dsc01218

Ocorreu de 18 a 21 de Novembro de 2009, na Cinemateca Brasileira em São Paulo, o SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO FÓRUM DA CULTURA DIGITAL BRASILEIRA. Esse seminário teve a participação de muitas pessoas envolvidas com a cultura digital, entre elas estavam José Luiz Ribeiro Filho (Diretor de Serviços e Soluções da RNP), Sérgio Amadeu da Silveira (Sociólogo e professor da Faculdade Casper Libero), Diogo Moyses (Curador do eixo Infraestrutura do Fórum da Cultura Digital Brasileira), Antônio Carlos dos Santos Silva, o TC (Casa de Cultura Tainã), esse participaram da primeir mesa do evento.

Na segunda mesa estavam Angela Bettencourt (Fundação Biblioteca Nacional),
Pedro Puntoni (Brasiliana– projeto de acervo digital da USP), Dalton Martins (Coordenador de tecnologia social do Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária Weblab), Geber Ramalho (Games, interfaces e acervos – UFPE), Jomar Silva (Padrões e protocolos – ODF Alliance).

Terceira mesa Patrícia Canetti (Artista digital, criadora do Canal Contemporâneo e representante de arte digital no CNPC), Giselle Beiguelman (Professora da PUC-SP e diretora artística do Prêmio Sérgio Motta), Pau Alsina (Pesquisadora da Universidade Aberta da Catalunã, na Espanha), Laymert Garcia dos Santos (Sociólogo da UNICAMP), André Vallias (Poeta e produtor de mídia interativa).

Quarta mesa Jean Burgess (Pesquisadora da Universidade de Queensland, na Austrália, e co-autora do livro “Youtube a Revolução Digital), Ivana Bentes (Professora da UFRJ), Alex Primo (Professor da UFRGS), Anápuaká Muniz (Web Brasil Indígena), Jamie King (Steal This Film).

Quinta mesa Daniel Granados (Producciones Doradas, de Barcelona), Pablo Capilé (Circuito Fora do Eixo), Ladislaw Dowbor (Economista e professor da PUC-SP), (Professor de direito da FGV-Rio), Juliana Nolasco (Coordenação de Economia da Cultura – MinC).

Sexta mesa Raquel Rennó (Pesquisadora de arte digital e integrante da Associação Cultural de Projetos em Cultura Digital ZZZinc, de Barcelona), David Sasaki (Diretor do Rising Voices), Ivo Corrêa (Responsável pelas políticas públicas e governamentais da Google Brasil), Alfredo Manevy (Secretário executivo do Ministério da Cultura), Amelia Andersdotter (Membro do Partido Pirata Sueco).

dsc01223

Além das mesas de discussões, o Seminário teve plenárias de deliberação sobre os cinco eixos temáticos do fórum: comunicação, memória, arte, infra estrutura, economia. Onde foi redigida uma carta proposta de uma política pública para o país, e foi entregue no ato de encerramento do seminário ao Ministro da Cultura, Juca Ferreira.