O SISVAM, (Sistema Nacional de Vigilância Nutricional e Alimentar) é o órgão responsável pelo acompanhamento nutricional e alimenta, nas regiões que ocorrem maio riscos de desnutrições alimentar, é responsável também pela a avaliação do estado nutricional das crianças, em toda população brasileira. Mas e a equipe do programa indigina FUNASA, (Fundação Nacional de Saúde) que é composto por argentes indígenas, auxiliares de enfermagem, enfermeiras (os) e médicos, que pesam e fazem o acompanhamento dos cartões de vacina das crianças Pankararu.

Esse levantamento e mensal para terem melhor controle de evoluções do estado físico de cada criança, programa é feito regulamente, em cada localidade tem um agente responsável, que fica encarregado de avisar com antecedência o dia e hora das pesagens e acompanhamento. As crianças são pesadas, avaliadas os estados nutricionais, que são: adequado, em risco nutricional, baixo peso, e caso a criança esteja com baixo peso a mãe recebe uma cesta básica, com alimentos especifico para recuperação alimentar da criança.

ayda barros
E-mail:aydapank@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. os agente devem realisa seu trabalho juto com afunasa para controla a saude da aldeia não so a de pankararu ,mas sim de todas as aldeias que a funasa faz o aconpanhamento.

  2. Fico feliz,em saber que minha aldeia mantem a vigilância nutricional e epdemiologica, que é de extrema importância no controle da qualidade de vida e por consequência no acompanhamento do crescimento saudavél das nossas crianças, futuro das nossas raízes culturais e étnicas, aproveito ainda e parabenizo toda a equipe de saúde responsável pelas ações de promoção à saúde desenvolvidas na comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here