Safra da Pinha

20 250



Seguido da manga, a pinha é a principal fruta e fonte de renda pra o Povo Pankararu, que fica localizado entre os Municípios de Tacaratu e Jatobá, no Estado de Pernambuco.
Embora Pankararu sofra anualmente invasões de compradores de pinha vindos de diferentes Estados do país (conhecido como atravessadores), que superlotam seus caminhões com pinhas de boa qualidade, e totalmente orgânicos, e estragam muitas outras, dizendo que aquelas não servem por serem pequenas. O que mais desanima é o preço oferecido por esses compradores a cada caixa da pinha.
A vendedora Pankararu, Iracema diz: “Não adianta a gente sair pra vender as nossas pinhas fora, nas feiras das Cidades. Por que lá, se a gente for vê, sai mais barato do que vender os esses caminhoneiros, e o lucro só pra pagar a passagem do carro. Então o jeito que tem é vender aos homens da pinha ( os atravessadores), por que não tem outro jeito?
- por quanto eles compram?
-Eles compram por 7,00R$ cada caixa, com 150 pinhas cada, e a gente vai comprar aqui por 5,00R$, a caixa da pinha”.
Quando chega esse tempo, da safra da pinha e da manga, que é geralmente duas vezes ao ano, indo de Janeiro a Março e de Junho a Julho, Pankararu tem mais oportunidade de ter uma boa alimentação, já que uma das únicas sustentabilidade está na Agricultura.
Sendo assim precisamos encontrar meios de valorização dos nossos frutos nativos.

Jailton Miguel

20 comentários

  1. É Jailton…buscar saídas…este problema é o mesmo de todo agricultor, o produto tem um baixo preço de mercado. O jeito é mesmo buscar saídas, comercializar outras coisas…vcs usam a pinha para algum tipo de artesanato?
    Que tipo de alimento pode ser feito com a pinha?
    Este assunto é muito sério, vamos ver se aparece alguém com vontade de trocar idéias para ajudar…
    Um abraço!

  2. Sendo esse um problema é necessário buscar soluçoes e a principal é procurar pessoas que enteda do assunto como por exemplo:agroflorestas.Parabens pela matéria e continui esse jovem preoculpado com os problemas do teu povo buscando soluções.

    abraços
    suyane xukuru-kariri

  3. Estou preocupado com o plantio de pinha e graviola, pelo motivo da incidência de pragas e doenças. A pinha fica com o fruto preto e duro e a graviola toda furada com alguns besouros brancos e a polpa podre. Que devo fazer. abraços

  4. tenho vontade de plantar pinha numa area de terra que crio gado de leite mas esta sobrando espaço e me veio a ideia de plantar pinha por que ja tem alguns pes da fruta e carrega que é uma beleza como devo proceder alguem pode me dar uma ideia

  5. Boa Tarde…
    Sou produtora de pinha, e tenho ás vezes dificuldade de produzir uma fruta de qualidade para o mercado, a pinha por exemplo é uma fruta que amadurece rápido, tem que ter um cuidado ao colher para não empretar…entre outros cuidados, E quero á sua ajuda Jailton,para me aperfeiçoar.. moro no projeto jaíba em uma área irrigada.

  6. Boa Tarde…
    Sou produtora de pinha, e tenho ás vezes dificuldade de produzir uma fruta de qualidade para o mercado, a pinha por exemplo é uma fruta que amadurece rápido, tem que ter um cuidado ao colher para não empretar…entre outros cuidados, E quero á sua ajuda Jailton,para me aperfeiçoar.. moro no projeto jaíba em uma área irrigada.

  7. Boa Tarde…
    Sou produtora de pinha, e tenho ás vezes dificuldade de produzir uma fruta de qualidade para o mercado, a pinha por exemplo é uma fruta que amadurece rápido, tem que ter um cuidado ao colher para não ficar preta…entre outros cuidados, E quero á sua ajuda Jailton,para me aperfeiçoar.. moro no Projeto Jaíba.

  8. Ola,

    Meus filhos gostam muito de pinha (fruta-d-conde) e estou pensando em plantar no quintal de minha cada. Eu moro em Salvador/Ba. O terreno era arenoso e foi coberto por uma terra batida para construir a casa. ´Penso em cavar uma cova (não sei a medida) até encontrar a areia e colcar terra vegetal. Penso em comprar uma muda e plantar agora no verão. Que tamanho esta esta planta alcança? será que ela faz sombra? Gostaria de ver uma foto do pé de pinha, mas na internet não achei.

    Agradaço antecipadamente a resposta

  9. TENHO UM PÉ DE PINNHA NO FUNDO DA MINHA CASA,EU COLHIA PINHAS MARAVILHOSAS AGORA A FRUTA NÃO CRECE MAIS,ESTÁ DEFORMADA E OUTRAS FICANDO PRETA.O QUE FAZER?

  10. A planta está com as folhas manchadas de preto e caindo, o caule está rachando na base e os frutos não se desenvolvem a partir da flor; o que devo fazer para curala?

  11. tenho alguns pes de pinhas no meu sitio mais quando começam a crescer ficam pretas o que devo fazer.abraços cezar roberto silva anapolis go

  12. Olá, boa tarde à todos, estava navegando pela net em busca de alguma informação sobre as alterações no pé de pinha, tenho apenas uma pé na minha casa e, sempre tive frutas de boa qualidade, mas nos ultimos dois anos as folhas apresentam folhas com manchas pretas e os frutos acabavam pretejando também mesmo antes de que os frutos crescessem, e observei que a maioria do questionamento dos produtores são os mesmo, e por isso vou colocar aqui o site com informações que acho que ajudará a todos…. e boa colheita.
    Att. Márcia- Pr.
    bbeletronica.cpac.embrapa.br/2001/cirtec/cirtec_16.pdf
    bbeletronica.cpac.embrapa.br/2001/cirtec/cirtec_16.pdf

  13. ola gostaria de saber se é possivel plantar um pe de pinha no quintal da minha casa atravez da semente e nao da muda.tenho tentado mas nao obtive exito.se possivel me dar alguma dica,obrigado.

  14. Tenho um pe de Pinha no meu quintal e o fruto que está começando a nescer já esta duro e preto. No caule têm manchas brancas, O que devo fazer? Me ajudem.

    Obrigado
    Adriana

  15. Tenho um pe de Pinha no meu quintal e o fruto que está começando a nescer já esta duro e preto. No caule têm manchas brancas, O que devo fazer? Me ajudem.

    Obrigado
    Adriana

  16. tenho alguns pes de pinhas no meu sitio mais quando começam a crescer ficam pretas o que devo fazer.abraço lucena

Partilhe um comentário