Seguido da manga, a pinha é a principal fruta e fonte de renda pra o Povo Pankararu, que fica localizado entre os Municípios de Tacaratu e Jatobá, no Estado de Pernambuco.
Embora Pankararu sofra anualmente invasões de compradores de pinha vindos de diferentes Estados do país (conhecido como atravessadores), que superlotam seus caminhões com pinhas de boa qualidade, e totalmente orgânicos, e estragam muitas outras, dizendo que aquelas não servem por serem pequenas. O que mais desanima é o preço oferecido por esses compradores a cada caixa da pinha.
A vendedora Pankararu, Iracema diz: “Não adianta a gente sair pra vender as nossas pinhas fora, nas feiras das Cidades. Por que lá, se a gente for vê, sai mais barato do que vender os esses caminhoneiros, e o lucro só pra pagar a passagem do carro. Então o jeito que tem é vender aos homens da pinha ( os atravessadores), por que não tem outro jeito?
– por quanto eles compram?
-Eles compram por 7,00R$ cada caixa, com 150 pinhas cada, e a gente vai comprar aqui por 5,00R$, a caixa da pinha”.
Quando chega esse tempo, da safra da pinha e da manga, que é geralmente duas vezes ao ano, indo de Janeiro a Março e de Junho a Julho, Pankararu tem mais oportunidade de ter uma boa alimentação, já que uma das únicas sustentabilidade está na Agricultura.
Sendo assim precisamos encontrar meios de valorização dos nossos frutos nativos.

Jailton Miguel