Desde terça feira que nós Pataxó Hãhãhãe estamos em Salvador no DSEI, para requerer os nossos direitos que está sendo negado. A comunidade Hoje está sofrendo bastante por falta de assintência do órgão. A cometiva Pataxó Hãhãhãe está reivindicando, dizendo para o órgão que pessoas estã morrendo por falta de assintêcia e o mesmo está fazendo de conta, ou seja, está fazendo as coisas simples de resolver em dificuldades.
Na madrugada de hoje uma senhora índigena veio a óbito, na aldeia de Água Vermelha, no municipio de Pau BRasil, aonde convive o nosso povo, durante a semana falamos para o SESAI, que pessoas estão morrendo por omissão do orgão. a saúde está terrivel. todas as pessoas que estão precisando de atendimento emergencial está padecendo e simplesmente dizem que é culpa da burocracia que o próprio governo cria.
Diante do exposto nos Pataxó estamo decedidos a só voltar para a aldeia depois que tivermo uma garantia concreta de nossas reivindicações, que é transporte, remédios, exames de média e alto complexidade, além de melhorar a estrutura do postos de saúde que se encontram em ruinas o que também tem dificultado o trabalho da equipe do PSFI.

Fizeram umas proposta do que é viavel pelo o SESAI, aceitamos por que é catater de emergência, porém achamos muito vago, eles assinaram o documentos prometendo amenizar a situação, apartir da proxima semana. Nós indigenas desacreditamos, queremos algo concreto, pois já fomos enganadas várias vezes com documentos dado pelo órgão de promessa de execução que na pratica não funcionou.

Diante do expoto, eles além de dificultar o atendimento na báse, tende a cansar nós lideranças, mesmo com os palavriados, usando vocabulário dificil de compreenção, sentimos que querem nos enrolar e ganhar mais tempo.

Estamos muito triste por vim resolver questão de saúde e recebermos a noticias que morreu uma parente de forma desumana, o suas requisição de exames se encontra engavetado, ela morreu na experança de fazer esse exame, que talves se tivessem feito a tempo teria salvo a sua vida. Dessa mesma forma é a situação de muito indigenas de nosso país, que estão sofrendo as piores injustiças.

Daremos mais informação no site no periodo da tarde de hoje, caso alguém deseja falar com nosco para mais informações ligue para nós Tel. 73 81771655. Pedimos que nos ajude a divulgar. e que provoque ao poderes publicos que nos atenda a nossa reivindicações.

FOTOS DA NOSSA LUTA E DIFICULDADES:

COMUNIDADE PATAXÓ HÃHÃHÃE