“Há homens que lutam um dia. E são bons.
Há homens que lutam muitos dias. E são muito bons.
Há homens que lutam muitos anos. E são melhores ainda.
Porém há aqueles que lutam a vida inteira.
Estes são os imprescindíveis”.
Bertol Brech.

Uma homenagem a todos os homens e mulheres indígenas e não indígenas que lutam a vida inteira por um mundo de justiça e solidariedade.

SANDRO-TUXÁ,UM HOMEM DE LUTA ETERNA...A NAÇÃO INDÍGENA ESTÁ FELIZ, E CONFIA NA VITÓRIA DESSE JOVEM GUERREIRO TUXÁ.

Sandro- Tuxá nosso Deputado Federal, um homem que luta pelas questões mais urgentes, que atingem todos os povos historicamente excluídos, vem aqui pedir seu voto seja você indígena ou não, pois os verdadeiros projetos e propostas de quem quer representar o povo surgem em parceria com o coletivo de forma democrática e combativa.


Chegou a hora dos verdadeiros Atores Sociais entrarem em cena”.

VOTE SANDRO-TUXÁ. 4319.

Jandair-Tuxá.

jandairribeiro@hotmail.com.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Parente Pode contar com o voto dos Pataxó hãhãhãe, que realmente defendo o ideal indigena. Agente gosta de quem possa nos representar, sei que existe indios que defende o contrario…Mas a familia Baenã e outras da comunidade Hãhãhãe vai votar em vocês Sandro.
    Com você representando a nação indígena, é uma oportunidade para nós indígenas votar com honestidade e sinceridade.
    Força e Luz em sua caminhada.

  2. A candidatura do Parente Sandro é de extrema importância para o Movimento Indígena, visto que, vivemos um momento de poucos avanços e de muitas tristezas, criminalização do movimento, omissão com a saúde, falta de compromisso com a educação das nossas crianças, destruição do meio ambiente, etc.
    Temos no parênte Sandro Tuxá a oportunidade de elegermos um dos nossos. Sempre reclamamos que não temos representação na Assembléia e Congresso Nacional, para propor as nossas demandas, apresentar Projetos de Lei, sei que, ele não será o salvador da pátria, até porque, uma ” andorinha só não faz verão”, mas ao mesmo tempo tenho a consciência do potencial do parente, conhecido e respeitado nacionalmente e internacionalmente. Tive diversas oportunidades de está ao lado dele em discussões no movimento indígena, sempre coerente com os seus pares, nunca colocando os interesses individuais acima do movimento. Todos os movimentos sociais têm seus representantes, eleitos por seus pares, por entenderem que só colocando pessoas capazes, que vivem determinada realidade poderão avançar na luta. Se temos candidato indígena, porque votar em representante do movimento negro ou sem terra? Em um confronto de interesses entre os sem terras e indígenas, o representante (a) do sem terra irá deixar de defendê-los para nos defender? Acordem parentes. Podem nos ajudar quando não há disputa de interesses de dois movimentos, sempre estaremos no 2ª plano.Vamos ficar sempre nos contentado com migalhas? Nenhum candidato nunca sentou conosco para nos incluir em seus projetos políticos. Nunca nos consultaram se podiam ou deveriam se lançar ao cargo eletivo.Muitos Secretários fazem nada mais do que seu papel, ainda mais em um governo em que ajudamos a construir.Por isso não devemos ser cativos por esse tipo de coisa. Este é um divisor de água para todos nós. As nossas decisões e ações irão determinar se usaremos nossas forças para aos poucos ocuparmos os espaços em um país chamado BRASIL. Conte comigo. Acredito em vc meu parente Tuxá.
    Patrícia Pataxó

  3. Parente é importante que vc coloque aqui um pouco da sua luta da sua historia com nosso povo, eu posso até conhecer vc , mais tem pessoas que nunca nem ouviu falar em seu nome. Acredito que deve postar assim facilitará mais votos! Como o da parente apixana ficou muito interessante! Valeu!

