Atualmente no Brasil, nós povos indígenas vivemos em intensa pressão, seja por partes de fazendeiros que contratam jagunços para nos perseguir, ou mesmo pelo governo que tem outras formas de nos perseguir “uma perseguição regularizada por ele mesmo”.

Na Bahia as lideranças indígenas vêm recebendo acusações injustas. Aliás, não só acusação tem prisões também. Em Roraima a Raposa Serra do Sol, não foi diferente, mais de trinta anos de lutas dos povos indígenas até conseguirem ter nossas Terras demarcadas. Mais isso não é tudo: o governador atual, por que se reelegeu, disse: que a Raposa Serra do Sol, se transformaria em um zoológico humano. O finado governador, Ottomar de Souza Pinto, chegou a declarar luto quando a Raposa Serra do Sol, foi homologada. No mato Grosso, as Terras dos Povos indígenas de lá nunca forma demarcadas.

Somos tratados de forma diferente de outros cidadões, não é de hoje, é desde as invasões de nossa Terra(BRASIL) , que sofremos injustiça. Mais sobrevivemos, mesmo assim, de quatro anos muda de governos, mais o resto continua o mesmo. A saúde em nossas aldeias, está complicada, prova disso a denúncia que as lideranças fizeram a COIAB, sobre o DSEI-MANAUS, Na Educação não é Diferente, as escolas que aqui na Raposa Serra do Sol se diz “ESTADUAIS” são construídas e muitas vezes mantidas por nós mesmo, assim também os postos de saúde.

Quando nos mobilizamos para reclamar, ou denunciar, somos taxados de formadores de quadrilhas, e mandam a polícia ao nosso encontro. Foi assim, que aconteceu com as lideranças Tupinambás. Nosso direito a Terra é Constitucional, mais não é cumprido. Vivemos em um país democráticos, mais somos obrigados a votar em pessoas que não fazem quase nada, ou mesmo nada por nós. Aí vão se perguntar, e por que não votam no pessoal que represente vocês? Tentamos, mais nossas lideranças que lutam pelo povo, são perseguidos e muitas vezes mortos. Nos programas do Governo federal, que passam nos canais te TV, é uma maravilha: transporte escolar,para todos os que moram longe da Escola, é pra nós não chegou, temos que ir andando, muitas das vezes sentar no chão, escrever no papelão.

Não sei ser brasileiro é merecer esse tratamento, só sei que o descaso com as questões indígenas é visíveis, só não ver quem não quer. Taí na frente dos olhos: hidelétrica de Belo Monte é Suicídio!!! Não demarcar nossas Terras é Inconstitucional !!!, prender as lideranças que lutam por uma melhoria de seus Povos, é falta de Respeito !!!, Bom e o que é que não é falta de respeito ?? Quem liga pra isso é só nós mesmo: Os povos Indígenas. Então é por isso que mesmos com, prisões, mortes, ameaças, discriminação e preconceito, nós vamos continuar nossa luta. Vamos continuar até o fim, e eu digo, o fim está muito longe, mais nós somos fortes o suficiente.

Alex Makuxi – Raposa Serra do Sol

As fotos postadas nessa matérias são tiradas do próprio site indios on line.