Unir para organizar, fortalecer para conquistar!

Sandro Tuxá, liderança indígena da comunidade Tuxá de Rodelas, situada no Vale do São Francisco na Bahia, tem 33 anos, jovem que acumulou anos de experiência na militância pela causa indígena na Bahia e no Brasi, tem sua luta e atuação reconhecida a nível nacional e internacional. Experiente em movimentos sociais, ele age de forma democrática e parcial na defesa dos direitos humanos. Dedica-se com muita luta e vontade para solucionar as questões que afetam a vida dos povos indígenas do Brasil, como também o povo negro, comunidades quilombolas, comunidades atingidas por barragens, em fim, todos aqueles que de forma direta ou indireta são excluídos e desrespeitados quanto aos seus direitos enquanto cidadãos brasileiros.

Ligado ao movimento OPARÁ de revitalização do Rio São Francisco, Sandro Tuxá defende os direitos dos ribeirinhos. É estudante da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) de Paulo Afonso, leciona na Escola da Comunidade Indígena Tuxá de Rodelas, membro do CNPI (Comissão Nacional de Política Indigenista), faz parte da APOINME (Articulação dos Povos Indígena do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo) e atualmente lidera um movimento de demarcação de terra tradicional Tuxá.

Pela primeira vez a Bahia tem a oportunidade de eleger um militante de muitas bandeiras,lutas, nações, povos...capaz de provocar mudanças significativas em nossa sociedade como um todo.

Sandro Tuxá lança sua candidatura pelo Partido Verde (PV), o 1º candidato indígena a Deputado Federal da Bahia, o que tem significados históricos em nosso Estado,pois  pela primeira vez abre-se uma possibilidade para um militante popular com histórica e brilhante experiência de lutas e bandeiras diferenciadas que a sua condição de índio Tuxá e cidadão  o proporcionou. Sua vivência junto à causa indígena, quilombola, do MST,no movimento  negro da Bahia e no Brasil  permitiram o desenvolvimento de uma sensibilidade diferente e comabativa. Assim, Sandro possui características que possibilitam fazer  uma belíssima campanha, sendo que sua vitória dará oportunidade de realizar vários projetos de sustentabilidade ligados aos povos tradicionais e do Vale do São Francisco, a luta no campo étnico-racial  e ao lado dos movimentos populares.

A construção de uma agenda política efetiva para os povos indígenas, negros, trabalhadores rurais e do vale do São Francisco e suas relações com as políticas públicas de meio ambiente e educação tem sido o referencial das articulações da campanha de Sandro Tuxá.
Com forte atuação política em defesa dos povos indígenas e com representatividade nacional, Sandro Tuxá, vem mobilizando a Bahia em torno da sua candidatura a Deputado Federal em parceria com Edson Duarte e a candidata verde a presidência Marina Silva, e as diversas lideranças do Estado, iniciado a construção de um conjunto de propostas para os mandatos verdes.

“Unir para organizar, fortalecer para a conquista!”

SANDRO TUXÁ – 4319

Deputado Federal

Jandair- tuxá.

jandairribeiro@hotmail.com

(75) 88076332.

91988479.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. É isso ai meus parentes, até quem fim o nosso guerreiro “SANDRO TUXÁ” tomou a iniciativa de concorrer uma cadeira na câmara legislativa do Brasil… Eu fico muito orgulhoso por ser um indio e juntos vamos dar o voto de confiança ao nosso irmão TUXÀ.
    Quero aproveitar a oportunidade e deixa registrado o meu recado. Como é do conhecimento de todos eu sou critico neste site ‘INDIOS ONLINE” sempre estou criticando aqueles que praticam coisas erradas, mais se tratando de politicas, eu estive pensando e tirei uma conclusão que temos que ter alguem lá em Brasilia para dar os nossos recados e o SANDRO TUXÁ é uma pessoa que tem este perfil e temos muitos parentes Pataxó, Tupinambá, Pataxó hã-hã-hãe e outro povos que hoje já tem conhecimentos e apreparos, sem esquecer do povo Payayá, que tem o Juvenal Payaya que tem uma influência muito grande com os seus conhecimentos, claúdio Tupinambá, Jerry Matalawê, Patricia pataxó hã-hã-hãe e outros que ñ veio a memoria…Todos estes parentes com ceteza já tem um visão de conhecimentos muito importante e são capazes de fazer o mesmo que o parente SADRO fez, buscar meios de melhoria para os povos indigenas, agora é a nossa vez de fazer a nossa escolha meus parentes, vamos nos concientizar e fazer o certo é apoiar uma de nós só quero lenbar que é um indios que está nessa jornadas. E o que está escrito no texto é a realidade eu conheço o SANDRO TUXÀ, a muito tempo, tem uma hostória brilhante dentros dos movimentos é uma pessoa simpatica que sempre respetou com humildades oa seus companheiros… e quero deixa aqui registrado o meu apoio e digo a todos os comapanheiros indios e ñ indios essa é a hora e a vez dos indios da bahia..
    Quero finalizar em nome da familia TITIÀ, o apoio e o carinho que temos ao nosso irmão e que Tupã vai nos ajudar a conquistar essa Vitória… Um forte abraço ao meus parentes indios e ñ indios…

