Atualmente no Brasil, nós povos indígenas vivemos em intensa pressão, seja por partes de fazendeiros que contratam jagunços para nos perseguir, ou mesmo pelo governo que tem outras formas de nos perseguir “uma perseguição regularizada por ele mesmo”.

Na Bahia as lideranças indígenas vêm recebendo acusações injustas. Aliás, não só acusação tem prisões também. Em Roraima a Raposa Serra do Sol, não foi diferente, mais de trinta anos de lutas dos povos indígenas até conseguirem ter nossas Terras demarcadas. Mais isso não é tudo: o governador atual, por que se reelegeu, disse: que a Raposa Serra do Sol, se transformaria em um zoológico humano. O finado governador, Ottomar de Souza Pinto, chegou a declarar luto quando a Raposa Serra do Sol, foi homologada. No mato Grosso, as Terras dos Povos indígenas de lá nunca forma demarcadas.

Somos tratados de forma diferente de outros cidadões, não é de hoje, é desde as invasões de nossa Terra(BRASIL) , que sofremos injustiça. Mais sobrevivemos, mesmo assim, de quatro anos muda de governos, mais o resto continua o mesmo. A saúde em nossas aldeias, está complicada, prova disso a denúncia que as lideranças fizeram a COIAB, sobre o DSEI-MANAUS, Na Educação não é Diferente, as escolas que aqui na Raposa Serra do Sol se diz “ESTADUAIS” são construídas e muitas vezes mantidas por nós mesmo, assim também os postos de saúde.

Quando nos mobilizamos para reclamar, ou denunciar, somos taxados de formadores de quadrilhas, e mandam a polícia ao nosso encontro. Foi assim, que aconteceu com as lideranças Tupinambás. Nosso direito a Terra é Constitucional, mais não é cumprido. Vivemos em um país democráticos, mais somos obrigados a votar em pessoas que não fazem quase nada, ou mesmo nada por nós. Aí vão se perguntar, e por que não votam no pessoal que represente vocês? Tentamos, mais nossas lideranças que lutam pelo povo, são perseguidos e muitas vezes mortos. Nos programas do Governo federal, que passam nos canais te TV, é uma maravilha: transporte escolar,para todos os que moram longe da Escola, é pra nós não chegou, temos que ir andando, muitas das vezes sentar no chão, escrever no papelão.

Não sei ser brasileiro é merecer esse tratamento, só sei que o descaso com as questões indígenas é visíveis, só não ver quem não quer. Taí na frente dos olhos: hidelétrica de Belo Monte é Suicídio!!! Não demarcar nossas Terras é Inconstitucional !!!, prender as lideranças que lutam por uma melhoria de seus Povos, é falta de Respeito !!!, Bom e o que é que não é falta de respeito ?? Quem liga pra isso é só nós mesmo: Os povos Indígenas. Então é por isso que mesmos com, prisões, mortes, ameaças, discriminação e preconceito, nós vamos continuar nossa luta. Vamos continuar até o fim, e eu digo, o fim está muito longe, mais nós somos fortes o suficiente.

Alex Makuxi – Raposa Serra do Sol

As fotos postadas nessa matérias são tiradas do próprio site indios on line.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Indígena Makuxi - Raposa Serra do Sol; Acadêmico de História; Militante de Movimentos e Organizações Indígenas: OPIRR< CIR< ODIC< APIRR "Pode até Calar um Índio, Mais a Nação se levanta para Gritar" Alex Makuxi

3 COMENTÁRIOS

  1. estou fazendo licenciatura plena em história e minha monografia vai ser sobre a cultura indigena
    se vcs tiver algum para mim ajudar ficarei muito grata

  2. estou muito triste mesmo com a situação referente a minha a nossa cacique maria valdelice amaral de jesus que foi presa injustamente e até agora não tomaram as providencias cabíveis ok? isto é uma grande vergonha para o governo brasileiro que criaram uma lei apoiando nós indígenas e agora usa a própia lei para nos perseguir como animais selvagens ok? e só procura o povo indígena nas épocas de eleição para que os mesmo quando eleito volta a nos massacrar nos causando uma tremenda injustiça mesmo ok? mais espero que pelo ao nenos alguem possa tomar as devidas providencias libertando nossa cacique tupinambá de olivença que é maria valdelice ok? e quanto a mim sou um simples indio tupinambá-jaguarí que cuja aldeia não mais existe por motivos de perseguição e nortes para tomar as terras ok? eo mesmo tem acontecido com meus parentes tupinambás de olivença ok? mais eu não estou aceitando isto e não aceito mesmo pois nós indígenas somos a cara do brasil e queremos respeito e dignidade se é que ainda tem no brasil ok? cadê a chamada constituição que não faz nada e onde jogaram o nosso estatuto indígena que nos reguarda diante da lei ok? eu não vou ficar calado enquanto eu não ver minha cacique sendo liberta ok? eo mais eu deixo meu grande abraço a todos meus parentes tupinambás de olivença———-avante povo tupinambá pois nós não estamos só tupã está do nosso lado ok?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here