Deise Mari – Pankararu
“Esse projeto dos indos on line foi um grande avanço para nos indígenas pois estamos quebrando várias barreiras, onde a tecnologia é para todos.
É através dos índios on line, que conseguimos nos comunicar com pessoas de outras nações indígenas que estão muito longe mas que acabam fincando tão perto que parece que estão aqui do nosso lado.Não sei como vai ser daqui pra frente,mas tenho absolta certa que vai mudar nossas vidas.”

Edcarlos – Pankararu
“Sem conexão – Antes vários jovens indígenas Pankararu não tinham onde acessar os conteúdos referentes à situação dos seus parentes que ainda vive na Aldeia Brejo dos Padres – PE, apenas 7,5% tem computador em casa com acesso a Internet. Pois o monopólio vem crescendo bruscamente, as tecnologias avançadas cada vez mais cara, no entanto por questões financeiras, alguns grupos sociais não têm acesso a Internet. Não por falta de Lan House, mais por falta de recursos e investimento na cultural digital para a classe trabalhadora.
Antigamente essa mesma classe não tinha telefone residencial, pois esse luxo na época era para poucos, somente a elite obtinha essa tecnologia.
A realidade de hoje já mudou, pois o telefone chegou até a classe social mais carente, no entanto ainda estão passando por dificuldades por que a grande margem do índice de trabalhadores fora do mercado de trabalho cresce cada vez mais, com isso mal tem dinheiro para pagar os tributos.
Agora o telefone não é muito utilizado como antes, as Internet vêm para complementar ou até mesmo substituir o telefone.
Com conexão – Depois que foi implantado o ponto Índios On Line na Ong. Ação Cultural Indigena Pankararu no Real Parque Morumbi – SP, os ânimos mudaram, pois agora os jovens que não tinham acesso a Internet, podem desfrutar agora dessa oportunidade de está on line, fazendo troca de informações com os parentes Pankararu e demais aldeias que estão conectados em rede, fazendo assim valer a troca inter cultural e fortalecendo a cultura indigena.
Os jovens agora podem usar esse espaço para se expressar, colocando seus sentimentos, matérias referente ao dia-a-dia dos pankararu aqui nesta selva de pedra chamada São Paulo.
Esperamos para um futuro próximo que todos os Indígenas do Brasil estejam todos conectados na rede, para unirmos nossas forças contras os genocidas e etnocidas.
Temos que nos apossarmos das tecnologias que estão ao nosso alcance, para nos defender, absorvendo tudo que os não-índios tem de bom e deixando os que eles tem de ruim para eles mesmo, embora não seja de uma forma geral, porque por mais que sofremos no passado, ainda tem “brancos” que nos ajudam e muito.”

Marcos – Pankararu
“A vida nos oferece momentos, que às vezes nem agente mesmo acredita. O medo nos deixa em capaz de lutar pelo nosso sonho, tal vez seja o preconceito desse povo que não sabe o que diz, mas porque a baixa a cabeça, cada um sabe bem o que faz. Eu sou índio e não tenho medo de dizer se alguém me pergunta como que e a aldeia, eu falo simplesmente, lá é o melhor lugar onde você vive feliz, sem medo de andar a noite, cheia de riqueza naturais e sente o ar puro tocar em seu corpo. O nasce do sol entre as serras é a coisa mais linda que alguém pode ver, as árvores onde as pessoas armam suas redes e relaxam e esquecem qualquer problema do mundo moderno, vendo as crianças brincando felizes nos terreiros. Às vezes até participo das brincadeiras, me sinto criança junto a elas”.
Não me preocupo com que as pessoas dizem, pois não sabem o que dizem, e fico olhando para a cara das pessoas, imaginando se essa pessoa estivesse na aldeia, não ia querer vim mais para essa cidade aonde você vive mais triste do que alegre.”

Tatiana – Pankararu
“Adorei a proposta dos índios on-line, o nosso povo agora poderá ter noticias do seu povo e de outros.
Ajudara a encurta essa distancia que existe, mas que nunca nos impede de sermos tão unidos.
Índio on line mudara muitas coisas em nossas vidas, mas vai mudar principalmente nosso orgulho de ser um dos povos mais unidos apesar da distancia, e ter orgulho de poder lutar pelos nossos enterneces e fazer com que todos nos reconheça como merecemos.”

Kokay Pankararu
“Primeiramente antes de tudo foi uma grande conquista para nos índios.
Achei muito bom esse projeto índio on-line é uma maneira de conhecer vários índios de varias aldeias, e também é bom que a gente faz uma troca de cultura.
Estou muito animada com o projeto, não sei o que vai acontecer no futuro, só sei que vou dar o melhor de mim a cada amanhecer para este projeto continuar por que é uma forma de quebrar barreiras.”

www.acaopankararu.blogspot.com

Ação Cultural Indigena Pankararu
acaopankararu@gmail.com

Deise
deyse_mari@yahoo.com.br

Carlinhos
edpankararu@yahoo.com.br

Marcos
marcoxwel@gmail.com

Tatiana
tatianna.ms@hotmail.com

Marcela
kokay.indiosonline@gmail.com