Ancelmo Tuxá um guerreiro que merece ser eleito por ser um cidadão do povo, defensor do meio ambiente e dos grupos excluídos.

Ancelmo Tuxá, é de fato um dos candidatos a vereador da cidade de Rodelas para as eleições de 2012 que se destaca por ser um jovem com uma trajetória de luta e formação política, que o coloca em uma posição elevada e reconhecida pelo povo rodelense  que acompanhou ou acompanha a sua história de vida.Estando na categoria de indígena, militante e defensor dos oprimidos, a campanha de Ancelmo Tuxá visa dar ao mesmo uma cadeira na câmara de vereadores e dar a oportunidade  desse nobre guerreiro colocar em ação tudo aquilo que tem como meta e sonho de vida enquanto cidadão defensor dos direitos do grupos excluídos.

A disposição de Ancelmo Tuxá para encarar mais uma disputa eleitoral, emana da sua trajetória de luta e superação de muitos obstáculos que o transformou em um legitimo guerreiro defensor dos grupos oprimidos, dos direitos dos cidadãos, e das minorias. Em sua campanha Ancelmo Tuxá tem como foco buscar sempre colocar em pauta projetos que venham a colaborar com o desenvolvimento da cidade de Rodelas, o combate aos projetos do Governo que podem danificar o meio ambiente da região, o direito dos povos indígenas , o fim da pobreza e das injustiças sociais.

Ancelmo é índio da comunidade Tuxá, é um pai de família que vivenciou no ano de 1988 a luta contra a construção da Barragem Luíz Gonzaga em Itaparica, que provocou grandes prejuízos à natureza, a vida de muitos rodelenses e de outras comunidades ribeirinhas atingidas pelas águas da barragem.

O comprometimento de Ancelmo Tuxá com a educação, a saúde, a infraestrutura, o fim do desemprego e as injustiças sociais é visível em suas ações e nos seus discursos em qualquer ambiente de luta e reivindicação dos direitos do povo de Rodelas e da Bahia.Homem honesto, de palavra e trabalhador Ancelmo Tuxá é filho de agricultores que viviam na Ilha da Viúva, Ancelmo é filho da terra e da terra tirou todo o seu sustento e com ela aprendeu a amar e a respeitar tudo que ela tem a oferecer aos homens de bem que a usam para sobreviver.

Ancelmo tem uma história de luta política repleta de vitórias e quebra de barreiras que o faz ser um dos candidatos mais bem capacitados e atuantes na região.

O desejo de buscar recuperar tudo que foi levado pelas águas que inundaram uma parte da história e do ambiente natural da cidade de Rodelas fez de Ancelmo Tuxá um militante assíduo e batalhador um verdadeiro guerreiro que hoje está tentando uma vaga como vereador na câmara de vereadores da cidade de Rodelas, para poder fortalecer a luta de muitas comunidades que há anos vem acompanhando seu trabalho de forma admirável, satisfatória e muito gratificante já que os resultados são rápidos e consistentes.

Ancelmo Tuxá sempre gostou de participar de grupos de luta política seja na época do grêmio estudantil da escola onde estudou, seja no movimento indígena, social ou nas associações que fez parte, Ancelmo Tuxá sempre se destacou por ser firme nas ações, inteligente na elaboração de projetos e justo com povo. Uma das grandes conquistas desse nobre candidato a vereador, foi a indicação para a presidência do Conselho Regional de Saúde dos povos indígena, do Norte e Oeste da Bahia onde atuou de 1999 à 2001.Em 1999,foi eleito Cacique do Grupo União na Aldeia Tuxá Rodelas-BA, em 15/09/2005, foi eleito Presidente do CONDISI-BA,  foi  reconduzido para mais um mandato de Presidente, de 2007 á 2009.Na área da educação indígena na Bahia, Ancelmo Tuxá participou do  FORUMEIBA, no Lançamento do Programa do Governo Federal,  Território  da cidadania Desenvolvimento com Participação Social, em evento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, evento este que contou com a presença do Exmo. Presidente da República Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, Participou como Conselheiro Municipal de Saúde dentre outros.

