A imagem de São João Batista foi encontrada pelos antepassados dos Tuxá nas margens do São Francisco e sem saber do que se tratava tiveram receio de pegá-la. Hoje São João Batista é o protetor dos índios desse lugar de destaque no adro da Igreja de São João Batista de Rodelas, em posição virada de frente para a Aldeia.
A nova cidade de Rodelas, município do norte da Bahia, na região do submédio São Francisco, fronteira com o estado de Pernambuco acolhe os Tuxá desde 1987. A história da relação desse povo com a sociedade colonial/nacional é longa datada das primeiras penetrações da frente pastoril que adentrou o sertão a partir do século XVII.
Depois de vários embates encontrados pelos Tuxá para se inteirar e viver de forma pacífica com os ocupantes das suas terras, os mesmos depois de anos vem lutando para conquistar cada vez mais benefícios que venham a atender a todos em todas as áreas, educação, saúde, terras, moradia entre outros.
Hoje a influência positiva dos Tuxá na sociedade de Rodelas e região é real, fruto de muita luta e demonstração de cultura, tradições e superações que só quem acompanhou de perto a relação dos Tuxá com os rodelenses pode comprovar. Os Tuxá sempre se mantiveram abertos a conhecer novas culturas e agregar aos seus valores apenas aquilo que lhe é favorável, são seres humanos conscientes e respeitados por todos, em qualquer lugar do mundo.
O São João de Rodelas 2009 foi uma demonstração do que a diversidade do seu povo e a comunidade Tuxá representa para os rodelenses e para o poder público. Do dia 15 a 24 de Junho a cidade fez uma festa que ficará na memória de todos, com uma produção de primeiro mundo o prefeito Emanuel que sempre demonstrou seu interesse em ajudar as comunidades indígenas da região agradeceu a presença de todos os indígenas presentes nos festejos juninos da cidade de Rodelas, com a certeza que nós próximos anos mudanças significativas ocorrerão a favor dos indígenas da região.

Jandair-Tuxá
jandairribeiro@hotmail.com