Deise Mari – Pankararu
“Esse projeto dos indos on line foi um grande avanço para nos indígenas pois estamos quebrando várias barreiras, onde a tecnologia é para todos.
É através dos índios on line, que conseguimos nos comunicar com pessoas de outras nações indígenas que estão muito longe mas que acabam fincando tão perto que parece que estão aqui do nosso lado.Não sei como vai ser daqui pra frente,mas tenho absolta certa que vai mudar nossas vidas.”

Edcarlos – Pankararu
“Sem conexão – Antes vários jovens indígenas Pankararu não tinham onde acessar os conteúdos referentes à situação dos seus parentes que ainda vive na Aldeia Brejo dos Padres – PE, apenas 7,5% tem computador em casa com acesso a Internet. Pois o monopólio vem crescendo bruscamente, as tecnologias avançadas cada vez mais cara, no entanto por questões financeiras, alguns grupos sociais não têm acesso a Internet. Não por falta de Lan House, mais por falta de recursos e investimento na cultural digital para a classe trabalhadora.
Antigamente essa mesma classe não tinha telefone residencial, pois esse luxo na época era para poucos, somente a elite obtinha essa tecnologia.
A realidade de hoje já mudou, pois o telefone chegou até a classe social mais carente, no entanto ainda estão passando por dificuldades por que a grande margem do índice de trabalhadores fora do mercado de trabalho cresce cada vez mais, com isso mal tem dinheiro para pagar os tributos.
Agora o telefone não é muito utilizado como antes, as Internet vêm para complementar ou até mesmo substituir o telefone.
Com conexão – Depois que foi implantado o ponto Índios On Line na Ong. Ação Cultural Indigena Pankararu no Real Parque Morumbi – SP, os ânimos mudaram, pois agora os jovens que não tinham acesso a Internet, podem desfrutar agora dessa oportunidade de está on line, fazendo troca de informações com os parentes Pankararu e demais aldeias que estão conectados em rede, fazendo assim valer a troca inter cultural e fortalecendo a cultura indigena.
Os jovens agora podem usar esse espaço para se expressar, colocando seus sentimentos, matérias referente ao dia-a-dia dos pankararu aqui nesta selva de pedra chamada São Paulo.
Esperamos para um futuro próximo que todos os Indígenas do Brasil estejam todos conectados na rede, para unirmos nossas forças contras os genocidas e etnocidas.
Temos que nos apossarmos das tecnologias que estão ao nosso alcance, para nos defender, absorvendo tudo que os não-índios tem de bom e deixando os que eles tem de ruim para eles mesmo, embora não seja de uma forma geral, porque por mais que sofremos no passado, ainda tem “brancos” que nos ajudam e muito.”

Marcos – Pankararu
“A vida nos oferece momentos, que às vezes nem agente mesmo acredita. O medo nos deixa em capaz de lutar pelo nosso sonho, tal vez seja o preconceito desse povo que não sabe o que diz, mas porque a baixa a cabeça, cada um sabe bem o que faz. Eu sou índio e não tenho medo de dizer se alguém me pergunta como que e a aldeia, eu falo simplesmente, lá é o melhor lugar onde você vive feliz, sem medo de andar a noite, cheia de riqueza naturais e sente o ar puro tocar em seu corpo. O nasce do sol entre as serras é a coisa mais linda que alguém pode ver, as árvores onde as pessoas armam suas redes e relaxam e esquecem qualquer problema do mundo moderno, vendo as crianças brincando felizes nos terreiros. Às vezes até participo das brincadeiras, me sinto criança junto a elas”.
Não me preocupo com que as pessoas dizem, pois não sabem o que dizem, e fico olhando para a cara das pessoas, imaginando se essa pessoa estivesse na aldeia, não ia querer vim mais para essa cidade aonde você vive mais triste do que alegre.”

Tatiana – Pankararu
“Adorei a proposta dos índios on-line, o nosso povo agora poderá ter noticias do seu povo e de outros.
Ajudara a encurta essa distancia que existe, mas que nunca nos impede de sermos tão unidos.
Índio on line mudara muitas coisas em nossas vidas, mas vai mudar principalmente nosso orgulho de ser um dos povos mais unidos apesar da distancia, e ter orgulho de poder lutar pelos nossos enterneces e fazer com que todos nos reconheça como merecemos.”

Kokay Pankararu
“Primeiramente antes de tudo foi uma grande conquista para nos índios.
Achei muito bom esse projeto índio on-line é uma maneira de conhecer vários índios de varias aldeias, e também é bom que a gente faz uma troca de cultura.
Estou muito animada com o projeto, não sei o que vai acontecer no futuro, só sei que vou dar o melhor de mim a cada amanhecer para este projeto continuar por que é uma forma de quebrar barreiras.”

www.acaopankararu.blogspot.com

Ação Cultural Indigena Pankararu
acaopankararu@gmail.com

Deise
deyse_mari@yahoo.com.br

Carlinhos
edpankararu@yahoo.com.br

Marcos
marcoxwel@gmail.com

Tatiana
tatianna.ms@hotmail.com

Marcela
kokay.indiosonline@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. É isso aí pessoal , aderir a novas tecnologias não significa deixar de ser indio , só vem a acrescentar conhecimentos. Parabéns por mais esta conquista !!! Vocês merecem !!!

  2. Muito bom ver que cada dia tem mais INDIOSONLINE!
    Mas indios usando a tecnologi para o BEM!!!
    Aproveitem!!
    Usem a tecnologia em beneficio do PPlaneta, da mae Natureza, dos pankararu e de toda a Humanidade.

