MAPEAMENTO DOS CANDIDATOS AO VESTIBULAR INDÍGENA DA UFRR

0 22

Equipe do Sistema de Informações sobre Indígenas no Ensino Superior (Marineide Peres da Costa -ODIC, Daniel Bampi -Professor INSIKIRAN/GTI, Anabel -Aluna GTI/INSIKIRAN, Alex Barbosa dos Santos - História/UFRR, Denise Almeida - ODIC, Luiz Otávio - Coordenador do SIIES e do Curso de GTI, Alejandra - Professora INSIKIRAN/GTI

O mapeamento dos candidatos ao Vestibular Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR) é uma iniciativa do Instituto Insikiran em parceria com a Organização dos Indígenas da Cidade (ODIC), visando identificar os indígenas interessados em estudar na UFRR e divulgar informações sobre os cursos e as vagas que lhes estejam destinadas, bem como orientá-los sobre o processo seletivo para o ingresso.
Com essa iniciativa objetiva-se que os interessados obtenham informações sobre o perfil dos cursos e do profissional que se pretende com a formação, sobre o funcionamento da Universidade, as condições que lhes são disponibilizadas em termos de infra-estrutura, bem como os problemas que enfrentarão para concluir os estudos. Enfim, enseja-se oferecer uma preparação para que os candidatos indígenas ingressem no ensino superior com maiores chances de sucesso nos estudos e, ao mesmo tempo, sejam diminuídos os índices de evasão desses alunos.
As atividades de levantamento e cadastramento dos interessados estão sendo realizadas com a participação dos alunos do curso de Gestão Territorial Indígena, que desenvolvem as atividades pedagógicas do Tempo Comunitário I e II, referentes ao semestre 2011.1. Os alunos Anabel da Silva, Anderson de Souza Leocadio, Aldemir Manoel Santos de Almeida, Eduina Ângela de Castro dos Santos, Joicilina Soares Santana, Diene Azevedo Pereira, Dalisneto Alexandre da Silva e Simone Brito Ângelo são apoiados pela Organização dos Indígenas da Cidade (ODIC). Os professores Luiz Otávio Pinheiro da Cunha, Daniel Bampi Rosar e Maria Alejandra Rosales Vera Barbosa realizam a orientação e acompamham esta atividade pedagógica, que faz parte da inserção sociopolítica dos cursistas no contexto das Organizações e Comunidades Indígenas (Tempo Comunitário I) e a realização de um diagnóstico em grupo, a partir da realidade do aluno e em articulação com uma organização indígena (Tempo comunitário II).
Inicialmente, o mapeamento vem sendo realizado nos bairros de Boa Vista, mas está previsto também para as comunidades indígenas, com vistas a demonstrarem seu interesse e demanda. Todos os alunos do Instituto Insikiran, inclusive os da Licenciatura Intercultural, podem colaborar no mapeamento, basta que procurem os responsáveis pela iniciativa para conseguir formulário para cadastramento dos interessados. Este formulário também está disponível no site do Instituto Insikiran (www.ufrr.br/insikiran.br).
Os dados do mapeamento ficarão sob a responsabilidade da equipe do Projeto Insikiran – SIIES (Sistema de Informação sobre Indígenas no Ensino Superior), que tem o propósito levantar e sistematizar informações sobre as demandas, bem como sobre as condições de acesso e permanência dos indígenas de Roraima no ensino superior, de modo a contribuir para que a UFRR defina e consolide políticas, estratégias e ações voltadas para garantir a conclusão com sucesso dos estudos destes alunos.
O Projeto Insikiran – SIIES é executado conjuntamente pelo Instituto Insikiran e a ODIC, com o apoio da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e colaboração das organizações indígenas (ALIDCIRR, APIRR, APITSM, CIR, COPING, TWM e SODIUR) e outros parceiros, como é o caso da DIEI/SECD-RR. A Equipe Responsável pelo projeto está composta pelos seguintes membros: prof. Luiz Otávio Pinheiro da Cunha (Coordenador), prof. Daniel Bampi Rosar, Marineide Peres da Costa e Alex Barbosa.

Projeto Insikiran – SIIES (Sistema de Informação sobe Indígenas no Ensino Superior)
Informações:
Cel: (95) 9137-6133 ou 8119-5229
E-mail: alunosindigenas@insikiran.ufrr.br

Indígena Makuxi - Raposa Serra do Sol; Acadêmico de História; Militante de Movimentos e Organizações Indígenas: OPIRR< CIR< ODIC< APIRR "Pode até Calar um Índio, Mais a Nação se levanta para Gritar" Alex Makuxi

Artigos similares

0 181

0 152

SEM COMENTÁRIOS

Partilhe um comentário