  4. Parente Fernando, vc tem razão, as pessoas tem que conhecer a história de vida dos candidatos que escolherão.A história dele está no histórico do site indios online, vc e outras pessoas poderão não visualizar o perfil do candidato Sandro, por isso sugiro que, veja nesta mesma página, na parte superior, digite dentro do ícone busca o nome Sandro Tuxá, vai aparecer essa ma mesma reportagem acima, porém, com a história dele, no próprio indios online. A pessoa que postou esse reportagem deve colocar a outra da história do parente em destaque. Fernando, muito feliz a sua sugestão.

  5. É MEUS PARENTES TEMOS QUE COLOCAR UM DE NÓS LÁ NO CONGRESSO NACIONAL, Ñ É O SANDRO TUXÁ, QUE ESTAMOS COLOCANDO, ESTAMOS COLOCANDO UM “INDIO” SÓ PARA LEMBRAR, JÁ TEMOS REPRESENTANTES DE TODOS OS POVOS, ETCNOS E DE OUTRAS ORIGENS, E NÓS INDIOS TEMOS QUEM..??? ENTÃO ESTÁ NA HORA DE COLOCAR UM DE NÓS…OS NEGROS TEM A HISTORIAS SEMALHANTES AS NOSSAS, PODEMOS OBSERVAR QUE ELES JÁ COLOCARAM OS REPRESENTANTES DELES LÁ A MUITO TEMPO… QUAIS FORAM OS POLITICOS QUE AJUDAMOS ELEGER QUE DEU O RECADO NOSSO LÁ NOS TRÊS 03 ´PODERES EM BRASILIA, QUANDO ELES SE ELERGEM NEM DAR A MINIMAS PARA NÓS INDIOS.

    É UMA INDIGNIÇÃO MUITO GRANDE O PRÓPRIO INDIO DEIXAR DE VOTAR NO PARENTE PARA APOIAR UM NÃO INDIO, EU ACHO QUE ESSAS PESSOAS QUEM PRATICA ESSE ATO, NÃO TEM COMPROMISSO, COM SEUS PATRICIOS, E DIGO MAIS E AS VEZES FAZER EM TROCA DE BENEFICIOS PROPRIOS, COMO É O CASO DO VEREADOR GERSON DE SOUZA MELO, QUE SEMPRE VIVEU NAS DEPENDEICIAS DOS POLITICOS, SEMPRE USOU AS SUAS TATICAS MENTIROSAS SE PASSANDO POR UM GRANDE LIDER, E OS MÁS POLITICOS COMEÇAVA A INVERTIR DINHEIRO EM CIMA EM TROCA DE VOTOS, CHEGO A CUMULO DE GANHAR ATÉ UM CARRO PRA FAZER CAMPANHAS HÁ UNS 12 ANOS ATRAS, QUERO QUE O POVO LEMBRA DISSO PQ EU Ñ ESQUEÇO O PASSADO. ATÉ CHEGOU O PONTO DE OMISSÃO POR PARTE DO GERSON DE SOCORRER O GRANDE LIDER DA HISTORIA DOS PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE “SAMADO DOS SANTOS” QUANDO FUI PEDIR SOCORRO PARA CONDUZIR SAMADO AS PRESSA ELE MIM RESPONDEU QUE O CARRO DELE Ñ ERA AMBULANCIA E NEGOU A PRESTAR SOCORRO, ESTE É O VEREADOR QUE SE DIZ SER REPRESENTANTE PALAMENTAR DOS PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE,” VCS LEMBRA O GURGEL AZUL, QUE ELE GANHOU, ELE FAZIA CHANTAGENS COM EX:ADMINITRADOR PARA ESTORQUIR DINHEIRO, COMO FOI O CASO DE UMA COMPRA DE UMA CARRO FIAT UNO QUE A FUNAI FEZ UMA QUIMICA E COMPROU PARA O MESMO NA ÉPOCA, PQ ELE TINHA O ABTO DE FAZER SUAS AMEAÇAS AOS EX: ADMINISTRADORES SE NÃO LIBERASSE O QUE ELE QUERIA ELE ELE TRAZIA 300 INDIOS E INVADIRIA A ADMINISTRAÇÃO.E POR SER VERDADE, COMO PROVA ESSE É UM DOS SEUS NUMEROSOS PROCESSOS, DE DANOS AO PATRIMONIO PUBLICOS E SEMPRE USOU OS POBRE COITADOS.

