Nos dias 25 a 27 deste mês a Universidade Federal de Roraima, por meio do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena esteve Promovenvo o Seminário Nacional de Educação Superior Indígena e o XV Seminário Estadual de Formação Superior Indígena de Roraima. Contou com aproximadamente 500 pessoas de diversas instituições de Ensino, lideranças, acadêmicos e profissionais indígenas . O tema do seminário foi : “Consolidando uma política nacional de educação superior indígena” . Entre as pessoas que estavam presentes, tivemos André Luiz de Figueredo Lázaro da SECAD/MEC , Maria Helena de Souza Fialho da FUNAI, Rita Gomes Potiguara da UECE/CNE, Francisca Novantino “Chiquinha Pareci” da CNPI/CEEEI/MT, Gersém Baniwa e mais alunos de Diversas Instituições. Entre as discursões do Seminário vale citar : Diretrizes da Licenciatura Intercultural, Formação Superior em Gestão Territorial Indígena, Ações Afirmativas e o Acesso de Indígenas no Ensino Superior , Responsabilidades Institucionais de Financiamento, Novas demandas de Cursos Superiores para Indígenas e Demandas Indígenas para Pós Graduação. O seminário teve aconteceu no prédio do Programa de pós graduações em Recursos Naturais-PRONAT-UFRR, e teve o encerramento na Comunidade Indígena Taba Lascada a 30 quilometros de Boa Vista. No encerramento tivemos dança, comidas, e bebidas tradicionais.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Indígena Makuxi - Raposa Serra do Sol; Acadêmico de História; Militante de Movimentos e Organizações Indígenas: OPIRR< CIR< ODIC< APIRR "Pode até Calar um Índio, Mais a Nação se levanta para Gritar" Alex Makuxi

3 COMENTÁRIOS

  1. Estamos na luta , para que seja aprovado a categoria professor indígena, que para isso teremos que ter uma formação especifica, ja pressionamos o governo do estado e ja temos varios indígenas de diversos povos de Pernambuco cursando, e estamos aguardando a especialização, já que a maioria de nós temos uma graduação comum, ou seja , temos a formação comum aos não índios! e como estamos lutando para efitivação ou um concurso especifico, pois ja lutamos tanto para quer nossos professores sejam indígenas , que é garantido na constituição federal, que nos dar direito a uma organização propria e especifica! pois ja estamos ha praticamente 8 anos a frente da formação dos nossos jovens,crianças e adultos! Então é isso aí Alex Makuxi! Vamos tomar as rédeas da situação, e lutar por nossos direitos!

    Um grande abraço irmão!

  2. Com certeza avançamos muito desde os primeiros passos dessa grande luta..e cada vez mais, vamos consolidar e fortalecer essa caminhada!!!

    É isso aí, sempre lutando por uma educação de qualidade e diferenciada para os povos indígenas, não somente de Roraima, mas de todo Brasil!!!

    “A luta é contínua”

  3. parabéns pela publicidade,roraima precisa ser divulgada,principalmente na area indigena.sou macuxi e me orgulho muito disso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here