, estàn conmigo … los quiero, huebilu.

  2. Para nós indigenas tudo em nossa aldeia tem seu significdo e sua importância religiosa e com as sementes não é diferente, pois também fazem parte do nosso dis-a-dia, assim como:o cachimbo, o fumo, o barro e muitos outros que nos acompanham ao longo da nossa história no tempo…

  3. Achei esta idéia muito boa. Assim podemos trocar informações sobre algumas plantas. Na minha aldeia quanto mais resistente for a semente mais valiosa ela é, pois ela será utilizada na confecções de colares, assim podemos molhar o colar sem nos preocupar, essas sementes mais resistentes também pode servir para confecção de cortinas.

  4. na minha aldeia tem algumas sementes mas como precisa de foto nao sei como irei fazer porque nao estou na aldeia…
    mas as plantas e sementes tem muito significado…

  5. Brilhante iniciativa Nhenety, uma forma eficiente de acumular, organizar e preservar valores tradicionais. Vou sugerir uma iniciativa semelhante nas aldeias aqui de São Paulo!!!!!!Txerequeÿ um grande abraço de seu irmão de São Paulo, nosso encontro no evento da Teia de cultura e conomia solidária ficará sempre em meu coração, fique com NHANDERÚ!!!!!!!!!!!!

  6. A cultura de vcs é linda!
    Eu sou apaixonada por natureza e é muito prazeroso p/ mim saber que existem pessoas como vcs que preservam o nosso bem mais precioso, que é ELA, a nossa mãe NATUREZA!!!
    Parabéns pela cultura indígina!
    Um abraço.
    Karol Gonsales

  7. Tenho um pe de coite e faco luminarias com elas e tambem posso arrumar sementes se alguem se interessar.

  8. Sou de Itaúna – MG e não faço parte de nação indígena oficial, mas minha família admira muito todas elas. Tenho um pé de coité em casa e consegui sementes e mudas da árvore, que para mim é a mais linda árvore. quem estiver interessado nas mudas é só entrar em contato.

  9. Guanaíra, adoro o arbusto do coité e gostaria muito de conseguir sementes ou mudas. Desde já, grata, Adriana
    Ah, quando eu era pequena, na casa da minha avó em Senhora de Oliveira, também Minas Gerais, tinha um pé de coité, mas não sei o que aconteceu com ele, acho que acabou morrendo. Não sei se entendi bem, esse arbusto é indígena? Eu sempre achei que era de origem africana.

  10. Minha mãe tem 82 anos e sonhou que alguem mandava ela tomar mulungu , e eu já tinha essas sementinhas num frasco. Ela tem ERISIPELA E UM POUCO DE DEPRESSÃO.Seria chá das folhas da arvore?
    por favor um indio OU RAIZEIRO´PODERIA ME ORIENTAR. Moro em Feira de Santana – BAHIA , ABRAÇOS FRATERNOS

  11. Tenho muita adimiração pela a arvore coite e gostaria se possivel de algumas sementes para plantar na minha casa.

  12. Gostaria muito de conseguir a semente do mulungu. Ganhei hj uma muda de coité. Trabalho com plantas medicinais e ouvi falar que o coité tb seria uma planta medicinal. Alguem sabe algo a respeito? agradeço qualquer informaçao.

  13. realmente a cultura indigena é muito interessante, pois ja conheço esta arvore angico, sempre foi uma arvore apenas muita sombra e so da trabalho de varrer, pois folha bem pequeninas, não tinha noção do poder medicinal que se faz chá para gripe, conheço tambem esta coité, para nós [brancos] apenas como vasilhas, ou pote para guardar agua, conhecida como cabaço ou cuia. concordo de que a cultura indígene nada tem haver com a cultura branca, mas eu particularmente gosto muito de coisas relacionada com natural, natureza, plantas, remédios , chás, não sou muito fã de farmacia, e sim de chá caseiro. ainda vou aprender muito sobre esta cultura indigena, tenho um namorado que é indio PATAXÓ HÃHÃHÃE, Deus há de ajudar que estaremos juntos no futuro bem próximo, já esta nas mãos dele, do nosso Senhor Jesus.

