Reunidos na aldeia de Serra do Padeiro, município de Buerarema/Bahia, de 1 a 3 de Setembro jovens dos povos Tupinambá, Pataxó hãhãhãe, Tuxá, Tumbalalá, Pataxó do extremo sul, representantes da Articulação dos Povos indígenas do Nordeste, Minas Gerais ,APOINME e ainda com as presenças das entidades Conselho indigenista Missionário (CIMI equipe de Itabuna), Associação Nacional de Ação indigenista da Bahia (Anaí),Fase – Bahia, Care, Cpt,Cese, Funai/Cgddi, Escola agrícola Comunitária Margarida Alves, Estudantes da Universidade Federal da Bahia. Aconteceu o segundo seminário cultural da juventude indígena de Serra do Padeiro onde foram discutidos assuntos ligados a nossa cultura tendo como eixo principal motivador à questão da terra.
Diante de todos os desafios que nos são impostos, droga, desconhecimento da luta, invasão em nossas aldeias dos costumes dos brancos, desunião, desrespeito com os velhos, vamos buscar estar juntos e a cada dia mais conhecer, respeitar, valorizar e fortalecer a nossa cultura e as nossas tradições, pois é ela que garantira o nosso projeto de vida e a continuidade de nossos povos.
Vamos dar a continuidade a este importante e rico momento que vivenciamos na aldeia Tupinambá de Serra do Padeiro e no ano que vem voltaremos a nos encontrar. Que até lá o nosso pai Tupã, os nossos encantados nos protejam, nos dê força e, sobretudo muita perseverança para que possamos concretizar esses nossos sonhos.

Puhuy pataxó