Com um histórico de luta e um currículo que reflete toda a sua experiência e capacidade para pleitear uma vaga na câmara de vereadores de Rodelas, Ancelmo Tuxá diz: “Sinto-me preparado para representar a população rodelense com a força do povo, respeito, determinação, coragem, verdade, vontade política, humildade, simplicidade. Minhas propostas de trabalho baseiam-se na experiência adquirida nesses 14 anos de luta, controle social, dedicação, sempre pensando em melhorar a qualidade de vida das pessoas. Almejo sim, uma oportunidade de desenvolver um trabalho voltado a toda população indígena, morena, branca, agricultores, pescadoras, funcionários públicos, comerciantes, domesticas, donas de casa, estudantes, universitários, jovem, adulto, idosos, gays, deficientes dentre outros.Defendo como bandeira de luta a valorização do trabalho, a redistribuição da renda e a consolidação da democracia e o respeito a diversidade sexual bem como da mulher e dos grupos historicamente excluídos.Meu projeto de luta política também abarca os direitos constitucionais á alimentação adequada, ao emprego, á moradia, á educação, ao acesso á terra, ao saneamento, ao esporte e lazer, á cultura, á segurança pública, á segurança alimentar e nutricional interligadas às políticas de saúde que tenham como meta principal respeitar e atender a todos de forma integral. E por esses e outros motivos que venho lhe pedir encarecidamente seu voto de confiança para que juntos possamos lutar a favor da nossa querida Rodelas”.

ANCELMO VEREADOR Nº 40065 / EMANUEL PREFEITO Nº 65/JOÃOZINHO VICE

Jandair Tuxá

jandairribeiro@hotmail.com

(75) 8856-7044

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. VAMOS TORCER JUNTOS PARA QUE TODOS 0S PARENTES CANIDATOS SEJAM ELEITOS, NÃO IMPORTA O MUNICIPIO, TEMOS QUE TORCER PELOS OS NOSSOS PARENTES, CHEGA DE NÃO INDIOS DECIDIREM POR NÓS, SENDO QUE SOMOS CAPAZES E TAMBEM VAMOS PREPARARMOS PARA UM DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL, QUEM SABE GOVERNADOR SÓ DEPENDE DE NÓS VAMOS JUNTOS FAZER A DIFERENÇA, CHEGA DE DEPEDER DAS DECISÕES DOS HOMENS BRANCOS.
    É ISSO AI PARENTE ACELMO QUE TUPÃ TE ABENÇOA A SUA VITÓRIA SEJA MUITO BEM VINDA, COMO TAMBEM DE OUTROS PARENTES…

    ABRAÇO AS TODOS.

  2. Indios na politica, é complicado, mais necessário. Que o nosso parente Ancelmo receba a proteção e permição da vitória por nosso pai Tupã, mesmo porque o movimento indigenas na area da politica partidária está começando a desenvolver agora. é bom o indio ser candidato e se possivel ser um politico, porém precisa ser diferente da maioria dos politicos que agente acompanha no governo, que são corruptos… Mais os povo indigenas tem muitos problemas e dificuldades que o indio eleito tem de voltar todas a suas energia para a sua comunidade indigena, e esquecer o povo da cidade parcialmente, mesmo porque quem mais está precisando de apoio e de ajuda é a nossa nação indigenas, que em sua maioria não são aceitos na gestão dos municipal, ou seja, só servimos para votar e quando queremos o nosso direito ficamos ao escanteio.
    Conheço um pouco de Ancelmo é um cara preparado para assumir uma veriança, por que sabe defender o povo indigenas.
    um abraço a todos!

  3. Assim Como o Parente Ancelmo Tuxá se Dispos a ser Candidato a Vereador no Municipio de Rodelas pelo PSB, que é de grande valia e precisamos fortificar esse pleito em outros Municipios com Grande Entusiasmo. eu DIPETA TUXÁ 10 PRB SOU TAMBÉM CANDIDATO A PREFEITO DESSE MESMO MUNICIPIO CONCORENDO COM OUTROS DOIS CANDIDATOS, COMEÇO A DESENHAR UMA NOVA HISTÓRIA DEMOCRATICA, PARA A CIDADE DE RODELAS,SOMOS OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL E OS MESMOS EXPLORADOS DESDE MUITAS DECADAS E SECULOS, É FOI NESSE SENTIDO QUE SURGIU ESSA CANDIDATURA INÉDITA NA BAHIA DE DIPETA TUXÁ SER O UNICO CANDIDATO A PREFEITO INDIGENA NO ESTADO DA BAHIA, E COM PROJETOS DE ALTA RELEVANCIA PARA RODELAS E A BAHIA, “TEMOS SIM DE ESTARMOS INSERIDOS NOS ESPAÇOS POLITICOS DE INFLUENCIA DE OPINIÕES DE PONTOS E CONTRA PONTOS” SOU INDIGENA DETERMINADO, CORAJOSO, E QUE COMEÇO A MOSTRAR PARA NOSSA SOCIEDADE QUE É POSSIVEL SIM. 75 88150715… DIPETA TUXÁ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here