    ENTÃO PESSOAL EU ACHO QUE AGORA VAMOS DAR O TROCO, VAMOS APOIAR O NOSSO PARENTE, INDEPENDENTE DE PARTIDO OU NÃO PQ COM CERTEZA VAMOS SER BEM REPRESENTADOS..

    ESTOU DANDO ESTES EXEMPLOS PARA QUE OS MEUS PARENTES FICAREM EXPERTOS PQ ESSE ELEMENTO ESTÁ TRAZENDO NOMES DE PESSOAS QUE NÃO TIVERAM COMPROMISSO COM AS COMUNIDADES, EU DEIXO AQUI UMA PERGUNTA O QUE “VALMIR ASSUNÇÃO” FEZ EM BENEFICIO DAS COMUNIDADE??? OLHA SÓ QUERO LEMBRAR MAIS UMA VEZ, OS VALE-SEXTA QUE O “VALMIR ASSUNÇÃO” LIBEROU PARA O GERSON FAZER CAMPANHA DA OUTRA VEZ, VCS LEMBRAM ??? AGORA NÃO TEM 02 MESES QUE GERSON CONSEGUIO EM NOME DOS PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE 400 SEXTAS BASICAS, E TODA AS MERCADORIAS ESTÁ ESTOCADAS EM SEU PODER, SERÁ QUE OS ORGANS QUE FAZEM ESSA DISTRIBUIÇÃO SABEM DISSO PQ É CRIME ESSE TIPO DE COISA.E ISSO FOI COM O APOIO DE “VALMIR ASSUNÇÃO”, PQ A FUNAI TEM SEU CONTROLE…A NEGOCIAÇÃO FOI ENTRE ‘”VALMIR ASSUNÇÃO” E A CONAB.. OLHA ISSO É UMA DAS BARBARIDADES QUE O GERSON JÁ APRONTARAM, EXISTE MUITO MAIS…AGORA QUERO QUE VENHA MIM DESMENTIR. COMO É ACUSTUMADO APRONTAR APRONTAR E DEPOIS DAR UMA DE VITIMAS.
    EU CONCORDO PLENAMENTE COM A OPINIÃO DA PATRICIA PATAXÓ, É ISSO AI PATRICIA, A PROXIMA A CONCORRER ESSA VAGA VAI SER VC, PQ PERFIL E CONHECIMENTO VC TEM BASTANTE.
    AGORA É VEZ DE SANDRO TUXÁ, MAIS TEMOS PARETES CAPAZES, POR EXEMPLO: TEMOS CLAUDIO MAGALHÕES (TUPINAMBÁ) JUVENAL PAYAYA (PAYAYA) JERREY MATALAWE (PATAXÓ) LUZIA (PATAXÓ) PATRICIA PATAXÓ (PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE) REGINALDO TITIÁ (PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE) E OUTROS´PARENTES..ESSES NOMES CITADOS POR MIM, É PQ EU JÁ CONHEÇO SÃO PESSOA QUE TEM COMPROMICIO COM A LUTA QUE DEFENDE SEU POVO E VIVE EM COLETIVIDADES.

    QUERO DEIXAR AQUI MEUS ABRAÇOS PARA INDIOS E NÃO INDIOS.

    jovanildotitia@hotmail.com

  6. Parente Aratimbó,
    Quero fazer aqui uma ressalva: não devemos esquecer jamais dos nossos aliados políticos não- indíos. Existem Deputados que nos defenderam e defedem em diversos momentos. Lutar pela candidatura do nosso parente é importante, mas, não podemos ser radicais ao ponto de não lembrar dos apoios recebidos por alguns Deputados nas nossas lutas. Esta semana, lendo um material vir várias fotos de políticos que tiveram extrema importância no processo da Constituinte, sobre a dea defesa dos Direitos Indígenas previsto na Constituição de 1988, posso até citar alguns: Lula, José Jenuíno, Cristovam Buarque, etc., como não tinhamos representantes, eles foram de grande relevância juntamente com o movimento indígena nacional, CIMI e outros parceiros. Não podemos esquecer. Claro que, tendo candidato indígena devemos unir forças.

