A imagem de São João Batista foi encontrada pelos antepassados dos Tuxá nas margens do São Francisco e sem saber do que se tratava tiveram receio de pegá-la. Hoje São João Batista é o protetor dos índios desse lugar de destaque no adro da Igreja de São João Batista de Rodelas, em posição virada de frente para a Aldeia.
A nova cidade de Rodelas, município do norte da Bahia, na região do submédio São Francisco, fronteira com o estado de Pernambuco acolhe os Tuxá desde 1987. A história da relação desse povo com a sociedade colonial/nacional é longa datada das primeiras penetrações da frente pastoril que adentrou o sertão a partir do século XVII.
Depois de vários embates encontrados pelos Tuxá para se inteirar e viver de forma pacífica com os ocupantes das suas terras, os mesmos depois de anos vem lutando para conquistar cada vez mais benefícios que venham a atender a todos em todas as áreas, educação, saúde, terras, moradia entre outros.
Hoje a influência positiva dos Tuxá na sociedade de Rodelas e região é real, fruto de muita luta e demonstração de cultura, tradições e superações que só quem acompanhou de perto a relação dos Tuxá com os rodelenses pode comprovar. Os Tuxá sempre se mantiveram abertos a conhecer novas culturas e agregar aos seus valores apenas aquilo que lhe é favorável, são seres humanos conscientes e respeitados por todos, em qualquer lugar do mundo.
O São João de Rodelas 2009 foi uma demonstração do que a diversidade do seu povo e a comunidade Tuxá representa para os rodelenses e para o poder público. Do dia 15 a 24 de Junho a cidade fez uma festa que ficará na memória de todos, com uma produção de primeiro mundo o prefeito Emanuel que sempre demonstrou seu interesse em ajudar as comunidades indígenas da região agradeceu a presença de todos os indígenas presentes nos festejos juninos da cidade de Rodelas, com a certeza que nós próximos anos mudanças significativas ocorrerão a favor dos indígenas da região.

Jandair-Tuxá
jandairribeiro@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. OI meu lindo!! Parabéns pela reportagem,aguardo uma oportunidade de prestigiar o São João em Rodelas deve ser tudo de bom msm , mas com certeza não faltará oportunidades.E para você desejo todo o sucesso do mundo, com todo este talento que vc tem é impossivel ñ alcançar , tenho certeza que coisas muito bõas acontecerão em sua vida.

    xero

    Renata Tuxá Ibotirama

  2. Parabens pela divulgação das festas juninas em Rodelas. Sinto-me orgulhosa em saber que as festas estao trazendo grande evoluçao, tanto no aspecto cultural quanto no aspecto social.Parabens Rodelas continui revolucionando, trazendo progresso para seus habitantes principalmente para os indigenas tuxa.Breve estarei aí para ver de perto essa maravilhosa festa, na minha querida terra natal.
    Abraços à todos rodelenses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here