Desde terça feira que nós Pataxó Hãhãhãe estamos em Salvador no DSEI, para requerer os nossos direitos que está sendo negado. A comunidade Hoje está sofrendo bastante por falta de assintência do órgão. A cometiva Pataxó Hãhãhãe está reivindicando, dizendo para o órgão que pessoas estã morrendo por falta de assintêcia e o mesmo está fazendo de conta, ou seja, está fazendo as coisas simples de resolver em dificuldades.
Na madrugada de hoje uma senhora índigena veio a óbito, na aldeia de Água Vermelha, no municipio de Pau BRasil, aonde convive o nosso povo, durante a semana falamos para o SESAI, que pessoas estão morrendo por omissão do orgão. a saúde está terrivel. todas as pessoas que estão precisando de atendimento emergencial está padecendo e simplesmente dizem que é culpa da burocracia que o próprio governo cria.
Diante do exposto nos Pataxó estamo decedidos a só voltar para a aldeia depois que tivermo uma garantia concreta de nossas reivindicações, que é transporte, remédios, exames de média e alto complexidade, além de melhorar a estrutura do postos de saúde que se encontram em ruinas o que também tem dificultado o trabalho da equipe do PSFI.

Fizeram umas proposta do que é viavel pelo o SESAI, aceitamos por que é catater de emergência, porém achamos muito vago, eles assinaram o documentos prometendo amenizar a situação, apartir da proxima semana. Nós indigenas desacreditamos, queremos algo concreto, pois já fomos enganadas várias vezes com documentos dado pelo órgão de promessa de execução que na pratica não funcionou.

Diante do expoto, eles além de dificultar o atendimento na báse, tende a cansar nós lideranças, mesmo com os palavriados, usando vocabulário dificil de compreenção, sentimos que querem nos enrolar e ganhar mais tempo.

Estamos muito triste por vim resolver questão de saúde e recebermos a noticias que morreu uma parente de forma desumana, o suas requisição de exames se encontra engavetado, ela morreu na experança de fazer esse exame, que talves se tivessem feito a tempo teria salvo a sua vida. Dessa mesma forma é a situação de muito indigenas de nosso país, que estão sofrendo as piores injustiças.

Daremos mais informação no site no periodo da tarde de hoje, caso alguém deseja falar com nosco para mais informações ligue para nós Tel. 73 81771655. Pedimos que nos ajude a divulgar. e que provoque ao poderes publicos que nos atenda a nossa reivindicações.

FOTOS DA NOSSA LUTA E DIFICULDADES:

COMUNIDADE PATAXÓ HÃHÃHÃE

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

8 COMENTÁRIOS

  1. já que esta nessa luta pela a saúde parente tem traz com algum objetivo para nossa comunidade ,pq hoje morre uma parente por falta de exame ,como vai fica esta situação do nosso povos , parente vamos ser forte na recistencia
    deixa luta é do cansado que tupã vai no ajuda , eu queria esta ai !

  2. parentes estamos com vocês tenha fé ,vces vai conseguir,pai tupã, estar vendo todas as dificuldades.

  3. ATÉ QUANDO VAMOS TER QUE CONVIVER COM TANTO SOFRIMENTO, COM PESSOAS QUE DIZEM ZELAR PELOS INDIOS, MAS QUE NA VERDADE SÓ QUEREM ENRIQUECER AS NOSSAS CUSTAS, É O CASO DOS FUNCIONARIOS DA FUNASA QUE PRESTAM SERVIÇO AOS INDIGENAS, É CLARO QUE NÃO SÃO TODOS, AINDA RESTA ALGUNS QUE CUMPREM SEUS SERVIÇOS COM DIGNIDADE, MAS OUTROS LAMENTAVELMENTE USAM A FRASE: “SOU CONCURSADO”
    MAS QUE PAÍS É ESSE? CADE O MINISTERIO PUBLICO PARA INVESTIGAR TANTO DESVIO DE VERBAS PUBLICAS NO DSEI/BA, MAS É ISSO MESMO CACIQUE, LUTE PELO SEU POVO SUAS LAGRIMAS É APENAS UM SINAL DA SUA FORÇA E DETERMINAÇÃO DE LUTA PELOS DIREITOS DA SUA COMUNIDADE.

  4. Os Pataxo estão indo para Brasilia para denunciar descasos similares a aqueles que voces hahahe estão sofrendo. Pelos comentários na listas de emails, na matérias, nas visitas nas aldeias, nos relatórios, nos informes… Estes desrespeitos com a SAUDE e para deixar tudo mundo DOENTE! Como disse o Cacique Akanawan “…Tantos desvios com verbas públicas…” é de enfermar e ate matar os cidadãos descentes.

    Aqui continuamos com a divulgação internacional.
    Por gentileza, passem o NOME da PESSOA de máxima responsabilidade daqui da Bahia…. e endereço para que as ONGS Internacionais possam enviar cartas… E se tiverem os emails dos responsáveis… Compartilhem para a gente poder se comunicar com os mesmos.
    Grato. Sempre pela Justiça!

  5. um abraço de solidariedade!

    Parentes é dificil a situação, mais tupã está com vocês não desanimem a luta é grande mais a vitoria é maior,um dia nós indios vamos olhar p/ trás e vamos ver o quanto houve luta,o quanto houve lagrimas,mais estaremos firmes resistindo.um dia seremos nós os protagonista da nossa historia,seremos nós que decidiremos o que fazer com os recursos da funai, da sesai, e dai por diante.mais em quanto isso nós aqui no ceará cantamos a seguinte canção: mais quem deu esse nó não soube dá(bis) esse nó ta dado eu dizato já,oi desenrola essas correntes e deixa os indios trabalhar(bis).

  6. Sou solidária a luta de todos vocês indígenas, seja qual fot a etnia, pois o que vejo é um tratamento injusto, massacrante, discriminador contra vocês seja na Saúde, na Educação, na Segurança Pública, de um modo geral.
    É preciso lutar, meus queridos índios, pois vivemos num país injusto, em que a grande maioria está na mais extrema miséria e só uma minoria detém do que há de melhor.
    Chega de sermos explorados! E a exploração e enganação contra vocês já ultrapassa os mais de 500 anos de colonização pportuguesa.
    Vamos dar um basta nessa situação e exigir respeito, decência, compromisso, direitos que a própria Constituição Brasileira nos assegura, ou ela é só mais um monte de leis do faz de conta?
    Contem comigo na luta. Desistir, jamais!
    Grande abraço, Nelma Pimenta.

  7. NO AMAZONA A SESAI É UMA PORCARIA,SÓ É UMA FAIXADA SÓ PARA ENGANR OS INDIOS,TEMSO MUITO NOSSO PARENTE ESTÃO MORRENDOPELA FALTA DE ATENDEIMENTO DE SAUDE.NÃO TEM REMEDIO,NÃO TEM DISEL PARA TRANSPORTE DE PACIENTE DA ALDEIA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here