  7. QUERO APROVEITAR E PEDIR DESCULPAS, POR Ñ CITAR NOMES DOS NOSSOS ALIADOS QUE ABARAÇA NOSSA LUTA COM DEDICAÇÃO… E FICO MUITO GRATO DA COMPANHEIRA PATRICIA FAZER ESSAS OBSERVAÇÕES…TEMOS SIM MUITOS POLITICOS ALIADOS, EM OUTRAS MATÉRIAS ANTERIORES EU MENSIONO NOMES DE PESSOAS DIGNAS, HONESTAS QUE DEFEDEU OS DIEITOS DOS INDIOS…POR EXEMPLO:WALTÉR PINHEIRO,LUIZ AMBERTO, ZEZEU,YULO OTICICA E OUTROS… E VOLTO A DIZER O GOVERNO JAKUES WAGNER, NÃO FOI RUIM INFELIZMENTE FOMOS MAL REPRESENTADOS, OS LIDERES DO GOVERNO DEPOSITOU CREDIBILIDADES NAS PESSOAS ERRADAS, POR ISSO QUE LAMEOU O NOME DE ALGUNS POLITICOS QUE NÃO VIERAM CERTIFICAR ONDE ESTAVA SENDO APLICADO OS BENEFICIOS, QUE O GOVERNO ESTAVA APLICANDO.. EM NOME DO POVO PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE. PQ ATÉ HOJE Ñ TEMOS NADA DE PROJETOS DE AUTO SUSTENTAÇÃO PARA O POVO.

    OS PROJETOS DO GOVERNO CHEGOU NO EXTREMO SUL, OS LIDERES PATAXÓ, SABE REIVIDICAR EM NOME DO SEU POVO,E MOSTRAR O QUE ESTÁ SENDO ADQUIRIDOS. ELES ESTÃO ORGANIZADOS, UNIDOS, E NÃO TEM AMBIÇÃO VCS OLHA O EXEMPLOS DAS OUTRAS ALDEIAS, CARAMURÚ ERA REFERENCIA NACIONAL, HOJE ESTÁ BAGUNÇADOS, ISSO TUDO DEPOIS QUE O “GERSON DE SOUZA MELO” MIGROU DE RODONHA PARA CARAMURÚ AI COMEÇOU A SE METER NOS TRABALHOS DE LIDERANÇAS, E SE TORNOU-SE UM DITADOR, TEM MUITAS PESSOAS QUE TEM MUITAS MAGOAS SÓ QUE TEME A FALAR COMEDO DE REPRESALHAS, DEVIDO QUE JÁ FORAM MUITOS AGREDIDOS A MANDO DO GERSON…EU NÃO TENHO MEDO EU FALO, O QUE SINTO E TENHO MUITOS MOTIVOS PRA FALAR E ELE SABE DISSO, SÓ ESTOU ESPERANDO ELE SE MANIFETAR, PQ AI EU VOU DIZER A VERDADE AO PUBLICO E MOSTRAR PARA SOCIEDADE QUEM É O ELEMENTO QUE SE DIZ REPRESENTANTE PALAMENTAR IDIGENAS…

    É ISSO AI MEUS PARENTES, NÓS TEMOS O MAIOR RESPEITO E CARINHO POR ESTES NOMES MENSIONADOS ACIMA, E DIGO MAIS ESTAMOS COM O DEPUTADO “YULO OTICICA”, ELE SEMPRE ESTÁ DO NOSSO DANDO SUPORTE A NOSSA LUTA, É UM NOME QUE É REFERENCIA PARA OS EXCLUIDOS.E NO DIA 03 DE OUTUBRO VAMOS DAR O VOTO DE CONFIANÇA AOS NOSSOS COMPANHEIROS ALIADOS…EU APROVEITANDO O ESPAÇO QUERO DEIXA REGISTRADO QUE Ñ TENHO NADA CONTRA A VALMIR ASSUNÇÃO, NÃO E NADA PESSOAL, SIMPLISMENTE ELE ESTÁ DEPOSINTANDO A CONFIANÇA E RESPONSABILIDADES NAS PESSOAS ERRADAS, ELE TERIA QUE FAZER IGUAL A VALTER PINHEIRO, DAR O SEU APOIO EM COLÉTIVIDADE, O QUE O VALMIR ASSUNÇÃO VEM FAZENDO ESTÁ ALIMENTANDO AS BRIGAS INTERNAS DENTRO DO PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE.