  3. Olá!Qro primeiro parabenizá-los pela iniciativa de abrir esse canal de comunicação.Segundo,sou tataraneto de índio e gostaria q me ajudassem a descobrir a qual tribo pertencia minha tataravó.Sei q,em meados de 1880,ela foi capturada de sua tribo próximo da cidade da Barra-BA às margens do rio São Francisco.Grato!

  4. Parabéns pela “re-união” da comunidade Pankararu de Pernambuco e de São Paulo através da Thidewas / Índios on Line e da Ação Cultural Índigena Pankararu !!!
    Saudações a todos pelo trabalho que estão realizando na certeza de que vôos ainda maiores estão por vir!!!
    Abraços e admiração,
    do amigo,
    sérgio

  5. Antes de tudo, gostaria de mandar um grande abraço a todos os parentes de Pankararu, em São Paulo. Todos sabemos o quanto é dificil a adaptação, assim como a decisão de morar fora dela. Buscando um espaço e melhorias dentro de um mundo tão competitivo e tão desigual, aqueles que vivem longe de suas aldeias e que não deixam se conrromper pelo capitalismo selvagem estão de parabéns, pois vocês lutam e buscam a preservação e a valorização da nossa CULTURA e TRADIÇÃO.
    MInha admiração a todos, e desde já continuem com esse trabalho, é gratificante e honroso poder contribuir na construção de nossa própria história.
    Luz para todos e parabéns!!!!!

  6. Olá meus caros novos indios on-line, ou devo lhe chamarem de Pankararu-SP-Digit@l, sei que tudo na vida tem um inicio, e que toda grande Arvore já foi uma semente um dia, mas o ininevitavel é que para tudo que queremos conquistar, depende de muito trabalho, paciencia, amor e dedicação, e tambem tarmos sempre preparados para as oportunidades. Isso ai foça, vcs são jovens querreiros, e os futuros mourões de seu povo, aproveitem essa oportunidade, e não desistão na primeira desiluzão que tiverem levantem e lute, lute por melhoria de qualidade de vida de seu povo, pois quando vcs pensão em seu povo, vcs pensão em vcs mesmos pois vcs fazem parte de um povo!!!!

    Viva!!!! Os Pankararu-SP-Digit@l

  7. Olá a todos…
    Fico muito feliz com a participação e colaboração de vocês….o projeto de inclusão digital e principalemnte digital, era um objetivo e um sonho da Ação Pankararu, e graças a colaboração do Alexandre!
    Quero também agradecer e deixar bem claro, que se nós chegamos até aqui, foi graças também a uma pessoa IMPORTANTÍSSIMA para nossa causa….o Sérgio Pecci, que é um branco, com uma alma indígena como poucos!
    Ed, parabéns também pelo seu impenho e obrigada pela colaboração…mesmo eu estando um pouco afastada, esse projeto sempre foi a “menina dos meus olhos”….
    Ah, Deise, Marcos, Marcela e Tati….muito bacana o depoimento de vocês!
    Agora, tentarei estar mais presente!!!
    beijos

  8. Quero me juntar à felicidade de todos vocês que estão se incluindo digitalmente e promovendo a união, a amizade, a fraternidade e a alegria tanto da comunidade indígena quanto dos não índios “de alma indígena”, como disse a Regiane.
    Este projeto permite que vocês tenham consciência de que são muitos mais do que se poderia pensar antes. E que possam trocar experiências, discutir e descobrir novos caminhos para os velhos problemas.
    Parabéns a todos que participam da concretização desse sonho.
    Um abração

  9. Gostaria de parabenizá-los a todos da equipe INDIOS ONLINE pela excelente ideia desse projeto, que sem sombra de duvida é isso que nós povos indigenas precisamos de conhecimentos e tambem passar os nossos conhecimentos. Precisamos de mais respeito, mais consideração e mais ação das autoridades e orgaos que se diz representativos dos povos indigenas. Sonho com um Brasil indigena, sem preconceitos sem descriminaçoes e com a igualdade social.
    Somos um povo diferente na cultura, más somos Brasileiros e seres humanos.
    Só atravez da informação, da divulgação principalmente via internet que conseguiremos alcançar os nosos objetivos.

    Parabéns a toda a equipe do INDIO ONLINE

  10. mais uma conquista que nos todos conseguimos.
    palmas para todos os indigenas desse Brasil!!!!!!!!!!!!

  11. Acho legal a iniciativa desse site, porém o cuidado que todos devem ter é de não se expor muito, pois sempre aparece um mané querendo tirar proveito da situação. Uma pergunta: qual o objetivo que vocês querem alcançar, pois não ficou claro no texto.
    Abraços e sucesso.

  12. Olá,

    Eu e uma amiga estamos buscando conhecer mais a cultura indígena, tão presente em nosso país….porém muitas vezes esquecida por nós. Gostaríamos muito de conhecer de perto o dia a dia de uma tribo e se vcs puderem nos indicar uma próxima a São Paulo ficaríamos muito contentes.

    Lembrem-se que “o que se aprende para a vida nunca se torna obsoleto”

    Sucesso sempre!!!

    Ana & Fê

  13. Achei legal a ideia!!!
    Mas acho que os indios pankararu que moram no real parque!!
    Esquecerem dos que moram em são paulo em outras cidades!!!
    Nunca sei quando tem alguma festa ou projetos!!
    Eu tb quero preservar a cultura indigena!!
    Não quero só fazer parte dos beneficios!!!
    espero que apartir de hoje isso mude!!
    obrigada pela atenção

  14. ola galera do indios online adorei este site e muito impotante paratodos os indios postarem noticias e se enformarem sobre o movomento indigena, abraços e beijoas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here