  2. Cheguei a este site através de uma pessoa muito querida, indío nativo, ARATIMBÓ TITIÁ, e venho só reforçar as palavras dele, quando queremos fazer algo importante pelo nosso povo, nossa nação, é de suma importância que tenhamos um representante de confiança no legislativo, lá na esfera do governo…para tal temos a chance de eleger nosso amigo SANDRO TUXÁ para Deputado Federal, que irá representar seu povo com garra, Tuxá tem visão, valores e conhecimentos para ser um representante digno do seu povo. A irmandade acima relacionada por Aratimbó,precisa de alguém que pensa como eles, que buscam as mesmas melhorias, que jamais deixará de ser um irmão, irmão esse que luta pelos ideiais em prol de um único objetivo”SEU POVO”.
    A hora é agora, a chance de elegê-lo está aí.
    Se a união faz a força, é chegado o momento de se unirem e elegerem juntos SANDRO TUXÁ para Deputado Federal.
    Não sou índia, mas grande apoiadora das idéias indígeneas. Prezo e estimo esse POVO GUERREIRO!!!!!

  3. Parentes agora com Sandro Tuxa é a oportunidade que nós indigenas temos de exercer a nossa liberdade de voltar, nunca na história da Bahia teve um indio de coragem que possa enfrentar uma politicos Estadual, cujos os nossos adivesarios de interecem privados ao capitalismos só que nos destruir. Esse indio que eu conheço e é meu amigo, carrega uma bagagem do qual nós indigenas devamos somar para que nesta eleição de 2010 possamos ter um representante nosso no estado da Bahia.
    Sandro eu sempre voltei em candidatos do PT no estado da Bahia, so filiado ao Partido do PT,na Bahia tenho as minhas decepsções com o partido. Mas com relação ao A sua candidatura é uma oportunidade que nós indigenas temos de não voltar nesses picarestas que só usam de nós para ganhar a eleição e quando mais precisamos viram as costa ou ficam criando brigas internas na nossa comunidade.

    Voto em Sandro Tuxá para deputado Federal e se tivessem outro parente que saissem como candidato estadual também teria meu voto.

    Devemos votar ideologicamente, seu indios com orgulho!

    Parente,Jandair, republique essa materias mais vezes, ela precisa sair sempre na primeira pagina.
    Abraço!

  4. A candidatura do Parênte Sandro é de extrema importância para o Movimento Indígena, visto que, vivemos um momento de poucos avanços e de tristezas, criminalização do movimento, omissão com a saúde, falta de compromisso com a educação das nossas crianças, destruição do meio ambiente, etc.
    Temos no parênte Sandro Tuxá a oportunidade de elegermos um dos nossos. Sempre reclamamos que não temos representação na Assembléia e Congresso, para propor as nossas demandas, apresentar Projetos de Lei, sei que, ele não será o salvador da pátria, até porque, uma ” andorinha só não faz verão”, mas ao mesmo tempo tenho a consciência do potencial do parênte, conhecido e respeitado nacionalmente e internacionalmente. Tive diversas oportunidades de está ao lado dele em discurssões no movimento indígena, sempre coerente com os seus pares, nunca colocando os interesses individuais acima do movimento. Todos os seguimentos dos movimentos sociais têm seus representantes, eleitos por seus pares, por entenderem que só colocando pessoas capazes que vivem determinada realidade poderão avançar na luta. Se temos cadidato indigena, porque votar em representante do movimento negro ou sem terra? Em um confronto de interesse entre os sem terras e indígenas, o representante (a) do sem terra irá deixar de defendê-los para nos defender? Acordem parêntes. Podem nos ajudar quando não há disputa de interesses de dois movimentos, sempre estaremos no 2ª plano.Vamos ficar sempre nos contentado com migalhas? Nenhum cândidato nunca sentou conosco para nos incluir em seus projetos políticos. Nunca nos consultaram se podiam ou deveriam se lançar ao cargo eletivo.Muitos Secretários fazem nada mais do que seu papel, ainda mais em um governo em que ajudamos a construir.Por isso não devemos ser cativos por esse tipo de coisa. Este é um divisor de água para todos nós. As nossas decisões e ações irão determinar se usaremos nossas forças para aos poucos ocuparmos os espaços em um país chamado BRASIL. Conte comigo.
    Patrícia Pataxó

  5. A proposta de participação das comunidades nativas, poderá resgatar a imagem distorcida da sociedade brasileira.
    O ponto principal é destacarmos e usarmos de mecanismos para que chega a todos os nossos irmãos a educação, a saúde, a segurança, e que possamos estar integrados ao mundo globalizado.
    As vezes, o que deparamos que muitos querem que estejamos preservado algo que o mundo moderno já colocou debaixo do tapete, ora, é momento de virtualizar a nossa cultura, somente com uma representação forte é que teremos os sonhos concretizados.
    Parabéns, que possa com o seu Mandato somar a representação dos povos indigenas e que o resgate cultural seja o pano de fundo de sua bandeira no Congresso Nacional.

  6. O busquedesconto.com.br é o mais novo site de compras coletivas do Brasil! Em 2011, ele chegará trazendo ofertas exclusivas da sua cidade para que você possa aproveitar, com toda segurança, os melhores produtos e serviços com até 90% de desconto!
    Cadastre-se agora mesmo, é de GRAÇA! Em breve, você receberá e-mails com os descontos mais vantajosos da sua cidade.

  7. foi bom sandro tuxá sair candidato a deputado federal, por que extimulou mais as lutas de todos os povos indigena da bahia, e do brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here