    E FICO POR AQUI, QUERO DEIXAR MEUS AGRADECIMENTOS A TODOS E DIGO MAIS QUALQUER DUVIDAS ESTOU A DISPOSIÇÃO, E PODEM FAZER SUAS OBSERVAÇÕES, FAÇA QUEM NEM A PARENTE PATRICIA, MIM AJUDOU A COMPLETAR MINHA OPINIÃO.

    UM GRANDE ABRAÇO AO MEUS PARENTES INDIOS E Ã INDIOS.

  8. CAROS PARENTES, CHEGOU A HORA DE AVANÇARMOS, A HORA É ESSA, É O POVO INDIGENA BRASILEIRO REPRESENTADO POR NOSSO PARENTE SANDRO TUXÁ NA CAMÂRA DOS DEPUTADOS!!!!
    SOMOS ÍNDIOS, NÃO DESISTIMOS NUNCA!!!

  9. SANDRO, A COMUNIDADE INDIGENA DA ALDEIA BAHETÁ APOIA SUA CANDIDATURA, E CADA UM DE NÓS SEREMOS COORDENADORES POLITICO SEU, VAMOS ALÉM DISSO MULTIPLICAR VOTOS PARA UMA VITÓRIA DE TODOS AQUELES QUE LUTAM POR UMA SOCIEDADE JUSTA E IGUALITÁRIA.

  10. Ontem os fazendeiros da região cacaueira se reuniram no Clube social de Buerarema, para montar estratégias, contra o povo Tupinambá, ocasião em que, conclamaram a todos para não votar no Deputado Yulo, porque defende os povos indígenas nas demarcações. Vai ser uma guerra para tentarem tirar os votos de Yulo.
    Yulo, sempre teve uma luta árdua na defesa dos Direitos Humanos, contamos com ele para a defesa dos nossos direitos. Chegou a hora de encararmos a luta dele com firmeza, não podemos perder um mandato importante como o seu. Vamos pra luta em defesa do nosso companheiro.
    Vamos mostrar a esses oportunistas a nossa força.

  11. É isso mesmo minha parente, vamos defender aqueles que lutam pela nossa defesa e Yulo é um desses, tenho a honra de falar para todos que Yulo é nossa amigo e defensor das nossas causas, não podemos perder o mandato de um deputado tão presente e atuante nas causas indígenas e sociais. Esses invasores de terras tem que tomar vergolha, else defendem as terras invadidas atraves dos seus pistoleiros e nós através de pessoas com com capacidade de mudar a desigualdade desse País, começando pela Bahia, esse nome é YULO OITICICA 13234

  12. E SEM DEIXAR DE MENCIONAR SANDRO TUXÁ PARA DEPUTADO FEDERAL 4319, QUE É INDIGENA E CONHECE TODOS OS GRANDES PROBLEMAS QUE NÓS INDÍGENAS ESTAMOS PASSANDO
    COMO A CAMPANHA DE SANDRO TUXÁ NÃO TEM MUITO RECURSO, PEDIMOS A TODOS OS PARENTES QUE SE MANIFESTEM EM PROL DA CAMPANHA DE SANDRO, PARA CONSEGUIRMOS ESSA VITORIA INÉDITA TÃO SONHADA DE NOSSO POVO.

    SANDRO TUXÁ 4319

  13. É ISSO AI PARENTE, VAMOS FAZER UMA CORRENTE BEM FORTE PARA JUNTOS ELEGERMOS NOSSO PARENTE SANDRO TUXÁ PARA DEPUTADO FEDERAL, É 4319

  14. Parentes, permita-me falar do companheiro Sandro Tuxá, sou do tocantins, suplente da CNPI e não poderia de deixar comentários da boa reputação e da sua contribuição no fortalecimento na luta do movimento Indigena. Portanto parentes, por construir o currículo dentro do movimento Indígena, peço o voto para o parente Sandro, pena que o voto não é permitido em outra federação, mas o meu apoio junto com nosso Waptokwazawre ( Nosso grande Criador), estará com vc meu caro, Parente e Irmão.

    Joao Kwanhâ Xerente
    Tocantínia-Tocantins.
    26/08/2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here