  14. A semente da vida é a que renova o planeta com seus habitantes, se for Índio a nascer, ótimo,esperança de reconquistar nossas terras e preservar tanto a cultura indigena quanto preservar a natureza que isto naverdade faz parte da cultura indígena,e que cultura!
    O difícil nao é preservar a cultura entre os índios e passar de pais para filhos os costumes herdados,e sim,combater uma destruiçao do planeta ,e guerrear com os ignorantes e egoístas que buscam o poder.
    índios
    quando penso em índios …penso em preservaçao,harmonia,mas tambm muita luta e coragem.Deus os ilumina

  15. Venho por meio desta parabenizar voceis pelo lindo trabalho que vcs vem sendo feito em nossa sociedade e, pedir de humilde coração sementes da fruto “Guarana”
    desde de ja agradeço pela atenção de voceis..
    abraços..
    Rodrigo Gomes de Belém
    Abadiânia-Goiás

  16. Meu amigo, como faço para conseguir algumas sementes de coité:
    por favor me de uma dica.

    Mauricio

  17. Parabens pela iniciatina, essa semana encontrei uma árvore de coité com frutos numa fazenda antiga em Paracatu, é emocionante ver aquele fruto tao grande numa árvore pequena.Seu cheiro quando maduro se assemelha ao do cupuaçu, tenho um fruto em casa e por isso pesquisei na net e encontrei seu site, tenho tambem sementes de Copaiba conhecida como árvore do oleo que tem bastante nessa região, a época de produção de frutos é essa , jun/jul.

  18. Wilma Fernandeda s. souza( BH ),sou fassinada com esta árvore,a natureza me envaidesce.Gostaria de cultivar em um vaso grande,pois ñ tenho quintal ,seria possivel?

  19. Olá..estou interessada em comprar sementes de coité, sou professora de artes, e minha avó materna era Tapuía.Meus pais têm interesse de palntar no sítio que temos um pé de coité…
    Poderia me enviar preços , ou possívíes vendedores de sementes.
    paz e bem.

  20. Possuo um coité em meu quintal. Está linda e com frutos. Porém gostaria de saber se é do fruto que se obtém as sementes.E como fazer o plantio, vou me mudar da casa e gostaria de poder conseguir novas mudas. Qual é a maneira de obtê-las.
    Obrigada

    Patrícia

  21. tenho 47 anos sou técnico de enfermagem do trabalho ..quando criança mais ou menos 7 anos de idade ….conhecí um pé de coité ……..na fazenda de meu avo …hoje não existe mais este pé de coité …..gostaria de receber informações de como conseguir semente ou muda de coité para plantar em um pequeno sítio que possuo aqui nas minas gerais ….região do cerrado ,,,as margens do rio são francisco …região alto médio sao francisco …. obrigado espero contar com atenção de voces … as despesas de envio eu comprometo em paga -las …um abraço

  22. Olá, sou professora de uma escola municipal aqui em Contagem-MG e pretendo fazer um trabalho com meus alunos sobre origens e significados de algumas sementes para o povo indígena.
    Será que vocês poderiam me enviar algum material?
    Me email é danielle.braganca25@ig.com.br
    Muuuito obrigada!!! Conto a apoio de vcs!!!! Beijos!!!

  23. Olá, estou morando no mato grosso num sitio. Estamos reflorestando o local pois a área estava muito degradada. Fazemos mudas de nativas do cerrado e gostariamos de adquirir umpouco de sementes de coité. Será que vocês nos forneceriam? Umas 15 sementes já estava de bom tamanho. Grata, Nurit

  24. Parabenizo a todas as nações indias do Brasil.
    Quem quiser ver indios, de toda parte do Brasil, em um só lugar, é só comparecer na Festa Nacional do Indio, realizada todo mês de abril, na cidade de Bertioga, situada no litoral paulista.
    Aproveitando a oportunidade, gostaria que alguem me enviasse umas poucas sementes de pau rosa, que é uma arvore nativa da região amazônica.

    Gladstone Aguiar Duarte
    Rua Gervasio Bonavides 20
    11015-180
    Santos – est. SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here