Atenção meus queridos índios on Line!! Este texto é para você!!!

É preciso valorizar quem nos valoriza. Na vida aprendemos a dar valor a muitas coisas, mas a pergunta que eu faço é: aquilo que a gente valoriza, tem nos valorizado também? Trás algum benefício para mim?

Você sabe que Índios on line é um projeto…. na verdade ele é mais que um projeto, ele é um MOVIMENTO SOCIAL, um MOVIMENTO SOCIAL INDÍGENA.

Voltando… Índios on Line é um movimento que possibilita aos índios contar suas histórias, fazer denúncias, expor com a suas próprias palavras, sem interlocutores, suas problemáticas e seu modo de ver as coisas e os problemas que nos afligem. É abrir as portas do mundo através da Internet. As informações que nunca chegariam às aldeias chegam num clicar do mause.

Índios on line possibilita a nós indígenas o conhecimento, o contato com pessoas que nunca poderíamos ter se não fosse a Internet e o contato entre os próprios indígenas que são muitos nesse brasilzão.

É preciso ter consciência disso!!!! Da importância que é ter acesso a essas informações quando muitos de nossos parentes não têm acesso a nada.

Você Índio on line é importante para a sua Comunidade!
Você Índio on line pode mudar muita coisa em sua Comunidade!

Você Índio on line pode levar projetos para a melhora da sua Comunidade! Pode tantas coisas… fazer denuncias, intercambio culturais…

E como é que eu faço isso? Você pode estar se perguntando… e eu respondo: PARTICIPANDO… FAZENDO PARTE MESMO!!!

Ao você fazer uma matéria, seja ela uma história contando algo do dia-dia e postar no portal, muitas pessoas podem ler sua matéria. Elas vão ficar sabendo do que se passa em sua aldeia. Alguém pode se sensibilizar e querer ajudar de alguma forma… alguém que tinha um preconceito e pode aprender a não ter ao ler sua matéria ou assistir seu vídeo…

Se você fizer uma denúncia e postar no site, da mesma forma várias pessoas vão saber do problema em sua aldeia e quem sabe até a autoridade que pode resolver a situação.

Ao entrar por exemplo no site das secretarias (cultura, educação, saúde….) ou no site do MINC, MMA. MDA ou do MEC você encontra muitos editais para projetos que poderiam ser implantados na aldeia. É só ter uma associação (depois vou escrever como fundar uma associação), criatividade e boa vontade!!

Parentes!!! Eu ficaria aqui enumerando várias e várias coisas que você como índio on line estaria fazendo.

Eu acho que o primeiro passo nisso tudo é você ter consciência da sua importância! É você ter o compromisso social com o seu povo! Você é um privilegiado, está tendo esta oportunidade e por favor abrace ela! O seu povo precisa de você!

Quando eu me desespero e penso em largar tudo, eu penso naquele índio que ta lá na mata sem nem saber que existe internet, mas sei que com os meus atos posso influenciar positivamente a vida dele.

Meus parente!!! Pensem nisso que eu “disse”! Ajude a sua Comunidade! Vamos fazer a rede se movimentar… pescar e trazer bons frutos!

Um abraço, sempre a disposição
Potyra Tê Tupinambá

potyratupinamba@indiosonline.og.r

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Excelente apelo, Ivana!! Com certeza o seu clamor fará a massa indígena se movimentar em direção ao melhor às suas comunidades. Continue jogando duro, Ivana!!! Ione Cardoso

  2. Bom minha parenta Potyra Tê, essas suas palavras são realmente do fundo de sua alma, onde vc expõe o sentimento de ser militante social indígena, e isso me faz lembrar uma historia que os indios mais velhos Pankararu sempre contam pra nós, é a historia do Juriti…
    O jutiti é um passaro, que em mais um dia de intenso sol na caatinga, ocorreu um incendio, e o Juriti ia até o rio e enchia seu bico de água e voltava para guspir a agua no incendio, e assim sussecivamente, até que o Calango perguntou. Juriti vc acha que desse geito vc vai apagar o fogo, na caatinga?
    E o Juriti respondeu, não sei se vou apagar mas eu estou fazendo minha parte, e se todos os animais da caatinga fizer o mesmo, com certeza o fogo apagaremos!!!
    Então essa é a visão dos mais velhos Pankararu, se cada um de nós fizermos a nossa parte, com certeza construiremos um mundo melhor para nós povos indigenas!!!

  3. Ivana,é esse o espirito de luta que temos que ter sempre!!!!!!!!!
    Senti que tu és uma guerreira de marca maior, assim como todos que pegaram esta bandeira como objetivo,sempre em favor de nossos povos originários!!!!!!!!1
    conte comigo, posso ser peguena de tamanho, mas meu espirito é gigante, quando se trata de nossos povos!!!!!!!!É um amor incondicional!!!!!!!!

  4. Parabéns Potyra pelo esclarecimento do uso e da força deste projeto e movimento , que todos os povos indígenas sigam seu exemplo e façam uso deste instrumento tão importante e precioso que esta sendo disponibilizado a vcs. Isto é uma tela aberta para o mundo , e sabendo usar , muitasconquistas podem ser geradas atrves dele. Expetacular , sua disposição e conciência sobre o projeto !!! Parabéns !!!!

  5. è mesmo!!! voçè concretizò com as palavras o futuro de voçèis!!! voçèis todos sào pessoas que estào construindo um futuro de paz para os filhos, que bom!!!

  6. Muito importante este depoimento da Potyra, como também a história dos anciãos Pankararu. A Internet é uma grande porta para dar início à união dos índios. Ela pode começar virtual, mas um dia, não muito distante, espero, ela será real. Há que se ter uma consciência disso. Um graveto se quebra fácil; dois gravetos, também; três já exige mais força; e dez gravetos juntos já não se quebra. Quanto mais os índios se unirem, um dia se formará não várias nações indígenas, mas uma forte e altaneira nação indígena, com todas as etnias se dando as mãos e, portanto, impossível de ser quebrada! Por isso, como o juriti, todos teem que fazer sua parte, olhando para um futuro onde a voz dos povos indígenas será ouvida e respeitada.

  7. Lindo esse depoimento, Ivana, vc é uma guerreira que cresce na autoafirmação étnica a cada dia, me sinto muito feliz por ter acompanhado sua trajetória! Estamos na luta, juntos…Bjos a todos Ana Paz

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here